O que os empreendedores estão lendo?

Conheça 10 dos e-books mais lidos pelos Empreendedores Gaúchos, no ano que passou, e seguem em alta em 2023.

Atualizado em: Leitura: 4 minutos

O mercado está cada vez mais competitivo, dinâmico e desafia, diariamente, os empreendedores a buscarem conteúdos digitais, atualizações e informações sobre a gestão dos negócios.

Estamos sempre atentos às novidades e buscamos compartilhar com os empreendedores conteúdos relevantes e atualizados para você aplicar na sua empresa.

Nem sempre é fácil se manter atualizado em temas como tendências, análise de cenários, riscos e oportunidades. Não é mesmo?

Pensando nisso, reunimos os 10 conteúdos digitais do Sebrae RS mais consumidos em 2022 e que seguem em alta para apoiar as suas estratégias em 2023.

Vamos lá?

1 – Redes Sociais: como fazer um bom gerenciamento?

As redes sociais estão entre os principais meios para se encontrar produtos, serviços, conversar e interagir. Estar presente no ambiente digital vai te permitir atrair e fidelizar clientes, além de fortalecer a imagem da sua marca.

Confira a série de 3 conteúdos digitais sobre Redes Sociais, onde você vai aprender a gerenciar e acompanhar o perfil da sua empresa nas redes sociais para melhorar os seus resultados.

  • Gestão para redes sociais: melhores práticas e tendências

Acesse Aqui

  • Como elaborar um perfil ideal para o seu negócio nas redes sociais:

Acesse Agora

  • Resultados nas redes sociais: saiba como medir o sucesso da sua estratégia

Baixe Agora

2 – Como ter ideias para empreender?

Um ambiente de negócios competitivo exige constantemente novas ideias dos empresários  – tanto para os negócios atuais se manterem relevantes quanto para que os futuros empreendedores realizem iniciativas viáveis.

Alguns hábitos e práticas podem favorecer o processo de geração de novas ideias para empreender.

Nesse material você vai conferir as principais dicas para desenvolver ideias empreendedoras e conhecer métodos para geração de novas ideias empreendedoras.

3 – Metaverso para pequenos negócios

O metaverso é um canal que oferece experiências imersivas únicas, revolucionando a interação social e comercial por meio da combinação de realidade virtual e aumentada. Com esse novo ambiente, as empresas estão identificando oportunidades de negócios e se preparando para explorar esse mercado.

Nesse material você vai entender o que é Metaverso, encontrar dicas, cases, estratégias de atuação e seu impacto nas pequenas empresas.

Acesse Agora

4 – Atitudes empreendedoras: o que são e como desenvolvê-las?

Desenvolver características empreendedoras é um caminho para obter melhores resultados em suas tomadas de decisões.

Nesse material, você vai entender o que são atitudes empreendedoras e aprender a desenvolvê-las para garantir o bom desempenho do seu negócio em um mercado cada vez mais competitivo.

Confira o Material

5 – Inovação em Negócios Tradicionais

Inovar é essencial para a sustentabilidade dos negócios tradicionais. A inovação é fundamental para o desenvolvimento das empresas.

Nesse material, você vai entender que, por mais tradicional que uma empresa seja, sempre há espaço para a inovação.

banner para material sobre inovação em empresas tradicionais

6 – Digitalização das empresas: o que é e para que fazer em seu negócio?

Digitalizar um negócio vai muito além da presença na internet. Digitalizar um negócio é sobre como a empresa usa a tecnologia no dia a dia para potencializar os resultados.

Nesse material, você vai acessar dicas importantes de como iniciar um processo de transformação digital em sua empresa. Conheça os benefícios que a digitalização pode proporcionar para uma empresa e confira o passo a passo para digitalizar o seu negócio.

Acesse o Material

7 – Estratégias para driblar inflação nas pequenas empresas

O cenário de alta inflação não prejudica apenas o consumidor final, mas também o empresário, que tem que encontrar um ponto de equilíbrio entre os custos cada vez mais altos e o poder aquisitivo do consumidor, que diminui a cada mês que passa.

Mas como minimizar os impactos do aumento de custos e ter uma empresa rentável? Nesse material, você irá conhecer estratégias para proteger sua empresa da inflação.

banner de fundo azul com ilustração de um notebook roxo no canto direito

8 – Como empreender com pouco dinheiro

Gerir um negócio ou fazer uma empresa existente crescer traz muitos desafios. Entre os principais, está empreender com pouco dinheiro, levando em consideração que os recursos financeiros para negócios iniciantes e microempresas podem ser escassos.

Para saber como enfrentar esse cenário, confira nesse material dicas para abrir um negócio utilizando pouco recurso financeiro.

9 – Como acertar na gestão do fluxo de caixa e no capital de giro

A gestão do fluxo de caixa de uma micro e pequena empresa é fundamental para o sucesso. Por isso, o empreendedor precisa se organizar, fazer o registro dos dados e acompanhar esses indicadores com frequência.

Nesse material você irá acessar dicas e orientações para auxiliar as empresas no planejamento do fluxo de caixa e na gestão do capital de giro.

Acesse Agora

10 – Planejamento: Como o Business Model Canvas pode ajudar na abertura da sua empresa?

O Business Model Canvas é uma ferramenta que muitos empreendedores usam para descrever, visualizar, avaliar e alterar um modelo de negócios por meio de um quadro.

Com as informações agrupadas, é possível ter uma visão geral do negócio e assim tomar decisões mais assertivas.

Nesse relatório de inteligência você vai conferir: Como montar um Business Model Canvas; Vantagens de usar a ferramenta; Outros modelos de Canvas e plataformas para preenchimento do quadro.

Confira Aqui

Sobre os conteúdos digitais

Estamos chegando ao fim dessa leitura. Esperamos que tenha gostado dessa lista de conteúdos digitais que foi elaborada a partir de dados de consumo dos materiais do Sebrae RS.

Aqui listamos alguns dos diversos conteúdos digitais que temos disponíveis sobre o universo do empreendedorismo. São materiais especializados e elaborados para auxiliar o empreendedor a pensar estrategicamente e tomar decisões de forma rápida e segura, a fim de utilizar as informações para se antecipar da concorrência e melhorar os resultados da sua empresa.

Entendemos que para tomada de decisões, é importante cada empreendedor fazer uma análise específica da sua empresa, conforme o momento atual para aplicar no seu negócio.

Caso o seu negócio necessite de auxílio para desenvolvimento e aplicação dessas temáticas ou outras aqui não citadas, não deixe de entrar em contato com o Atendimento Sebrae RS, seja de forma presencial ou nos canais digitais.

 

Gostou desse post?

Conteúdo escrito por:

Você também pode gostar de: