Saiba como calcular o lucro do Preço de Venda

O ponto mais básico é que o preço deve cobrir o custo direto por produto ou serviço, as despesas fixas do negócio e o lucro líquido adequado.

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Todo empreendedor se depara com algumas dúvidas em relação a procedimentos que fazem parte da gestão de um negócio e uma delas muitas vezes é da precificação. Definir os preços dos produtos ou serviços da melhor forma é essencial, pois é o que vai garantir um lucro sustentável ao empreendimento. Então se você ainda não entende muito do assunto, está na hora de aprender a calcular o preço de venda de sua mercadoria.

Custo por produto

O ponto mais básico é que o preço deve cobrir o custo direto por produto ou serviço, as despesas fixas do negócio e o lucro líquido adequado. O custo por produto é o valor exato que você gastará para adquirir a mercadoria pronta que vai revender ou para comprar a matéria-prima do que vai produzir, e nesse valor devem-se incluir todos os gastos para isso, como o do transporte até o local de venda.

Despesas fixas

Já as despesas fixas são os custos contínuos de manutenção do negócio, como aluguel, água, luz, telefone etc. Para definir o valor que deve ser inserido no preço a fim de abater esses gastos, você deve pegar o valor total das despesas nos últimos 12 meses, dividir pelo valor total obtido com vendas no mesmo período e daí multiplicar por 100. O resultado será o percentual necessário no preço de venda para abater as despesas.

Percentual de lucro

Quanto ao percentual do lucro, ele é escolhido e varia de acordo com o produto, sendo geralmente entre 15% e 25%. Para defini-lo e assim estipular o preço, o empreendedor deve ter em mente o público que visa a alcançar. Se você tem um negócio popular, não deve colocar um preço praticado em comércio de luxo, então não pode definir um percentual alto de lucro. Mas, por outro lado, também deve analisar se um preço baixo vai gerar o volume de vendas necessário para compensar o lucro menor por mercadoria.

Preço de venda

O preço de venda é o valor total da soma dos valores do custo por produto + do percentual das despesas fixas + do percentual do lucro. Pronto, o cálculo é simples. A partir daí o empreendedor também pode analisar se seu preço está condizente com o praticado no mercado, para garantir concorrência. Se estiver muito acima, deve procurar diminuir custos e despesas ou aceitar um lucro menor para conseguir competir e garantir a sustentabilidade de seu negócio.

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