Newsletter: o retorno
A Newsletter está de volta, sendo um dos principais formatos escolhidos pelos negócios para manter ou captar novos clientes.
Atualizado em: Leitura: 3 minutosNível: Intermediário
Quantas vezes por dia você olha a sua caixa de e-mails?
Dados do último RD Summit mostram que uma pessoa confere o e-mail a cada 15 minutos ao longo do dia. Ainda que o número de acessos aos e-mails seja grande, o imenso volume de informações em conjunto das fake news faz com que os usuários sejam cada vez mais seletivos com aquilo que irão consumir.
Tudo isso fez com que o formato de newsletter voltasse ao topo de acessos dentre os meios de consumo de conteúdo nos últimos anos.
Para ter uma noção desse crescimento, a Substack, uma das maiores plataformas de envio de newsletters, tem 250 mil assinantes e foi avaliada em USD 650 milhões. Enquanto Morning Brew, uma das maiores news do mundo, especializada em tecnologia, teve o seu valor avaliado em US$ 75 milhões.
Já aqui no Brasil, a The News é um sucesso que já tem mais de 2 milhões de assinantes em 1 ano.
De uns anos para cá, marcas e criadores de conteúdo têm ressignificado a sua presença nas caixas de entrada através de newsletter. Mas como pensar em um conteúdo para esse formato, trazer novos assinantes e ainda transformar em fonte de receita como a Sunstack, a Morning Brew e a The News?
Separamos 5 dicas para ajudar você a implantar uma Newsletter no seu negócio!
Vamos a elas?
1 Conteúdo 📃
Encaminhe conteúdo relevante para o cliente, tente entender o que ele está consumindo em suas plataformas e na internet como um todo, para fazer a melhor escolha de conteúdo.
- Transmita as informações de uma forma clara e leve. Lembre-se: estamos todos sobrecarregados! Então sintetizar o conteúdo em 1 ou 2 parágrafos, com uma linguagem leve e descontraída, pode ser a chave para o sucesso.
- Avaliar até onde o cliente está indo no e-mail é essencial. E ainda: estão compartilhando o conteúdo?
2. Assunto 👁️
O assunto é o primeiro passo para chamar a atenção da audiência, capriche na criatividade e teste! Não tenha medo de testar assuntos diferentes e, se achar necessário, faça testes A/B de assunto. Dessa forma você consegue em uma mesma edição, testar dois assuntos diferentes e avaliar qual é mais aderente ao seu público.
3. Frequência 📩
Junto com o conteúdo, manter uma frequência de envios é a chave para a sua newsletter. Crie uma audiência fiel e escolha um dia e horário para enviar sempre.
Nada melhor do que a sua audiência esperar, ansiosamente, aquele conteúdo de qualidade que é enviado, por exemplo, sempre nas quintas às 10h. Não é mesmo? ⏰
🚨 Mas cuidado: falhar no envio ou não manter um padrão, pode gerar insatisfação nos assinantes.
4. Programa de Indicação ✈️
Estimule os assinantes a compartilharem o conteúdo, isso gera senso de pertencimento e comunidade. Criar um programa de premiação para quem mais compartilha é uma grande alternativa para estimular os assinantes a passar a informação adiante.
📢 Mas Atenção: ter um conteúdo relevante é a chave para o compartilhamento 😉
5. Meça Tudo! 📊
Avalie o quanto cada edição teve de resultado:
- O cliente leu até o final?
- Qual a taxa de abertura?
- Qual a taxa de cliques?
- Teve compartilhamento?
- Qual o número de novos assinantes a partir dessa edição?
Gostou dessas dicas?
Então conheça a News Sebrae! Uma nova opção de conteúdo pra quem já tem ou quer começar o próprio negócio, mas possui uma rotina cheia de compromissos.
Através de uma leitura rápida, você vai se atualizar dos principais temas do momento!
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