Indústria do RS: como retomar os negócios?

Saber por onde começar nesse momento de retomada é essencial para o teu negócio. Confere as principais dicas para a tua indústria!

Atualizado em: Leitura: 4 minutosNível: Básico

A indústria do RS enfrenta um de seus maiores desafios das últimas décadas. Passados 3 meses dos eventos climáticas que atingiram praticamente todo o estado, os impactos causados pelas enchentes ainda são nítidos, mas, aos poucos, alguns setores começam a reagir e movimentar a economia gaúcha em direção à recuperação. 

No episódio #195 do podcast Plano de Voo, a jornalista e empreendedora Alexandra Zanella recebeu Fabiano Dallacorte, Especialista em Indústria no Sebrae RS, para um bate-papo sobre a retomada da indústria local. A conversa trouxe dicas valiosas de como os empreendedores do setor podem retomar suas rotinas de produção. Confere com a gente algumas delas abaixo, ou clica aqui pra ouvir o episódio na íntegra. 

O cenário atual da indústria gaúcha 

As enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul deixaram um rastro de destruição por quase todo o estado, afetando não só as estruturas físicas das indústrias gaúchas, mas também o acesso a insumos, algumas rotas importantes e até a mão de obra qualificada. Muitas empresas enfrentam dificuldades para voltar a produzir, enquanto outras, que não foram diretamente atingidas, sentem o impacto da perda de colaboradores e parceiros comerciais. 

Porém, o cenário começa e o setor começa a dar sinais de que, agora, o momento é de retomada. 

Retomada da Indústria 

Se o teu negócio precisa se recuperar, mas tu ainda tá buscando alternativas pra dar um empurrãozinho nessa jornada, confere algumas dicas: 

1. Avalia os danos:  

O primeiro passo é entender a extensão dos danos causados no teu negócio. Realizar uma avaliação detalhada vai permitir que tu tenha uma visão mais clara de tudo o que precisa ser pra retomar a tua produção e como priorizar essas ações, dentro das tuas possibilidades. 

2. Otimiza a tua produção:  

Adotar práticas de produção mais enxutas é uma estratégia que pode fazer toda a diferença no dia a dia do teu negócio. Implementar métodos como a Manufatura Enxuta, que aumentam a eficiência e minimizam desperdícios, se mostram ainda mais relevantes em períodos de dificuldade econômica. Ao adotar tais práticas, tu pode não só reduzir custos, mas melhorar o teu processo de produção, elevando a qualidade dos produtos ou serviços oferecidos. 

No episódio #195 do Plano de Voo, Fabiano Dallacorte cita como buscar melhorias contínuas e implementar indicadores de desempenho, como OEE (Overall Equipment Effectiveness), são importantes nesse contexto, já que ajudam a melhorar a eficiência dos equipamentos, gerando ganhos significativos pras produções.  

3. Investe em talento internamente:  

Uma das consequências das enchentes na indústria do RS é um aumento da escassez de mão de obra qualificada, já que diversos profissionais precisaram ou optaram por mudar seu local de residência. Se o teu negócio vem sofrendo com esse problema, nossa dica é considerar desenvolver programas de formação interna.  

Assim como empresas de tecnologia ao redor do mundo todo, capacitar profissionais da indústria internamente ajuda com que esses colaboradores desenvolvam habilidades mais específicas, atendendo de maneira mais eficiente as necessidades da tua empresa. 

4. Aposta na colaboração: 

Em tempos de adversidades, ter com quem contar é essencial pra encarar os desafios e seguir em frente. Nos negócios, buscar parcerias com outros empreendedores facilita a troca de informações e abre caminho pra novas oportunidades. Empreendedores que compartilham ações e recursos têm mais chances de superar os momentos difíceis, além de fortalecerem o setor industrial como um todo. 

Uma boa alternativa pra se conectar com empreendedores e outros pares de mercado é participar de eventos do teu setor. Neles, tu tem a chance de conhecer profissionais, produtos e serviços que podem fazer a diferença pro teu negócio. 

E quando o assunto é indústria, nossa dica é a Mercopar.

 

Mercopar 2024 

O maior evento de inovação industrial da América Latina é o lugar perfeito pra ficar por dentro de tudo que há de novo no setor da indústria e fazer conexões que geram negócios. 

Esse ano, a feira acontece de 15 a 18 de outubro, em Caxias do Sul, RS e promete reunir mais uma vez empresas, startups e profissionais do setor industrial para discutiras principais tendências do mercado, inovações e soluções tecnológicas pra indústria. Acessa aqui pra saber mais sobre a edição e como participar. 

A edição de 2023 do evento atraiu mais de 39 mil visitantes e teve como destaque as temáticas de digitalização, inovação, sustentabilidade e responsabilidade social e ambiental (ESG). Foram 625 expositores de XX países, sendo 86 startups. Ao final dos quatro dias, a Mercopar 2023 gerou mais de R$ 563 milhões em negócios, reafirmando a posição de destaque entre os eventos de inovação industrial do continente. 

Visitar a Mercopar 2024 pode ser a oportunidade que tu estava precisando pra te conectar com novas oportunidades, conhecer fornecedores e clientes potenciais, além de te atualizar sobre as tendências do mercado. Participa!

 

Conta com a gente na tua retomada 

A gente não tem como prever tudo o que vem pela frente, mas de uma coisa a gente sabe: o Sebrae RS tá do teu lado pra buscar as melhores soluções pro teu negócio, seja qual for o teu momento. 

Pra saber mais sobre a Mercopar 2024 e como participar, clica aqui e acessa o site oficial da maior feira de inovação industrial da América Latina. 

E pra continuar por dentro do universo do empreendedorismo, fica ligado no Plano de Voo, nosso podcast semanal que conversa com especialistas sobre o mundo da gestão de pequenos negócios para ajudar empreendedores em voos cada vez mais altos. Clica aqui pra ouvir os episódios! 

Gostou desse post?

Conteúdo escrito por:

Sebrae
Mais de 1 milhão de pequenas empresas transformadas no Rio Grande do Sul. Estamos juntos para evoluir e potencializar o seu negócio.

Você também pode gostar de: