O empreendedorismo na sua essência

O que é empreendedorismo? Mergulhe nos principais conceitos, dicas e tendências.

Publicado em: Leitura: 2 minutos
o que é empreendedorismo

Muito se fala sobre empreendedorismo, mas você sabe quais são os principais conceitos por trás dessa prática? O empreendedorismo está relacionado à capacidade de uma pessoa identificar problemas e oportunidades e desenvolver projetos e soluções que possam impactar positivamente na sociedade. 

Nesse sentido, o empreendedorismo se divide em alguns tipos principais: 

  • Social: modalidade voltada para a resolução de problemas sociais e ambientais.
  • Corporativo: também conhecido como intraempreendedorismo, consiste em agir com uma postura empreendedora mesmo não sendo dono da empresa.
  • Digital: envolve negócios que atuam predominantemente no ambiente virtual.
  • Em série: abrange os empreendedores que conseguem identificar oportunidades, estruturar empresas e ter um bom desempenho em diferentes negócios. Com isso, delegam a administração desses negócios para outras pessoas.
  • Por necessidade: mais associado às condições econômicas do que à iniciativa empreendedora em si, é quando uma pessoa decide empreender por falta de oportunidade profissional.
  • Por oportunidade: é quando uma pessoa decide empreender ao identificar uma oportunidade de negócio, mesmo tendo outras perspectivas profissionais.

Aprenda mais detalhes sobre cada um desses tipos de empreendedorismo e descubra as principais tendências para aplicar no seu negócio. Basta acessar o material gratuito aqui.

o que é empreendedorismo

Características empreendedoras

Se estamos falando de empreendedorismo, também precisamos falar sobre a pessoa empreendedora. Para ter sucesso em qualquer tipo de negócio ou projeto, é preciso desenvolver características que possam garantir a sobrevivência e o bom desempenho desse empreendimento em  um mercado que tem se mostrado cada vez mais dinâmico e competitivo.

Empreender não se restringe apenas à criação de algo totalmente inédito. Implementar ideias simples também é exemplo de empreendedorismo. É nesse contexto que se destacam as pessoas com atitudes empreendedoras — que buscam identificar oportunidades e solucionar problemas e conflitos. 

Você se considera uma pessoa com atitudes empreendedoras? Acesse nosso material gratuito, descubra quais são as 10 características essenciais do comportamento empreendedor e aprenda o passo a passo para desenvolver suas habilidades empreendedoras.

Empreendedorismo para iniciantes 

Uma das principais dúvidas entre os empreendedores iniciantes é como formalizar a empresa. Pois saiba que a forma mais simples e ágil de registrar um negócio é como Microempreendedor Individual (MEI).

Uma empresa formalizada amplia as oportunidades de negócios, transmite mais credibilidade, aumentando a confiança do consumidor e possibilita que o empreendimento cresça, gerando mais ganhos para quem empreende.

Nesse contexto, o registro como MEI se tornou a porta de entrada para os pequenos negócios atuarem no mercado formal. 

Pensando em solucionar as principais dúvidas que podem surgir nesse processo de formalização, elaboramos um material que traz as principais vantagens de se tornar MEI, o que é necessário para se cadastrar, além de dicas para ter sucesso desde o início dessa caminhada. Acesse agora, é totalmente gratuito.

Gostou desse post?

Conteúdo escrito por:

Sebrae
Mais de 1 milhão de pequenas empresas transformadas no Rio Grande do Sul. Estamos juntos para evoluir e potencializar o seu negócio.

Você também pode gostar de: