Vídeos para acelerar os negócios: 6 dicas práticas deixadas na FBV 2023

Tendência do uso de vídeos nos negócios é destaque na 10ª edição na FBV - Feira Brasileira do Varejo

Atualizado em: Leitura: 3 minutos

Rede social que virou febre durante a pandemia ao popularizar os vídeos curtos em formato vertical, a chinesa Tik Tok é um dos muitos exemplos de novidades que também são ótimas ferramentas para os negócios, segundo o especialista em marketing Elifas de Vargas durante apresentação na 10ª Feira Brasileira do Varejo (FBV).  

Bem longe das dancinhas e coreografias que caíram no gosto dos mais jovens, a tecnologia é um dos mais práticos exemplos de tendência que podem e devem estar no radar de quem quer se destacar mais.  

“Um roteiro de sucesso de vídeo para as redes sociais foge ao padrão das produções audiovisuais das mídias convencionais, colocando o clímax no começo e deixando o restante para depois”, conta. 

Mas como usar este fenômeno para vender produtos e serviços num ambiente que já está tomado por tanto conteúdo?  

Abaixo nós destacamos as principais dicas deixadas pelo especialista: 

1-Como começar? 

Se o conteúdo não fisgar o usuário logo no começo, ele vai “arrastar para cima” e passar para a infinidade de outros conteúdos que lhe aguardam. O clímax do vídeo, portanto, precisa estar nos três primeiros segundos do roteiro. É preciso chamar a atenção das pessoas de imediato! A dica é uma frase de impacto como “Um segredo que você nunca viu!”, ou uma pergunta relacionada a um problema que seu produto ou serviço resolva: “tá cansada de ir à loja e não encontrar nada no seu número?” pode funcionar para uma loja de roupas plus size, por exemplo. 

2-Tempo de vídeo 

Quanto mais curto e assertivo for o conteúdo para os reels do Instagram ou o Tik Tok, maior a chance de o usuário ter vontade de assisti-lo e de voltar para mais. A dica é fazer vídeos de, no máximo, 60 segundos. 30 segundos são o ideal! 

3-No meio, o conteúdo! 

Após chamar a atenção nos três primeiros segundos, os próximos 24 segundos são para a entrega do conteúdo em si, falando sobre seu produto e serviço. Uma dica importante é usar legendas, pois muitos usuários consomem os vídeos com o áudio desligado. Outra dica é não mostrar apenas objetos, mas aparecer no vídeo. O público gosta de ver pessoas, pois são pessoas que geram conexão com quem assiste. 

4-Mas que conteúdo produzir? 

Na dúvida sobre o que fazer para cumprir o que foi prometido no clímax do vídeo, entenda que o que tem funcionado nesse formato são, principalmente, conteúdos que divertem, conteúdos que ensinam e conteúdos que inspiram, nessa ordem de relevância. E atenção! Se há uma forma de criar o vídeo de forma divertida, tenha em mente que essa diversão não pode ser banal e precisa estar ligada ao posicionamento da marca e a quem é seu público. Um vídeo viral de uma dancinha pode ser sucesso nas redes da empresa, mas não trazer resultados em vendas por não chegar a quem, de fato, lhe interessa. 

5-Ao final, o “fator Marvel”! 

Sucesso estrondoso no cinema, os filmes da Marvel contam com as tradicionais cenas pós-crédito que chamam o público a voltar para a atração seguinte. O final do vídeo para o Tik Tok ou Instagram precisa, também, de algo para que a pessoa volte. Um simples: “Gostou? Então me segue para ver mais” já é um convite para conquistar o público. 

6-Mas vai funcionar para o meu negócio? 

Depende! Assim como na etapa da definição do conteúdo, a definição da utilização ou não dos vídeos depende de entender quem é o público da marca, quais as principais redes sociais que ele utiliza e que tipo de conteúdo funciona para ele. Avalie!! Pesquise! Ouça o seu cliente! E não deixe de aproveitar o potencial que o mundo das redes sociais tem a oferecer!  

Quem ficar por dentro de mais tendências? Adquira o nosso e-book “7 dicas para vender mais com live commerce”, com dicas diretamente pinçadas da NRF 2023 para potencializar o teu negócio clicando aqui. 

Veja outros conteúdos relacionados à NRA 2023:

Gostou desse post?

Conteúdo escrito por:

Sebrae
Mais de 1 milhão de pequenas empresas transformadas no Rio Grande do Sul. Estamos juntos para evoluir e potencializar o seu negócio.

Você também pode gostar de: