Como definir meu preço de venda?
Calcular corretamente o preço de vendas, seja de um produto ou serviço, é um dos principais fatores para o sucesso do seu negócio.
Publicado em: Leitura: 2 minutos
Formular o preço do produto ou serviço que está sendo oferecido é sempre um desafio. É comum encontrar empresas que, em situação de forte concorrência, adotam estratégias de baixarem preços sem nenhum critério e acabam incorrendo em prejuízos, inviabilizando o negócio.
O preço deve ser compatível com as exigências do mercado, bem como o lucro que a empresa deseja obter e com a garantia da sobrevivência do negócio.
Saber como definir o preço de venda é tão importante quanto a qualidade e a estratégia de marketing utilizada para comercializar os seus produtos e serviços. Muitos empreendedores ficam com dúvidas se o valor estabelecido é realmente justo e competitivo. Esse valor depende do equilíbrio entre o preço do mercado e o valor calculado em função dos custos e despesas da empresa.
Antes de definir o custo de um produto ou serviço, o empresário deve considerar os aspectos mercadológico (externo) e financeiro (interno), o equilíbrio do preço e a capacidade de atendimento. A definição do preço adequado de venda de um produto ou serviço junto ao mercado depende do equilíbrio entre o preço de mercado e o valor calculado, em função dos seus custos e despesas.
Como definir o preço de venda?
Existem duas formas de chegar ao preço de venda:
- Através do cálculo com base nos custos e despesas que possui;
- Definindo um preço com base no mercado e seus clientes.
A formação dos preços de venda precisa considerar diferentes aspectos e juntá-los numa equação para que se chegue a valores que:
- Cubram todos os custos de produção ou prestação de serviço;
- Permitam boas margens de lucro;
- Caibam dentro das expectativas do seu público-alvo.
Esses elementos são fundamentais!
Dicas importantes
- Saber com detalhes os custos do seu negócio é importantíssimo, sendo que uma gestão eficiente dos fluxos de caixa é apenas um dos caminhos para isso;
- Basear-se mais nos seus próprios custos do que nos outros elementos cria o risco chegar a preços pouco competitivos;
- Um preço atraente depende de questões externas ao negócio: quais as necessidades do público? Quanto estão dispostos a pagar? Há alta ou baixa concorrência no mercado? Quais os preços praticados pelas outras empresas?
- Em geral, ao comprar, as pessoas priorizam o atendimento das suas próprias necessidades e refletem pouco sobre a importância de a empresa cobrir seus custos e adquirir lucro;
- Pense nas circunstâncias e procure saber quanto o público pode pagar em meio a elas;
- Ao calcular seus preços, lembre-se também de considerar os custos com impostos.
Fique atento
Não só preço fará com que o consumidor se decida pela compra de determinada mercadoria, mas um conjunto de fatores! Por isso, é tão importante saber definir o preço de venda de forma correta, isso certamente vai aumentar em muito a competitividade da sua empresa.
É fundamental que você acompanhe o que está ocorrendo no mercado, além de buscar o equilíbrio entre os fatores internos e externos relativos à sua empresa de forma a lhe proporcionar o lucro desejado.
Confira nosso material gratuito Como precificar produtos e serviços para garantir bons resultados em vendas, um infográfico que cita diversos pontos de atenção que são essenciais no momento de definir preço de venda.
Saiba como definir o preço de venda ideal e atrativo para seus clientes e ainda encontrar outras respostas necessárias para o sucesso do seu empreendimento. Confira o Curso como definir preço de venda de maneira totalmente gratuita.
Os 4 módulos do curso contemplam:
- O que são gastos, custos e despesas?
- A importância da margem de contribuição
- Formação do preço de venda
- Ponto de equilíbrio
Gostou desse post?
Conteúdo escrito por: