15 Startups para Ficar de Olho em 2024

O RS está cada vez mais bem posicionado como um celeiro de Startups e Negócios Inovadores, com destaque para negócios de impacto.

Publicado em: Leitura: 6 minutos

Segundo o Startup Ecosystem Report 2023, do StartupBlink, o Brasil ocupa a 27ª posição no ranking global. Estamos a frente de nações como Itália, Rússia, Polônia e somos líderes LATAN.

Nossa Porto Alegre desponta com a 5ª cidade do Brasil, ainda de acordo com o report 2023 do StartupBlink, atrás apenas de São Paulo, Curitiba, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. No ranking global das cidades, subimos 25 posições em relação a 2022, ocupando a 215ª posição, a frente de cidades como Florianópolis (296º) e Recife (452º).

Isso apenas certifica que estamos no caminho da inovação. Há programas como o StartupRS, aqui do SebraeX, que completará em 2024 dez anos de atividades, já tendo acelerado mais de 2000 projetos, fomentando o surgimento e o amadurecimento do nosso ecossistema empreendedor e de inovação. Em 2024 teremos também mais uma edição do AceleraX, um programa de bolsas de estímulo à inovação, exclusivo do SebraeX, para auxiliar o empreendedor no fortalecimento da sua ideia inovadora.

Um novo instrumento também tem se colocado como uma ótima oportunidade para as startups: o Sandbox Regulatório.

 

Trata-se de um ambiente regulatório experimental, criado com a finalidade de suspender temporariamente a obrigatoriedade de cumprimento de normas exigidas para atuação em determinados setores, permitindo que empresas possam usufruir de um regime diferenciado para lançar novos produtos e serviços inovadores. No RS já tivemos editais desse tipo e, em breve, teremos várias prefeituras adequando suas legislações para permitir esse tipo de chamada.

Depois de apresentar um pouco do cenário gaúcho de inovação, vamos ao Ranking 15 Startups para Ficar de Olho em 2024. Esse ano com uma novidade, o destaque: Startups de Impacto Social. As startups estão listadas em ordem alfabética.

Startups de Impacto Social:

1 – ALIA Inclui

@aliainclui

App e plataforma de acessibilidade e marketing para descrição em áudio de informações de produtos. Com a ALIA, fornecedores de produtos com códigos de barras podem ter seus rótulos, tabelas nutricionais, ingredientes, instruções de uso ou preparo, em áudio descrição, facilitando o acesso dessas informações à pessoas com deficiência visual, baixa visão, disléxicos, idosos ou não alfabetizados, permitindo assim que todos possam ter o melhor de cada produto.

2 – Semearhis

@semearhis

A Semearhis se apresenta como Semearhis, o “Tinder” da Empregabilidade da PcD. E a proposta é essa mesma, fazer o match perfeito entre uma vaga no mercado de trabalho e um candidato PcD. O grande diferencial é que a empresa contratante coloca apenas os requisitos de formação e experiências, e recebe os currículos dos candidatos de forma anônima, sem saber qual a deficiência dele. Somente após a aprovação do candidato é que ocorre essa apresentação, e a Semearhis faz todo o suporte de adequação da empresa e dos colaboradores para receber a Pessoa com Deficiência. Isso tem garantido que bons profissionais não tenham subempregos apenas para cumprir quotas de inclusão.

Saiba mais sobre Empreendedorismo de Impacto Social, acesse o e-book: Empreendedorismo Social

Acessar e-book

Ranking 15 Startups para Ficar de Olho em 2024

1 – 4show.live

@4show.live 

Já ouviu falar em Live Commerce, uma live que apresenta produtos, já realiza as vendas e tira dúvidas ao vivo pelo chat? Ganhou popularidade no momento de restrição de circulação das pessoas, mas apresenta tantas opções e facilidades que se tornou uma ótima ferramenta de vendas. Essa é a solução da 4show.live, uma plataforma própria de Live Commerce com ambiente whitelabel, ou seja, totalmente configurável para sua marca. Responsivo a qualquer tipo de dispositivo.

2 – Chappa Brasil

@chappabrasil

Conectar mão de obra especializada em movimentação de cargas com empresas que possuam necessidades pontuais nas suas operações logísticas. Esse é o desafio da ChAPPa, uma plataforma que agiliza e facilita a contratação de auxiliares de carga e descarga. Possuem o propósito de reduzir custos, evitar atrasos na carga e descarga de veículos, com profissionais verificados.

3 – data4company

@data4company

Sistemas ERP nem sempre são bons com dados e relatórios. A D4C soluciona isso!

Através da integração com os ERPs ContaAzul e Omie, cria análises poderosas utilizando BI facilitando a tomada de decisão e simplificando os relatórios de gestão do negócio.

4 – Flower

@flow.er_education 

A Flower é uma EdTech que desenvolve soluções centradas no ser humano (plataformas, cursos, treinamentos, jogos, etc.), que ajuda as empresas a serem mais inovadoras, criativas, ágeis e assertivas.

Possui uma metodologia e plataformas próprias que unem ciência, pesquisa e inovação. Focados no desenvolvimento de competências para a ressignificação de processos de aprendizagem e cultura de inovação, traz novas oportunidades para o processo de ensino-aprendizagem.

5 – Flowy

@flowy.app

A Flowy é uma tecnologia de “Data Flow”. E o que isso quer dizer? Quer dizer que você pode fazer o que quiser com dados, e sem precisar codar, totalmente no-code. Crie formulários, pesquisas, acompanhe atividades dos times, colete dados, organize processos e o que mais a sua empresa possa precisar. É uma ferramenta sem igual para facilitar o dia a dia de organizações com alto volume de informações transitando.

6 – Frete Gestão

@frete_gestao

Seu frete está custando o quanto devia estar? Pode parecer uma pergunta sem sentido, mas a conciliação financeira é uma forma de reduzir custos e, com fretes não é diferente. A Frete Gestão, criada há dois anos, é responsável por uma plataforma poderosa para cotação de preço, conciliação financeira de fretes e monitoramento de entregas. Ela foi desenvolvida para promover assertividade e economia na gestão logística de embarcadores, sejam eles da indústria ou do varejo.

7 – Movestok

@movestockcom

Facilitar o reuso de ativos excedentes de outras empresas, preservando o meio ambiente. Sabe aquele seu estoque que está sem destino ou aquelas máquinas que não são mais utilizadas? Elas podem ser úteis para outras empresas. Esse é o papel da Movestok, uma plataforma de compra e venda de materiais que sobraram ou não são mais usados por uma empresa, mas ainda têm valor para outras.

8 – Olá Doutor

@oladoutor.app 

A medicina evoluiu, a telemedicina evoluiu, mas o processo de parar 1h do seu dia para uma consulta médica ainda pode ser um entrave para alguns. E se fosse possível fazer uma consulta por mensagens de texto, como uma conversa no WhatsApp? Essa é a ideia do Olá Doutor – consultas, receita de remédio, exames e atestados direto no app. É como ter o contato de milhares de médicos na sua mão!

Sem falar que a plataforma ainda tem um grande diferencial: encontrar diferentes especialidades – algo difícil, ainda mais para que vive longe dos grandes centros.

9 – PainelConstru

@painelconstru

Quem nunca fez uma obra e percebeu a grande variação de preços? Como obter sempre as melhores cotações do mercado da construção? O Painel Constru faz exatamente isso, te proporciona verificar instantaneamente diversos materiais em diversos fornecedores comparando preço, frete e prazo de entrega. Tudo para facilitar a sua obra.

10 – SafeReport

@safereport.com.br

Compliance, ESG, Auditoria, LGPD, sigilo de informações. Tudo isso são novas preocupações para qualquer gestor. E por que não usar blockchain para canais de ouvidoria? A SafeReport é uma plataforma para interagir anonimamente com funcionários, seja para fins de conformidade, RH ou cultura, de um jeito simples, inovador e ainda que promove a satisfação e a confiança dos colaboradores.

11 – Urbia

@urbia_urban

Que a IA é uma realidade, isso é indiscutível. Cada vez mais teremos aplicações das diferentes IA’s no nosso dia a dia. A UrbIA é um belo exemplo disso, pois tem objetivo de facilitar o processo de design e viabilidade urbanísticos com o propósito de mitigar as incertezas e explorar possibilidades através de dados e tecnologia, favorecendo a escala de negócios imobiliários de loteamentos e condomínios.

12 – Urupê

@urupe.eco 

Resíduos não precisam ser um problema. A destinação correta, com a garantia do melhor aproveitamento dos resíduos, sem gerar demandas além do foco da sua empresa. É isso que a Urupê faz, se responsabiliza por todo o processo, desde a coleta até a destinação final, garantindo o maior aproveitamento possível de seus resíduos.

13 – Vent Digital

@vent.digital

Dados ainda são um desafio para muitas organizações. O acesso a milhares de dados não garante a melhor decisão. A Vent nasceu com o intuito de levar a cultura de dados para dentro das organizações, unindo dados de negócio e de mercado em um só lugar, possibilitando assim uma gestão mais ágil e assertiva dos negócios.

14 – Volters

@voltersenergia 

O modelo de Energy as a Service (EaaS), ou energia como serviço, é uma forma inovadora de fazer negócios em que os clientes pagam por um serviço de energia sem ter que investir em infraestrutura ou equipamentos. Assim funciona a Volters, conectando o produtor local de energia limpa aos negócios que não conseguem gerar sua própria energia, reduzindo a conta de energia em até 20% e consumindo até 100% de energia renovável, melhorando seus indicadores ambientais.

15 – WNS-Pro

@wns_pro

Integrar todos os seus sistemas com o WhatsApp, ter o seu ERP na palma da mão, com desenvolvimento rápido e low code, além de um canal de atendimento com seus clientes? Com a WNS-Pro é possível tudo isso, por meio de uma aplicação digital, totalmente customizada às suas necessidades.

Quer levar o seu negócios mais longe? Acesse o e-book: O Pitch de Milhões
Saiba como apresentar o seu negócio e vender a sua ideia em poucos minutos, atraindo a atenção de investidores e clientes.

Acesse o e-book

Gostou desse post?

Conteúdo escrito por:

Você também pode gostar de: