Mercado moveleiro: tendências para sair na frente!

Descubra as principais tendências do mercado moveleiro no Brasil e no Rio Grande do Sul para se destacar nesse setor dinâmico e competitivo.

Publicado em: Leitura: 2 minutos

Imagem destaque do blogpost do Sebrae RS sobre mercado moveleiro. Nela temos a imagem de um homem fazendo o detalhamento de uma cadeira. Ele está em pé, em frente a uma mesa com diversos papeis, amostras de cores e materiais. Na parede atrás dele existe um quadro com o detalhamento do móvel e mais amostras de tecidos.

O Brasil ocupa um lugar de destaque no cenário global do mercado de móveis, sendo o sexto maior produtor mundial de móveis e o 26º maior exportador. As exportações chegaram a impressionantes US$ 219,8 milhões apenas até abril de 2023. Nesse cenário, o estado do Rio Grande do Sul se destaca como um dos principais polos moveleiros do país.

Esses números ressaltam a importância de acompanhar as tendências internacionais para assegurar a competitividade e o crescimento do seu negócio no mercado moveleiro.

Entendendo o comportamento do consumidor no mercado moveleiro

Estar atento às tendências que influenciam os consumidores é crucial para o sucesso nesse mercado. São visíveis avanços significativos na utilização de algumas tecnologias como:  

  • Inteligência artificial e machine learning estão sendo utilizados para fornecer recomendações personalizadas aos consumidores.
  • Aplicativos de webrooming, que permitem aos clientes experimentar virtualmente os móveis nos ambientes que serão mobiliados, estão em ascensão. Isso permite uma avaliação realista de cor, material, textura e dimensões, garantindo uma melhor experiência de compra.
  • Estratégias omnichannel para integrar ofertas virtuais em lojas físicas e criar uma experiência de marca unificada, oferecendo consistência aos clientes, independentemente do canal de compra utilizado.

É fundamental que os profissionais do setor moveleiro estejam atentos a essas tendências tecnológicas para se manterem competitivos em um mercado cada vez mais digital.

Mas também é importante não esquecer de fazer o básico bem feito, como, por exemplo, bom atendimento ao cliente no pré e pós-compra, qualidade dos produtos e boa logística. Prestar atenção aos detalhes gera uma experiência positiva para os clientes de todos os setores.

Preferências de design

Os consumidores estão cada vez mais voltados para itens minimalistas, confortáveis e sustentáveis. Tendências como o design clean, o uso de cores neutras, a busca por móveis atemporais e versáteis estão moldando o mercado.

A compreensão dessas preferências pode ser a chave para o sucesso dos negócios no setor.

Tendência para o mercado moveleiro

As mudanças trazidas pela pandemia de Covid-19 reforçaram a importância de móveis que atendem às necessidades individuais dos consumidores. A transição do trabalho presencial para o home office aumentou a demanda por móveis adequados e confortáveis para o ambiente doméstico.

E quais as tendências para o mercado gaúcho?

No Rio Grande do Sul, o mercado moveleiro está novamente em ascensão em 2023. Entre as tendências observadas estão a personalização dos layouts, a integração de ambientes, a busca por soluções sustentáveis e a preferência por cores neutras e naturais, combinadas com diversas texturas e formas dinâmicas.

Preparamos um material completo para você que deseja conhecer mais sobre esse mercado e suas tendências. Para acessar, basta clicar aqui.

Banner com direcionamento para o conteúdo completo do blogpost do Sebrae RS sobre mercado moveleiro. Neles temo a ilustração de uma mulher com os braços cruzados. No lado direito da imagem temos a marca do Sebrae, a sinalização de material gratuito e o texto "Tendências do mercado moveleiro". Logo abaixo temos o botão que direciona para o download do conteúdo completo.

Gostou desse post?

Conteúdo escrito por:

Sebrae
Mais de 1 milhão de pequenas empresas transformadas no Rio Grande do Sul. Estamos juntos para evoluir e potencializar o seu negócio.

Você também pode gostar de: