10 destaques da Gramado Summit 2023
A analista de processos de relacionamentos do Sebrae RS, Grazielle Marques, trouxe 10 destaques da Gramado Summit para o blog
Atualizado em: Leitura: 3 minutos
A Gramado Summit é conhecido por reunir startups, investidores, empresários e profissionais para discutir as últimas tendências e inovações do mercado.
Os pavilhões do Serra Park ficaram pequenos com tantas oportunidades de conhecimento e aprendizado do ecossistema de inovação.
Compartilho 10 destaques que percebi conexão entre as falas dos diversos talks , espalhados pelos sete palcos, que participei:
1 – Inovação com diversidade
Não existe inovação sem diversidade, é preciso reconhecer novas realidades, ampliar a visão, olhar e ouvir o diferente para construir novas negócios. Olhar para o mesmo lugar não trará nada de novo;
2 – Criatividade em alta
A criatividade está entre os top 10 habilidades demandadas para 2025. O ser humano é criativo por natureza, por isso busque alternativas para seguir com a criatividade viva dentro de você;
3 – AI é nossa aliada
Os robôs podem assustar no início, mas eles existem para auxiliar as pessoas. Assim como foi com a eletricidade, a internet e a mobilidade, também será com a Inteligência Artificial. Algumas funções serão substituídas e novas serão necessárias. Precisamos aprender coisas novas para seguir evoluindo;
4 – Movimento
Para criar ou resolver algo: comece, produza, escolha, aprimore e volte ao início (se necessário);
5 – Erros fazem parte
Permita e aprenda com os erros e siga em frente. A exemplo do “Google Killed”, deixe claro onde errou, seja para não voltar no erro, seja para fazer diferente;
6 – Os dados também são nossos aliados
Respeite os dados, pois eles trazem muitas informações para planejamento e decisões. É necessário saber até onde podemos ir com cada informação. O risco de decisões tomadas, quando não se tem dados suficientes, podem e devem existir, porém a empresa deve estar confortável e consciente dessa escolha;
7 – Comunicação voltada ao público-alvo
A comunicação por meio de comunidade com a linguagem específica do público, traz mais atenção, conexão emocional e relacionamentos verdadeiros. As pessoas estão cada vez mais conectadas com os valores de respeito, transparência e empatia.
8 – Pertencimento
Não é mais sobre somente buscar audiência e engajamento. O ser humano busca pertencimento, as pessoas estão emprestando a sua atenção. Para entregar conteúdo, além de ser criativo é preciso ser criador.
9 – Nova era
Estamos saindo da “Era Storytelling” para a “Era da Escrevivência”. É possível narrar a história de forma diferente, trazer novas realidades e vivências para conseguir investir na nova geração de empreendedores do Brasil;
10 – Não esqueça da sua humanidade
Cuide da sua saúde física e emocional, cuide de você e das pessoas que estão ao seu lado, não tenha medo de ser você, de ser vulnerável ou de acolher. O mundo é feito de vidas humanas imperfeitas que precisam de ajuda e que possuem habilidades para ajudar. As pessoas precisam do que você faz (seja o que for).
O espaço criado nessa Gramado Summit é muito mais do que trocar ideias, é um local de conexão, conversas com velhos e novos (des) conhecidos. A cada passo dado dentro do pavilhão, recebemos um convite para ficarmos atentos e abertos ao novo, independente do assunto.
Veja também:
- O que é a Hannover Messe?
- Você já ouviu falar em Gramado Summit?
- Episódio do Plano de Voo mostra “Um olhar sobre a competitividade das MPEs”
- Cobertura South Summit Brazil: 3 destaques do 3º dia
- Cobertura South Summit Brazil: os 3 destaques do 2º dia
- Ecossistema e Inovação: o que foi falado no South Summit Brazil 2023
- Cobertura South Summit Brazil: Os 4 destaques do 1º dia
- O que a sua empresa e Porto Alegre podem ganhar com a nova edição South Summit Brazil?
Gostou desse post?
Conteúdo escrito por: