Newsletter: o retorno

A Newsletter está de volta, sendo um dos principais formatos escolhidos pelos negócios para manter ou captar novos clientes.

Atualizado em: Leitura: 3 minutosNível: Intermediário

Quantas vezes por dia você olha a sua caixa de e-mails?

Dados do último RD Summit mostram que uma pessoa confere o e-mail a cada 15 minutos ao longo do dia. Ainda que o número de acessos aos e-mails seja grande, o imenso volume de informações em conjunto das fake news faz com que os usuários sejam cada vez mais seletivos com aquilo que irão consumir.

Tudo isso fez com que o formato de newsletter voltasse ao topo de acessos dentre os meios de consumo de conteúdo nos últimos anos.

 

Para ter uma noção desse crescimento, a Substack, uma das maiores plataformas de envio de newsletters, tem 250 mil assinantes e foi avaliada em USD 650 milhões. Enquanto Morning Brew, uma das maiores news do mundo, especializada em tecnologia, teve o seu valor avaliado em US$ 75 milhões.

Já aqui no Brasil, a The News é um sucesso que já tem mais de 2 milhões de assinantes em 1 ano.

mão segurando celular com a caixa de e-mails aberta - newsletter

De uns anos para cá, marcas e criadores de conteúdo têm ressignificado a sua presença nas caixas de entrada através de newsletter. Mas como pensar em um conteúdo para esse formato, trazer novos assinantes e ainda transformar em fonte de receita como a Sunstack, a Morning Brew e a The News? 

Separamos 5 dicas para ajudar você a implantar uma Newsletter no seu negócio! 

Vamos a elas? 

1  Conteúdo 📃

Encaminhe conteúdo relevante para o cliente, tente entender o que ele está consumindo em suas plataformas e na internet como um todo, para fazer a melhor escolha de conteúdo. 

  • Transmita as informações de uma forma clara e leve. Lembre-se: estamos todos sobrecarregados! Então sintetizar o conteúdo em 1 ou 2 parágrafos, com uma linguagem leve e descontraída, pode ser a chave para o sucesso. 
  • Avaliar até onde o cliente está indo no e-mail é essencial. E ainda: estão compartilhando o conteúdo?

 2. Assunto 👁️

O assunto é o primeiro passo para chamar a atenção da audiência, capriche na criatividade e teste! Não tenha medo de testar assuntos diferentes e, se achar necessário, faça testes A/B de assunto. Dessa forma você consegue em uma mesma edição, testar dois assuntos diferentes e avaliar qual é mais aderente ao seu público.   

 3. Frequência 📩

Junto com o conteúdo, manter uma frequência de envios é a chave para a sua newsletter. Crie uma audiência fiel e escolha um dia e horário para enviar sempre.  

Nada melhor do que a sua audiência esperar, ansiosamente, aquele conteúdo de qualidade que é enviado, por exemplo, sempre nas quintas às 10h. Não é mesmo? ⏰ 

🚨 Mas cuidado: falhar no envio ou não manter um padrão, pode gerar insatisfação nos assinantes. 

4. Programa de Indicação ✈️

Estimule os assinantes a compartilharem o conteúdo, isso gera senso de pertencimento e comunidade. Criar um programa de premiação para quem mais compartilha é uma grande alternativa para estimular os assinantes a passar a informação adiante.  

📢 Mas Atenção: ter um conteúdo relevante é a chave para o compartilhamento 😉 

 

5. Meça Tudo! 📊

Avalie o quanto cada edição teve de resultado:  

  • O cliente leu até o final? 
  • Qual a taxa de abertura? 
  • Qual a taxa de cliques? 
  • Teve compartilhamento? 
  • Qual o número de novos assinantes a partir dessa edição?

 Gostou dessas dicas? 

Então conheça a News Sebrae! Uma nova opção de conteúdo pra quem já tem ou quer começar o próprio negócio, mas possui uma rotina cheia de compromissos.  

Através de uma leitura rápida, você vai se atualizar dos principais temas do momento! 

Clique aqui e inscreva-se para receber em primeira mão conteúdos exclusivos na sua caixa de entrada. 

banner assinatura news sebrae

Gostou desse post?

Conteúdo escrito por:

Você também pode gostar de: