Preste atenção no metaverso!

Enfim, empresas tradicionais precisam ter presença no metaverso?

Publicado em: Leitura: 2 minutos

Desde o anúncio de que o Facebook dedicaria esforços para o desenvolvimento de um metaverso, não falamos de outra coisa. Dúvidas sobre se “isso vai pegar” ou “quando vai pegar” pairam no universo da web 3.0.

De um lado temos alguns vários early adopters que já invadiram esse universo de outro mundo. Do outro lado, temos uma massa desconfiada e uma parcela maior ainda desavisada. Não seja deste último grupo, você pode não adotar, mas faça isso por convicção e não desconhecimento.

O metaverso não é de outro mundo, nem um bicho papão: é apenas uma extensão da realidade, unindo no mesmo lugar experiências já bastante difundidas como Realidade Virtual, Realidade Aumentada, Teleconferência e uso da internet para uma comunicação em tempo real.

metaverso para empresas

Assim como o rádio, o televisor e depois o computador expandiram nossas capacidades de comunicação e interação, agora o metaverso se apresenta como a próxima fronteira da interação humana, onde poderemos trabalhar, criar, construir, interagir e conviver com pessoas, apesar da distância física.

Então o metaverso é mais uma rede social? Não, definitivamente.

É um ambiente onde será possível oferecer experiências únicas, seja através da tecnologia ou com benefícios exclusivos a um determinado grupo de pessoas, dando acesso a programas, descontos ou até mesmo produtos que só quem estiver ali poderá ter acesso.

Recentemente uma empresa brasileira de cosméticos fez uma ação de carnaval dentro desse espaço, onde participaram 900 mil pessoas. Tenho certeza de que nenhum dos leitores deste artigo participou desta ação, mas havia 900 mil potenciais clientes dessa marca usufruindo dessa experiência imersiva de acessar uma loja, saber mais sobre produtos, usar fantasias e dançar dentro de um ambiente virtual.

O metaverso ainda não mostrou todo seu potencial, quanto mais se fala e se criam soluções, mais oportunidades são vislumbradas, seja de eventos a varejo, de experiências gastronômicas a unir pessoas que estão distantes de um jeito real e imersivo. Todo esse potencial ascende uma discussão, sobre como questões legais e tributárias serão tratadas nessas novas relações online. Tudo isso é muito novo e com certeza em breve nem vamos lembrar dessas discussões de agora, pois seremos absorvidos por essa nova realidade. Só não podemos ficar de fora.

Até logo, em um metaverso próximo de você!

 

Quer saber mais sobre inovação nos negócios tradicionais? Clique abaixo e acesse o conteúdo.

banner para material sobre inovação nos negócios tradicionais

Gostou desse post?

Conteúdo escrito por:

Você também pode gostar de: