2º dia da Mercopar 2024: Tecnologias e Sustentabilidade para inovar
Evento trouxe insights valiosos para pequenas e médias empresas que buscam crescer de forma sustentável
Atualizado em: Leitura: 4 minutos
O 2º dia de Mercopar trouxe uma série de palestras e painéis diversificados, conectando os temas de tecnologias inovadoras, economia e sustentabilidade com grande sinergia. Os assuntos conduziram os presentes a analisarem o futuro e como aplicar os ensinamentos no dia a dia das organizações.
Eventos como a maior feira de inovação industrial da América Latina são essenciais para os empreendedores que buscam ampliar conhecimentos, fazer networking e fechar negócios. Confira com a gente os principais insights do segundo dia!
A IA como uma tecnologia agregadora
A inteligência artificial (IA) foi um dos grandes temas durante o segundo dia de evento. Seja por meio de ferramentas disruptivas, ou pela incorporação da IA, a verdade é que o tópico esteve presente a todo o momento.
O uso das tecnologias de IA no mundo corporativo está cada vez mais natural, com ferramentas sendo implementadas constantemente em diferentes segmentos. Mas, com grandes tecnologias vem, também, certas resistências, o que pode colocar amarras nos processos das empresas.
Mas vale fazer uma reflexão. Quando pedimos um carro por aplicativo, ou usamos outras ações automatizadas, já temos um contato indireto com sistemas e ferramentas que utilizam Inteligência Artificial. Então, por que não aproveitar os recursos disponíveis e gratuitos para agilizar processos, diminuir fricções e ganhar tempo?
Hoje, a IA é capaz de automatizar tarefas repetitivas e liberar os colaboradores para focar em atividades que exigem criatividade e empatia. A adoção dessas ferramentas otimiza processos, além de economizar tempo e recursos essenciais para as empresas que buscam aumentar a competitividade.
Isso é ainda mais verdade quando trazemos para a realidade das pequenas e médias empresas. A IA generativa pode ajudar a colocar em prática projetos que estão há muito tempo engavetados por falta de verba ou de equipe para execução.
É uma ajuda para tirar do papel aquela ação tão sonhada, ou para iniciar o atendimento online por um canal próprio da organização contando com um assistente virtual.
A era da produtividade 4.0
Já ouviu falar de Produtividade 4.0?
O conceito está atrelado à integração de tecnologias avançadas como as IAs, Internet das Coisas (IoT) e automação para impulsionar a eficiência, colaboração e inovação no ambiente de trabalho.
Para as empresas, maior produtividade significa competitividade e mais tempo para atividades estratégicas, pois ao reduzir o tempo gasto em atividades operacionais, os colaboradores conseguem se sentir mais úteis, produtivos e felizes.
Como falamos, a Produtividade 4.0 não se concentra apenas na IA, com a IoT e a automação cumprindo papéis importantes nessa forma de construir o ambiente de trabalho.
A Internet das Coisas, por exemplo, permite que dispositivos conectados coletem e compartilhem dados em tempo real, oferecendo uma visão holística das operações. E essas tecnologias também podem ser usadas em áreas focadas no legado das empresas para o futuro, como a sustentabilidade. Um exemplo simples é o uso para monitorar e otimizar o uso de energia, reduzindo custos e impactos ambientais.
Essas práticas e abordagens formam um ecossistema que permite que pequenas e médias empresas implementem a Produtividade 4.0 de maneira inteligente, otimizando processos, aumentando a eficiência e melhorando a competitividade no mercado.
Descarbonização em dados
No 1º dia de Mercopar, o tema de descarbonização já havia se destacado, pois trouxe diversos insights para que os empreendedores pensassem na realidade das empresas e metas a longo prazo. Neste 2º dia, o tópico voltou para a mesa, dessa vez focado na análise de dados sobre a prática.
Na palestra Descarbonização em números: decifrando os dados, foi apresentado um perfil do Rio Grande do Sul em relação a emissão de gases de efeito estufa e as algumas ações mapeadas para a redução da pegada de carbono no estado.
O Projeto Proclima 2050 é a principal iniciativa para atingir a neutralidade de emissões até 2050. Alinhado com as metas globais do Acordo de Paris, o projeto busca promover uma transição para economia de baixo carbono, com ações estratégicas nos principais setores emissores do estado.
Para as pequenas e médias empresas, a transição para uma economia de baixo carbono não é apenas uma obrigação ambiental, mas uma oportunidade de inovação e crescimento.
Adotar práticas de baixo carbono, usar energias renováveis e otimizar a mobilidade urbana são estratégias que podem reduzir custos a longo prazo e agregar valor, especialmente para negócios de exportação, onde a sustentabilidade é um diferencial.
Inovação frente ao cenário econômico mundial
Por fim, o cenário econômico foi outro tema que perpassou as palestras durante a Mercopar. Mudanças econômicas rápidas, como a inflação e a flutuação do mercado, são fatores que afetam diretamente as pequenas e médias empresas, o que requer o fortalecimento das habilidades de planejamento.
Durante a palestra Cenários do amanhã: projeções econômicas, foram apresentadas as projeções econômicas para o final de 2024 e 2025, mostrando que o mundo todo está passando por um período de transformação.
Com isso, o uso tecnologias para crescer segue sendo um diferencial que pode garantir um crescimento sustentável para as organizações ao longo do tempo. Confira os destaques:
- O setor de energia solar e o hidrogênio verde estão ganhando destaque como alternativas sustentáveis.
- Novos investimentos estratégicos estão surgindo, com grandes projetos como fábricas e data centers no RS.
- A tecnologia segue como aliada, trazendo mais eficiência para as empresas e conectando soluções sustentáveis ao crescimento econômico.
Assim, os empreendedores devem se concentrar na eficiência e inovação para criarem uma base sólida para as organizações, tudo isso sem deixar de buscar novos conhecimentos e capacitações.
A Mercopar é um evento que agrega valor para a tua organização. Acompanhe a nossa cobertura pelo Instagram da Mercopar e SebraeX e não perca nenhuma tendência!
Conteúdos relacionados:
1º dia da Mercopar 2024: Inovação como foco para crescimento no mercado
Mercopar: Conheça o maior evento de inovação industrial da América Latina
5 apostas para a Mercopar 2024
Gostou desse post?
Conteúdo escrito por: