Produtividade na indústria: invista em processos e na sustentabilidade
Empresários da indústria devem se atentar a dois pilares fundamentais para alcançar a produtividade no setor.
Publicado em: Leitura: 4 minutos
A pandemia da covid-19 afetou drasticamente a produtividade na indústria. Depois de mais de dois anos, o setor ainda enfrenta dificuldades relacionadas à falta de insumos e ao alto custo das matérias-primas, principalmente nos segmentos que integram as cadeias longas de produção.
Apesar da instabilidade no setor, a produtividade voltou a subir em 2022, depois de 6 semestres seguidos em queda. Segundo a Confederação Nacional da Indústria, a produtividade do trabalho na indústria de transformação — medida como o volume produzido dividido pelas horas trabalhadas na produção — subiu 2,3% no segundo semestre, em comparação ao primeiro trimestre do ano.
Mesmo que a produtividade esteja em um cenário um pouco mais otimista do que nos meses anteriores, donos, gestores e diretores do segmento devem continuar buscando estratégias para que suas indústrias continuem crescendo.
Para isso, dois pilares merecem atenção especial dos empresários da indústria: processos e sustentabilidade. A seguir, você encontrará informações detalhadas sobre cada um deles.
Processos
Independente do ramo de atuação de uma empresa, a produtividade está diretamente relacionada à efetividade de seus processos. Com isso, na indústria se faz necessário mapear os processos, eliminar os fluxos ineficientes e adotar normas, para que se consiga aproveitar os recursos disponíveis para fazer mais em menos tempo e com a mesma qualidade.
Mapeamento de processos
O Sebrae RS criou a Unio, uma plataforma para agilizar a contratação de serviços e consultorias por meio de uma rede qualificada de profissionais. Lá, é possível encontrar consultorias de mapeamento de processos. Esse tipo de consultoria oferece diversas soluções para os empresários da indústria, como:
- Desenho de macroprocesso;
- Levantamento de todos os processos envolvidos;
- Priorização dos processos que serão foco do escopo de consultoria;
- Descrição de todas as etapas dos processos priorizados, com entrega de fluxograma, procedimentos padrões e instruções de trabalho.
Quero encontrar Consultorias de Mapeamento de Processos
Implantação de normas
Outra questão diretamente ligada à eficiência dos processos na indústria é a implantação de normas. Afinal, para garantir a qualidade dos produtos e a lucratividade das empresas, é preciso investir na padronização dos processos.
Uma boa forma de garantir essa padronização é por meio da adoção de normas regulamentadoras, que garantem a saúde e segurança dos colaboradores no ambiente de trabalho. Na plataforma Unio, você encontra diversas consultorias de implantação de normas que oferecem soluções como:
- Relatório com diagnóstico inicial;
- Plano de ação para adequação à norma;
- Elaboração dos procedimentos padronizados e documentação necessária para atendimento aos requisitos da norma;
- Orientações relativas à implantação da documentação elaborada e geração e controle de registros;
- Orientações para tratamento de não conformidades;
- Realização de auditoria interna com entrega de relatório de auditoria;
- Plano de ação para manutenção do sistema de gestão.
Quero encontrar Consultorias de Implantação de Normas
Sustentabilidade
Outro ponto que merece atenção dos empresários da indústria é a sustentabilidade. Quando se trata da indústria, a sustentabilidade é baseada em estratégias que mesclam preocupação ambiental e produtividade.
Entre as inúmeras práticas sustentáveis disseminadas pelo setor, há um grande destaque para a geração própria de energia. A energia fotovoltaica, por exemplo, representa um ótimo custo-benefício para a indústria. Isso porque, além de utilizar uma fonte limpa e renovável para a geração de energia, os painéis solares proporcionam um custo fixo, uma vez que a empresa paga apenas o valor de instalação que pode ser financiado. Ou seja, todos os lados saem ganhando com os sistemas fotovoltaicos.
Plano de Gestão de Resíduos Sólidos
Empresários que prezam pela responsabilidade socioambiental encontram no Plano de Gestão de Resíduos Sólidos (PGRS) uma forma de agregar as práticas sustentáveis de suas organizações. Esse plano é um documento que identifica o tipo e a quantidade dos resíduos gerados por uma empresa.
Inclusive, é prevista em lei a obrigatoriedade da elaboração do PGRS para geradores de resíduos industriais. Sendo assim, indústrias de qualquer porte ou segmento devem elaborar um plano para minimizar os impactos ambientais de suas atividades.
A plataforma Unio oferece consultorias para empresas que desejam elaborar o PGRS, que engloba:
- Descrição do empreendimento ou atividade;
- Obtenção, por meio de visita e entrevistas, de dados e o diagnóstico situacional do gerenciamento de resíduos sólidos da empresa;
- Definição dos responsáveis por cada etapa do gerenciamento de resíduos sólidos;
- Definição dos procedimentos operacionais relativos às etapas do gerenciamento de resíduos sólidos sob responsabilidade do gerador;
- Identificação das soluções consorciadas ou compartilhadas com outros geradores;
- Ações preventivas e corretivas a serem executadas em situações de gerenciamento incorreto ou acidentes;
- Metas e procedimentos relacionados à minimização da geração de resíduos sólidos, bem como sua reutilização e reciclagem;
- Medidas saneadoras dos passivos ambientais relacionados aos resíduos sólidos;
- Periodicidade de sua revisão.
Quero encontrar consultorias PGRS
Licenciamento Ambiental
Ainda no âmbito da sustentabilidade na indústria, também merecem destaque as questões relacionadas ao licenciamento ambiental. Ele é responsável por conciliar o desenvolvimento econômico com a utilização de recursos naturais, como forma de garantir a sustentabilidade ambiental. Inclusive, o PGRS citado anteriormente, integra o licenciamento de indústrias com atividades potencialmente poluidoras.
A Unio também oferece consultorias para as empresas que desejam adequar suas atividades à legislação ambiental. Entre as soluções ofertadas pelas consultorias, estão:
- Diagnóstico da empresa, contendo: resultados do diagnóstico; situação verificada na empresa (com registros fotográficos, caso necessário); descrição dos processos produtivos; soluções propostas (com plano de ação / adequação e cronograma), indicação das licenças necessárias e estudo ambiental, assinado pela empresa demandante;
- Elaboração de documentos necessários para solicitação de licença ambiental no órgão competente;
- Quando necessário, projetos técnicos que compõe a documentação exigida pelo órgão ambiental, incluindo, plantas arquitetônicas, estruturais, baixa, corte e fachada.
Quero encontrar consultorias de Licenciamento Ambiental
Inovar para manter a produtividade na indústria
Para aumentar produtividade e manter a competitividade no mercado, é preciso inovar. Por isso, grande parte dos empresários da indústria está sempre em busca de inovação.
Embora os erros façam parte do processo de inovação, é possível evitá-los, em sua maioria. Foi pensando nisso que o Sebrae RS conversou com Rafael Chanin, head no Tecnopuc Startups, para descobrir quais são os erros mais comuns ao inovar e as metodologias que podem ser aplicadas para driblar os obstáculos desse processo. Ouça o bate-papo e confira todas as dicas para inovar na sua indústria.
Quero aprender a prevenir erros no processo de inovação
Outra forma de encontrar ideias inovadoras é participando de feiras e eventos. O networking com outros empresários do setor, além de palestras e o consumo de diversos conteúdos presentes nesse tipo de evento pode agregar muito ao processo de inovação.
Uma ótima dica de evento para a indústria é a Mercopar — a maior feira de negócios e inovação industrial da América Latina. A versão de 2022 acontecerá de 18 a 21 de outubro em Caxias do Sul, RS. Clique aqui para conferir a programação.
Gostou desse post?
Conteúdo escrito por: