O que é Fashion Delivery?
Segundo o Boletim Setorial do Sebrae, em novembro de 2020, 47% das empresas do setor lançaram ou passaram a vender novos produtos ou serviços, sendo mais de 70% presentes nos canais digitais.
Publicado em: Leitura: 2 minutosNível: Intermediário
O Fashion Delivery é um sistema de vendas em que a loja envia uma seleção de peças para a casa do cliente, que prova e decide o que comprará e o que devolverá. Esse sistema já é conhecido como malinha, venda condicional ou consignada. A diferença é que o Fashion Delivery (ou Moda Delivery) é digital, com operação por meio de aplicativos. Na prática, o cliente pode escolher pelo site ou aplicativo quais peças quer experimentar sem compromisso – assim como acontece na loja física, mas com muito mais comodidade.
Na prática: vantagens para o cliente e a marca
Para o vendedor, o sistema de delivery tem mais chances de fechar a venda e outras vantagens, como:
- Baixo custo operacional.
- Relacionamento próximo e personalizado com o cliente.
- Estoque circulando fora da loja.
- Facilidade de levar promoções e novidades até os clientes.
- Captação de novos clientes.
Para o cliente, apresenta benefícios em relação ao formato tradicional de compra, como:
- Comodidade de efetuar a compra sem precisar sair de casa.
- Possibilidade de consultar o guarda-roupas para combinar com itens que já possui.
- Consultar amigos e família.
- Tranquilidade para tomar a decisão de compra.
- Privacidade e tempo para experimentar as roupas.
As principais ferramentas de gestão de delivery de moda são:
- Simbio.Bag – especializada em Fashion Delivery;
- Upper Bag – especializada em Fashion Delivery;
- Shopse – plataforma para e-commerces variados.
Como implementar?
Confira algumas dicas para levar em consideração ao implementar o sistema de Fashion Delivery em seu negócio:
Gestão de clientes
- Inicie o envio de malas com clientes recorrentes e fidelizados.
- Mantenha um cadastro atualizado com informações de contato, numeração, cores e preferências dos clientes.
- Entregue a mala com uma carta explicitando as regras, formas de pagamento e listando todas as peças inclusas.
- Aposte em malas personalizadas com a identidade da sua marca ou loja para uma boa experiência de compra.
- Quando receber clientes na loja física, ofereça a possibilidade de levar peças para experimentar em casa, fortalecendo o relacionamento e divulgando a novidade.
Operação
- Defina um prazo para retorno da mala entre 2 ou 3 dias.
- A entrega pode ser feita por equipe própria ou motoboy terceirizado.
- Aposte nos aplicativos para gerir estoque, pagamentos, criação de novas malas e para conferir o status e localização dos produtos.
- Você pode optar por enviar os produtos mediante o pagamento de um valor que será reembolsado após o retorno das peças.
- Alguns aplicativos de gestão de delivery trabalham com uma pré-autorização do valor dos produtos no cartão de crédito do cliente que pode ser estornada após a devolução da mala.
Divulgação
- A presença digital é imprescindível para a divulgação desse formato, então crie estratégias de comunicação em diferentes redes sociais onde a marca esteja presente.
- Contate clientes recorrentes por WhatsApp e e-mail para comunicar e oferecer o novo formato de compra.
- O e-mail marketing é uma ferramenta importante para manter clientes e leads informados sobre as novidades da sua loja.
- Se a empresa também atuar com loja física, é importante apresentar a possibilidade de mala fashion para os clientes por meio de folhetos e QR Codes que direcionem para a página, rede social ou site da marca.
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