Como desenvolver novos produtos para o mercado de Alimentos e Bebidas?

Conforme a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (ABIA), maior representante do setor no país, a indústria brasileira voltada para este segmento é responsável por gerar a maior quantia de empregos diretos e formais.

Atualizado em: Leitura: 3 minutosNível: Intermediário

A indústria voltada à produção de alimentos e bebidas é uma das que mais cresce no Brasil, tem como característica processos complexos de desenvolvimento de produtos e a necessidade de etapas bem definidas. Mesmo assim, é uma área com possibilidade de criação de itens inéditos, melhorias e inovação de mercadorias já consolidadas.

Continue a leitura e saiba como desenvolver e lançar novos produtos para o mercado de Alimentos e Bebidas e veja as tendência para o setor. 

imagem de fábrica de bebidas - desenvolvimento de produtos alimentícios

Etapas para o desenvolvimento

O desenvolvimento de novos produtos na indústria alimentícia exige um planejamento muito específico e efetivo que leve em consideração as necessidades dos consumidores, mas também características do item e competitividade do mercado. Entenda os principais pontos de atenção para o desenvolvimento:

Ideias de produtos (brainstorming): pense em produtos que podem ser elaborados pela empresa, que sejam capazes de preencher uma lacuna do mercado e resolvam alguma necessidade do consumidor.

Conheça o mercado e filtre as ideias: pesquise as tendências de mercado, compreenda os principais concorrentes e colete informações que indiquem se a ideia proposta tem correspondência com a demanda do consumidor.

Defina seu público-alvo: por meio da pesquisa de mercado, a empresa poderá compreender se a ideia de produto possui um público-alvo e quem seria esse grupo.

Analise a viabilidade do projeto: garanta profissionais e estrutura capazes de realizar os testes e a produção da mercadoria, bem como avaliações junto aos consumidores.

Projetando a embalagem: a embalagem é responsável por manter a qualidade do alimento desenvolvido na fabricação e o rótulo deve estar de acordo com as políticas da ANVISA e INMETRO.

Acompanhe os resultados: documentar e validar o produto final, estruturar formas de contato com os clientes e entender o que pode ser modificado, além dos processos bem sucedidos.

 

A etapa seguinte é o lançamento de um produto, ou seja, é a apresentação dele para o mercado. A empresa deve investir em formas de divulgar da maneira mais adequada os benefícios da mercadoria. Pontos de atenção para lançar um produto englobam a rotulagem, um bom marketing de lançamento e a legislação de novos produtos.

Lançando um produto no mercado

O lançamento de um produto é a apresentação dele para o mercado. A empresa deve investir em formas de divulgar da maneira mais adequada os benefícios da mercadoria. Para produtos do setor alimentício, as fases do lançamento são as seguintes:

  1. Faça as devidas adequações de Rotulagem;
  2. Efetue os Registros e busque autorizações tanto para novas empresas como para novos produtos;
  3. Invista em mercados menores;
  4. Ofereça uma consignação;
  5. Crie uma estratégia de Marketing e lançamento.

Tendências de inovação

Estar atento às tendências do mercado inspira o desenvolvimento de produtos que tenham o diferencial necessário para se destacar. Conheça algumas tendências:

Bem-estar: o desejo por um estilo de vida mais saudável e uma visão holística sobre bem-estar físico, emocional, financeiro e social.

Novas experiências: com o desejo por mais aventuras, o alimento se tornou uma forma de vivenciar experiências intensas e emocionantes.

De volta ao passado: a sensação de nostalgia e a estética “retrô” mexe com a familiaridade e memórias afetivas dos consumidores.

Inclusão culinária: incluir ingredientes regionais ou atrelar produtos à identidade de um grupo pode promover a identificação e sentimento de pertencimento de alguns consumidores.

Plant-based: a crescente adesão ao vegetarianismo ou dietas baseadas em plantas gerou uma procura por alimentos que não tenham origem animal.

Comfort food: uma preocupação em comer alimentos indulgentes, os famosos comfort food, que não tenham ingredientes ultraprocessados e mais “gourmet”.

 

Quer saber mais sobre o desenvolvimento de novos produtos no mercado de alimentos e bebidas? Clique no botão e baixe o nosso conteúdo completo gratuitamente.

ACESSE AQUI

Gostou desse post?

Conteúdo escrito por:

Sebrae
Mais de 1 milhão de pequenas empresas transformadas no Rio Grande do Sul. Estamos juntos para evoluir e potencializar o seu negócio.

Você também pode gostar de: