Mapa de Comportamento Turista no Rio Grande do Sul

Especialista traz dicas de como utilizar o Mapa para potencializar o próprio negócio.

Atualizado em: Leitura: 3 minutos

Conhecer mais sobre o perfil e as motivações dos turistas que viajam ao Rio Grande do Sul é fundamental para a elaboração de estratégias criativas e eficazes pelo trade turístico. Para ajudar os empreendedores a encontrarem informações úteis no setor, nós aqui do Sebrae RS, em parceria com o Governo do Estado do RS e com a Wine Locals, lançamos o Mapa de Comportamento Turista do Rio Grande do Sul.

Conforme a Coordenadora de Turismo do Sebrae RS, Amanda Paim, o Mapa de Comportamento é uma ferramenta analítica que ajuda o trade turístico a entender melhor as motivações de viagem de quem vem para o Rio Grande do Sul. “O Mapa ajuda o setor a entender como o mercado está funcionando. A gente está fazendo uma quebra de paradigma em trazer essa provocação de entender o mercado antes de pensar a oferta”, explica Amanda. Em um bate-papo que você pode ouvir no decorrer deste artigo, Amanda apresenta alguns dos recursos da ferramenta e traz exemplos práticos para quem deseja melhorar os resultados utilizando esses dados.

Clique para ouvir na íntegra sobre o Mapa de Comportamento Turista no Rio Grande do Sul.

Comportamento do Turista - imagem da praia de Torres no RS

Os benefícios de trabalhar com o Mapa

Na avaliação de Amanda, as informações contidas no Mapa de Comportamento Turista do Rio Grande do Sul podem trazer cinco benefícios para os empreendedores que atuam no setor:
  1. Entender os principais perfis de consumidores;
    “As pessoas viajam, mas o que elas procuram nessas viagens? Esse é o primeiro ponto”, diz a especialista.
  2. Ajuda a qualificar o trade para entender melhor a oferta;
    “A gente mapeou 12 perfis. Assim fica mais fácil para um hotel, para um restaurante, para experiências turísticas pensarem qual é o perfil que eles atendem e o que está faltando para atender melhor esse perfil. Ou, se tem 12 perfis, qual perfil que não está sendo trabalhado e oferece oportunidade para um novo negócio, para um novo produto ou para uma nova experiência”, exemplifica Amanda.
  3. Fomenta o posicionamento das empresas e do poder público;
    “Hoje esse é um gap das empresas, dos municípios e das regiões turísticas. Eu estou trabalhando o turismo para quem? Quem é o meu público? Não existe essa clareza. O Mapa ajuda a fazer essa priorização e a deixar mais claro quem é que o meu negócio vai atender e qual é o perfil que o município turístico vai atender”, destaca.
  4. Estratégia de comunicação;
    “Se a gente tem clareza a ser ainda mais competitivo, entender qual é o perfil com o qual vai trabalhar ajuda a encontrar qual é o melhor formato de comunicação para esse público. Como esse consumidor compra? Com essa informação, a gente tem mais clareza para pensar nessa estratégia”, aponta Amanda.
  5. Partida para estratégias de CRM.
     Ajuda no relacionamento com o consumidor e na captação de leads.

Maior assertividade com a identificação de perfis e personas

O Mapa de Comportamento Turista do Rio Grande do Sul apresenta 12 perfis macro de turistas que são desdobrados em 34 personas e 46 motivações. Durante a entrevista, Amanda traz alguns exemplos desses desdobramentos. Ela esclarece o que diferencia um perfil de uma persona:

“O perfil é um comportamento mais básico, mais abrangente, enquanto a persona traz características mais específicas. O Mapa é uma evolução na forma de enxergar o consumidor, porque ele é o ponto de partida do trabalho. A gente entende que esse consumidor não é estanque, ele muda de acordo com o momento em que ele está”, afirma Amanda.

Comportamento do Turista - imagem de campo com arvores e neblina.

Dicas para usar bem o Mapa de Comportamento

Durante a entrevista, Amanda detalha os quatro critérios que devem ser utilizados nesta escolha dos perfis: relevância, legitimidade, diferenciação e atratividade. Depois de priorizar três perfis, a segunda dica da especialista é usar a criatividade para explorar novas possibilidades de trabalhar com esses públicos. “Fica fácil pensar novos produtos a partir do Mapa”, observa.

Acesse o Mapa e encontre informações relevantes para o seu negócio. Clique no botão abaixo para baixar.

Baixar Material

Gostou desse post?

Conteúdo escrito por:

Sebrae
Mais de 1 milhão de pequenas empresas transformadas no Rio Grande do Sul. Estamos juntos para evoluir e potencializar o seu negócio.

Você também pode gostar de: