O pitch de milhões: aprenda a despertar o interesse pelo seu negócio

Conheça os tipos de pitch e veja como uma apresentação de sucesso pode definir os rumos da sua empresa

Atualizado em: Leitura: 2 minutos

O pitch é uma ótima forma de apresentar o seu negócio e vender sua ideia, atraindo os olhares de investidores e clientes. Em poucos minutos, você é capaz de conquistar a atenção que sua empresa precisa para se destacar no mercado. 

Como o pitch é uma apresentação rápida e objetiva, deve conter certos elementos para que se alcance os resultados esperados:

  • Quem é você, sua empresa e o que ela faz;
  • Objetivo almejado;
  • Problema, dor ou necessidade identificada;
  • Solução proporcionada por sua ideia;
  • Grupo de pessoas que serão beneficiadas;
  • Diferenciais que devem garantir o sucesso da solução.

A seguir, você conhece os tipos de pitch. Assim, ficará mais fácil decidir qual deles se encaixa melhor na sua ideia de negócio. 

Os diferentes tipos de pitch e seus objetivos

Pitch de Vendas

Aceita uma linguagem comercial e serve para mostrar o impacto do seu produto ou serviço na vida dos consumidores. O ideal é que você comece falando sobre o problema e coloque sua oferta como a solução para ele. 

Pitch de Captação

Essa apresentação é muito utilizada para buscar investidores. É importante que o discurso seja focado na oportunidade de negócio e no tamanho do mercado. Além disso, o problema e a solução oferecida pelo seu produto ou serviço também devem ser abordados.

Pitch Deck

Diferente dos outros, onde a apresentação acontece cara a cara entre as pessoas, aqui a mensagem é transmitida em materiais impressos ou digitais, combinando informações e elementos visuais, como folders e posts em redes sociais. Uma boa opção é entregar esses materiais a clientes e investidores após a apresentação de outros tipos de pitch.

Elevator Pitch

Como o próprio nome já diz, remete às conversas rápidas de elevador. Pensando naqueles momentos em que um encontro rápido pode ser decisivo para o futuro da sua empresa, esteja preparado(a) para conseguir convencer uma pessoa sobre a importância da sua ideia em um tempo curto, de 30 a 60 segundos, como se estivesse em uma viagem de elevador.

Tweet Pitch

Para esse pitch o discurso precisa ser rápido e objetivo, de modo que o seu negócio possa ser descrito de 5 a 10 segundos, em 140 caracteres, como no antigo limite de tamanho de publicações no Twitter.

One-Sentence

O One-Sentence é um dos pitch mais desafiadores de ser elaborado. Isso porque exige um poder de síntese muito grande. Ele é basicamente uma frase de impacto que vai vender sua ideia ou solução em um breve momento.

Dicas para as suas apresentações visuais

Um bom pitch precisa contar uma história envolvente, que encante os interlocutores. Por isso, as apresentações em slides representam uma ótima forma de conseguir ilustrar as ideias, agregando valor ao seu discurso.

Aqui vão algumas dicas essenciais para fazer uma apresentação de sucesso:

  • Elabore apresentações curtas, com no máximo 10 slides;
  • Insira um assunto diferente por slide;
  • Utilize textos curtos;
  • Prefira fontes grandes, de tamanho mínimo 30, para facilitar a leitura.

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Conteúdo escrito por:

Sebrae
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