O Dia do Orgulho Nerd e as oportunidades para o mercado de games

O dia 25 de maio marca o Dia do Orgulho Nerd, também chamado de Dia do Orgulho Geek, uma data que tem objetivo de comemorar a cultura e o direito de ser um nerd, promovendo assuntos relacionados a tecnologia e games.

Atualizado em: Leitura: 3 minutosNível: Intermediário

Pessoas que gostam de tecnologia, games, quadrinhos e cultura pop são conhecidos como nerds, geeks ou gamers. Esse público tem participação significativa no mercado e projeções indicam crescimento em alguns mercados, como é o caso para os games. A indústria global de games movimentou US$ 197 bilhões em 2022, segundo a Statista, apresentando alta em relação aos US$ 184,9 bilhões registrados no ano anterior. A projeção da consultoria é que o mercado cresça, em média, 12,1% ao ano até 2027.

Continue a leitura para saber mais sobre o mercado de games e oportunidades para empresas.

Mercado nacional de games

Em 2022, o Brasil alcançou o posto de quinto maior mercado consumidor do planeta, com cerca de 101 milhões de jogadores, segundo a Newzoo. Hoje, o país é o maior mercado de games da América Latina, de acordo com a pesquisa da PwC.

  • O Rio Grande do Sul tem destaque nesse cenário, sendo o terceiro estado brasileiro em número de empresas e o segundo em faturamento.
  • Metaverso, e-sports e games mobile são áreas em destaque no setor.

Mercado no Rio Grande do Sul

O mercado gaúcho tem destaque no cenário brasileiro. É o terceiro estado em número de empresas desenvolvedoras de games e o segundo com maior faturamento. Dados da Associação de Desenvolvedores de Jogos Digitais do Rio Grande do Sul (AdJogosRS) mostram que, em 2021, o setor faturou R$ 78,5 milhões no estado, aumento de 19% em relação a 2020.

Perfil e comportamento dos consumidores

Confira a seguir o perfil dos consumidores do mercado de games:

Plataformas preferidas para jogar

  • Smartphone: 48,3%
  • Console: 20%
  • Computador: 15,5%
  • Notebook: 7,8%
  • Smart TV: 3,2%
  • Videogame portátil: 2,6%
  • Tablet: 2%
  • Outros: 0,7%

Perfil de gamers

É possível identificar alguns padrões de jogadores a partir do tempo e da frequência que jogam, do ímpeto a investir dinheiro, entre outros critérios.

  • Gamer iniciante: grupo composto em sua maioria por jogadores do sexo masculino, de 12 a 24 anos. É caracterizado pela disposição a jogar durante várias horas por dia, bem como pela variedade de estilos e plataformas.
  • Fandom gamer: grupo composto, majoritariamente, por mulheres. Sua característica é o consumo de conteúdo de influencers e celebridades sobre temas como beleza e estética. Os principais gêneros são de jogos estratégicos, música e dança e FPS (First-person shooter – jogos nos quais as armas aparecem pela perspectiva de quem está jogando).
  • Gamer dos esportes: grupo interessado, principalmente, por jogos de esporte e futebol, com uma média de jogo entre três e sete horas por semana. Composto por pessoas entre 12 e 19 anos e 65 a 75 anos.
  • Gamer veterano: grupo formado por homens mais velhos – entre 55 e 64 anos – que gostam de jogos de cartas e esportes. As plataformas mais utilizadas são o computador e o videogame.
  • Hard players: composto, majoritariamente, por homens que costumam jogar todos os dias por mais de duas horas diárias. Esse grupo tende a investir recursos financeiros para permanecer jogando.
  • Casual players: um grupo com distribuição próxima de homens e mulheres. Jogam entre uma e duas vezes por mês, por até duas horas.

menina com fone jogando videogame - mercado nerd

Oportunidade para pequenas empresas

Games Independentes

Também são conhecidos como jogos indie e são caracterizados, principalmente, pelo processo de desenvolvimento e divulgação ser feito sem recursos financeiros de terceiros. Ou seja, ao contrário de outros games, que são financiados por agências ou empresas, aqui o processo ocorre de maneira mais autônoma. Assim, os jogadores esperam por jogos diferenciados, que explorem diferentes recursos estéticos e de desenvolvimento. Fugindo de uma ideia ultrapassada de que jogos independentes não são lucrativos, vale lembrar que o Minecraft surgiu nesse modelo, sendo adquirido pela Microsoft após seu sucesso.

Games para Educação

São jogos voltados especificamente para o processo educativo. Têm como função primordial ensinar jogando. Podem ser para ensino regular, ensino de línguas ou mesmo para cursos de capacitação e ensino superior. Segundo levantamento da Abragames e da Apex, no biênio 2020/2021, essa categoria representou 30,1% dos games produzidos no Brasil.

Games Corporativos

Há um conjunto de jogos voltados para a realidade empresarial. Podem ter como objetivo capacitar para vendas, promover resolução de conflitos, engajar colaboradores, avaliar funcionários e gerar assimilação de novas rotinas. Podem ser jogos competitivos ou colaborativos.

Games de Marketing

Trata-se mais de uma modalidade de marketing do que de jogo propriamente. É o nome dado à estratégia de utilizar games como meio de propaganda das marcas. Isso pode ocorrer de maneira mais sutil, pela incorporação da marca no universo do jogo, ou de maneira mais explícita, como propagandas que interferem na experiência do jogador.

Games e Redes Sociais

A relação entre games e redes sociais pode ocorrer, pelo menos, de duas maneiras. Uma é encarando o próprio jogo como uma rede social. Nesse caso, a experiência do jogador ocorre de maneira interativa com outros jogadores. Pode-se criar avatares e até uma “realidade paralela”, como no The Sims. Outra opção é a incorporação de jogos em redes sociais que já existem, como ocorre com os jogos no Facebook, por exemplo.

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Conteúdo escrito por:

Sebrae
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