Mapeamento de Valor para Indústria: mais eficiência e menos perdas

Identificar os principais problemas nos processos pode ser a saída para minimizar as perdas e aumentar a produção da indústria.

Atualizado em: Leitura: 2 minutos

Os desafios da indústria são muitos, mas, com organização e identificando onde podemos melhorar, é possível vencê-los e ter uma produção muito mais fluida e eficiente.

mapeamento de valor para indústria

 

Com uma linha de produção, é possível identificar o estado atual de todo o processo e entender a situação em que a empresa se encontra. Depois de uma análise feita, é possível implementar um processo de melhoria contínua, para que os problemas possam ser resolvidos de forma sucessiva. Também é fundamental se atentar a equipe envolvida no processo de produção, ela é protagonista dessa transformação.

Todo o processo citado até aqui tem um nome bonito: mapeamento de valor.

É com a técnica de Mapeamento de Valor que conseguimos identificar os principais problemas nos processos do negócio, para, assim, resolvê-los de forma eficiente.

No mapeamento, identificamos processos que geram valor e que não só devem ser mantidos, mas também melhorados. Além disso, é possível elencar as etapas que não necessariamente geram valor, mas são fundamentais para a manutenção da qualidade produtiva. Eles também devem permanecer no planejamento, visando sempre às melhorias que podem ser implementadas.

Por fim, o mapeamento serve para identificar os processos que não agregam valor, tampouco são importantes para a qualidade da produção. Estes, sim, devem ser eliminados.

 

Cada etapa desse mapeamento tem que ser feita levando em consideração uma série de aspectos técnicos. São alguns passos simples e que não exigem muito tempo nem gastos, mas que podem gerar um grande impacto na produtividade da sua empresa.

Para identificar os gargalos no processo da sua empresa acesse o infográfico Mapeamento do Fluxo de Valor e otimize a produção da sua indústria.

Clique para acessar

Entendendo melhor sobre como ter um olhar mais panorâmico sobre a produção, fica a dúvida: como, de fato, trazer melhorias para ter um fluxo de valor? Essa questão pode ser respondida com a pergunta: o que é ser mais produtivo?

Entre as várias definições que podem existir, a mais simples é:

Ser mais produtivo é minimizar as perdas e aumentar a produção com o mesmo nível de esforço e de insumo.

Essa definição não por acaso é o que chamamos de lean manufacturing.

Para aumentar eficiência, os processos podem precisam apresentar menos erros e redundâncias. Então, todos os detalhes precisam ser observados, desde o recebimento de matéria prima até a finalização da produção.

São sete grandes áreas observadas na metodologia lean:

  • Transporte
  • Inventário
  • Movimentação
  • Espera
  • Produção excessiva
  • Processamento excessivo
  • Defeitos

O lean manufacturing pode até parecer um método para grandes corporações, mas, depois de ver as sete grandes áreas abordadas, fica claro que pode ser aplicado em praticamente qualquer operação de manufatura.

Para te mostrar que é possível implementar o lean manufacturing na sua indústria, acesse o e-book Despertando para Lean, e veja menos desperdício e mais valor para o seu negócio.

ebook despertando para o lean

Clique para acessar

 

Gostou desse post?

Conteúdo escrito por:

Você também pode gostar de: