Vantagens de um Ecossistema de Inovação integrado

Antes de entender melhor o que faz de um ecossistema de inovação mais ou menos integrado e o que isso pode influenciar no seu negócio, é importante termos clareza do que é e quem são seus integrantes.

Atualizado em: Leitura: 3 minutos

Um ecossistema de inovação segue praticamente o conceito da natureza. Ou seja, é tudo aquilo que está no entorno de um ser ou, nesse caso, de uma empresa, e que de alguma forma pode afetar pouco ou muito a sua existência e as chances de sobrevivência e de ter sucesso.

Muitas formas são utilizadas para exemplificá-lo, a mais popular delas é a da Quadrupla Hélice:

 

Esse modelo em hélice simboliza a importância de cada lâmina e os atores que compõem o ecossistema de inovação, mas acima de tudo, a sinergia entre os diferentes atores que devem formar um ambiente propício para que os pequenos negócios inovadores surjam e prosperem.

Qual o tipo de influência de cada pá para o ecossistema de inovação?

Universidades: As universidades são responsáveis pelo desenvolvimento do capital humano e intelectual, ou seja, elas têm a função de formar pessoas tecnicamente capazes, inquietas e que serão os futuros empresários ou intraempreendedores que irão atuar nas demais pás da hélice. Essas pessoas também podem optar pela área de pesquisa, com a missão de explorar alternativas a fim de solucionar os diversos problemas encontrados na nossa sociedade.

Sociedade civil organizada: São as entidades representativas que possuem a função de prezar pelo interesse comum, o Sebrae RS é um exemplo. Entidade que visa apoiar o desenvolvimento dos pequenos negócios e faz a interlocução com as demais pás da hélice para que suas necessidades sejam sanadas.

Governo: A pá do governo tem como principal demanda criar leis de inovação, incentivo e viabilizar investimentos que proporcionem, aos pequenos negócios inovadores e Startups, a criação de novos produtos, serviços e soluções.

Empresas: Nesta pá da hélice estão contempladas grandes empresas, Startups, pequenos negócios, etc. Essas empresas são responsáveis por gerar empregos, gerar impostos e realizar investimentos, viabilizando que projetos inovadores se tornem produtos ou serviços que ficarão à disposição da nossa sociedade ou das demais empresas que compõem o mercado.

Vantagens do Ecossistema de Inovação Integrado

Todo empresário que hoje possui um negócio de sucesso precisou passar por uma trilha empreendedora composta por vários desafios durante o seu desenvolvimento. Com as empresas inovadoras isso não é diferente, os empreendedores precisam ter muita determinação e resiliência para que o seu negócio chegue até o ponto de ser considerado de sucesso. Essa trilha possui vários pontos de atrito em que um ecossistema pode influenciar de forma positiva ou negativa.

Como por exemplo, uma empresa possui um quadro pequeno de funcionários e vem conseguindo atingir bons resultados no mercado, como: encontrou seu produto ideal, está ajustando o seu negócio e está com o seu planejamento de crescimento bem elaborado e pronto para ser executado. Mas possui apenas um problema: não tem o capital necessário para viabilizar a realização desse planejamento.

Nesse caso, se o empresário estiver em um ambiente com um grupo de possíveis investidores, ele provavelmente irá conseguir executar o plano, ampliar o negócio e atingir novos mercados. Consequentemente, irá gerar mais emprego e renda para a sociedade. Caso contrário, não será possível aproveitar a “maré positiva” do seu negócio e poderá não atingir seu potencial máximo.

ecossistema de inovação

Em um ecossistema de Inovação Integrado, os atores que compõem as pás da hélice criam uma sinergia entre seus programas, ações e investimentos, para que durante toda a trilha empreendedora o empresário encontre sustentação das suas necessidades, conforme sua etapa de desenvolvimento e setor.

Com esse ecossistema desenvolvido e integrado, os talentos e as empresas não possuem a necessidade de sair de suas cidades ou regiões, a fim de aumentar as chances de sucesso de seu negócio ou carreira. Será capaz de gerar riqueza dentro da sua própria região e acelerar o desenvolvimento econômico, bem como melhorar a qualidade de vida da sociedade através de suas soluções inovadoras.

A inovação é fundamental para o desenvolvimento das empresas.  Acesse o Infográfico Inovação em Negócios Tradicionais e veja que, por mais tradicional que uma empresa seja, sempre há espaço para a inovação.

Acessar Infográfico

Tem uma Startup ou projeto inovador? O Sebrae tem diversas oportunidades para a sua ideia. Acesse abaixo e saiba mais.

Gostou desse post?

Conteúdo escrito por:

Você também pode gostar de: