Mercado do Mel: Oportunidades pós-pandemia na apicultura
O atual momento exige do apicultor uma mudança de cultura
Atualizado em: Leitura: 2 minutos
Você sabia que o Brasil possui uma das maiores capacidades de produção de mel orgânico do mundo?
O consumo aumentou durante os últimos anos, inclusive na pandemia, sendo atribuído ao aumento no interesse com os cuidados da saúde e em produtos naturais e saudáveis – sustentabilidade. Segundo dados do IBGE a produção nacional em 2020 foi 51.557 toneladas e o Rio Grande do Sul configura como o 2º lugar (14,5%) na produção nacional.
Ainda o consumo per capita de mel no Brasil encontra-se entre os menores do mundo, em 2018 o consumo de mel no Brasil foi de 60 gramas /pessoa/ano, enquanto em países como a Alemanha é superior a 1 kg/pessoa/ano e nos Estados Unidos, que é o principal destino do mel brasileiro, gira em torno de 60 gramas /pessoa/ano.
E quais as principais oportunidades de investimento para o apicultor neste cenário?
Confira abaixo 3 oportunidades para o apicultor:
- Mercado Internacional: já é uma alternativa para o produtor brasileiro comercializar a produção;
- Estratégias de Marketing: é necessário investir e buscar estratégias de marketing para melhor explorar o mercado interno;
- Comportamento do Consumidor: um novo olhar para o pois a pandemia trouxe uma nova maneira de viver, cuidar da saúde, família e até mesmo nas compras de produtos.
É importante estar atento aos dados que as pesquisas apontam: exigência maior no processo de transformação do produto, crescimento das compras online, comunicar-se em diferentes canais, contato mais humanizado, marketing através da história do produto, vendas dos produtos em lojas locais e produtos mais sustentáveis, nos quais os produtos apícolas têm total convergência a sustentabilidade.
Diante estas informações, o apicultor está no momento ideal para explorar, expandir e valorizar os produtos da abelha. O atual momento exige do apicultor uma mudança de cultura, entendendo a importância da sua profissionalização – em relação a gestão do seu negócio e a utilização de novas tecnologias – passando a ter um comportamento de empresário rural e tratando a apicultura como um negócio. É necessário que o apicultor esteja atento, pois o que antes era apenas visto como tendência, atualmente já é exigido pelos consumidores.
Você quer saber mais sobre este tema?
A estratégia de atuação desenvolvida pelo Sebrae na cadeia do mel tem como objetivo: “Fomentar a cadeia produtiva do segmento de apicultura, no estado do RS, priorizando a estruturação produtiva e a consolidação comercial, com a finalidade de criar condições para o desenvolvimento da cadeia apícola”.
Temos diversas opções que irão contribuir com o aumento da rentabilidade do seu negócio apícola, como por exemplo, consultorias de planejamento de marketing, consultorias de gestão (custos e finanças), consultorias de design (marca, rótulo e embalagens), consultorias de processos e produtos, entre outras.
Confira aqui na Unio Sebrae a melhor opção para ajudar você. A Unio é a plataforma do Sebrae criada para agilizar a contratação de prestadores de serviços especialistas em pequenos negócio que vão ajudar a alavancar a sua empresa.
Ou entre em contato com a nossa Central de Relacionamento, pelo telefone 0800 570 0800 ou nossos canais digitais.
Gostou desse post?
Conteúdo escrito por: