Transformando empresas tradicionais em inovadoras

Conheça 6 métodos que podem ajudar a transformar o tradicional em inovador

Publicado em: Leitura: 2 minutos

um homem e uma mulher em pé de frente para uma mesa de escritório

Por mais tradicional que um negócio seja, sempre há espaço para inovação. Nesse sentido, as empresas tradicionais podem inovar ao:

  • Desenvolver produtos ou serviços totalmente novos e aprimorados;
  • Melhorar ou substituir os processos para aumentar a eficiência e a produtividade;
  • Agregar valor aos produtos e serviços para diferenciar o negócio da concorrência.

A gente sabe que a gestão convencional tem algumas particularidades que podem sufocar o processo de inovação empresarial.

Contudo, é possível contornar esses obstáculos e adotar algumas estratégias para levar a inovação para dentro dessas empresas. A seguir, você confere 6 dicas para apoiar o processo de transformação do tradicional em inovador.

Métodos para inovar em empresas tradicionais

  1. Metodologia ágil: essa é uma alternativa à gestão tradicional de projetos. Com foco nas necessidades do cliente, sua principal vantagem é possibilitar entregas mais rápidas e frequentes. As ferramentas mais conhecidas para essa função são o Scrum e o Kanban.
  2. Business model canvas: com essa ferramenta, é possível criar a representação visual de um modelo de negócios, destacando seus principais fatores estratégicos, como: recursos-chave, atividades-chave, parceiros principais, canais, fluxos de receita, estrutura de custos, relacionamentos com clientes e proposições de valor.
  3. Design Thinking: é uma abordagem que visa resolver problemas de forma centrada no usuário, estimulando o surgimento de novas ideias. Com a utilização de um conjunto de ferramentas de design, esse método reúne o que é desejável do ponto de vista do usuário, tecnológica e economicamente viável.
  4. Design de serviço: essa metodologia permite que uma empresa trabalhe no desenvolvimento de toda a relação com os clientes e, consequentemente, melhore a qualidade dos seus serviços. É a atividade de orquestrar pessoas, infraestrutura, comunicação e componentes materiais de um serviço, a fim de criar valor para todos os stakeholders envolvidos, construir uma experiência de marca diferenciada e maximizar o potencial de negócios.
  5. Protótipos: são criados para testar a viabilidade técnica de um produto ou serviço. Nesse caso, os feedbacks dos clientes são  essenciais para a melhoria técnica do seu produto.
  6. MVP (Minimum Viable Product): do português Mínimo Produto Viável, é uma versão utilizável do produto ou serviço que é testado com o público. A partir dos feedbacks recebidos dos clientes, são feitas alterações no desenvolvimento e na viabilidade do negócio.

Acesse o nosso material completo aqui! Você vai conhecer os desafios da inovação nos negócios tradicionais e exemplos de empresas tradicionais que conseguiram inovar com sucesso.

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Conteúdo escrito por:

Sebrae
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