Cobertura NRA: Confira as impressões dos empreendedores da imersão do Sebrae RS
O Sebrae RS levou 10 empreendedores gaúchos a Chicago para participar da NRA 2023 e aqui trouxemos as percepções e os aprendizados de alguns deles
Atualizado em: Leitura: 3 minutos
Depois de quatro dias de muita tecnologia, tendências e aprendizados sobre o presente e o futuro do setor de Alimentos & Bebidas, a NRA Show 2023 chegou ao fim.
A imersão do Sebrae RS levou 10 empreendedores de diferentes cidades do estado até Chicago para acompanhar a feira in loco.
Hospitalidade com o cliente e com colaborador, automação, alimentos baseados em plantas e comunicação foram alguns dos destaques dos participantes da NRA 2023. Confira!
Hospitalidade para todos
A quantidade de informação é esperada em um evento tão grande quanto a NRA, mas algumas coisas chamam a atenção, para 5 empreendedores que participaram da imersão do Sebrae RS na feira, a necessidade de olhar e pensar sobre a hospitalidade foi um diferencial.
É o que pensa André Vitor Caselani, do Doralice Cantinho Saudável: “Com a quantidade de informação, é difícil escolher um aprendizado só, mas eu ficaria a hospitalidade, não só com o cliente, mas também com o nosso publico interno, o colaborador”, disse.
Mesma linha de Gustavo Wiesel, do restaurante Toro, de Gramado, que considerou a forte tendência ao plant based (produtos com base de planta) e a preocupação cada vez maior com o colaborador como os grandes aprendizados.
E esse destaque para as pessoas era esperado, pelo menos por João Melo, do Restaurante Grambinus: “a tecnologia e a inovação me marcaram bastante esta NRA, mas o foco em pessoas é algo que esperávamos há muito tempo. Foco em hospitalidade, também ao publico interno, os colaboradores”, conta o empresário.
Diosefer dal Mora, da Drinkeria.Co, lembrou da frase “não é fazer para as pessoas, é fazer pelas pessoas”. Apesar de ser um apaixonado por tecnologia que viu “máquinas que fazem drinks, uma interatividade gigante, a lição de que ficou foi de que isso não substitui a mão de obra humana. Isso tenho que deixar bem claro, outro destaque a NRA foi a hospitalidade, fazer mais pelas pessoas”, afirmou o empreendedor. Mesma linha de Rafael Fagundes, do Eggs e do Sushi do Adão, que destacou a aplicação da automação somada à capacitação dos funcionários, sem substituição de um pelo outro.
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Robôs, plant based e o futuro
“Vimos muitas coisas, principalmente automação e plant based, e também hospitalidade, não só com os clientes, mas com os colaboradores. Mas o que mais me chamou atenção foi a automação. Não só com robôs, mas com a forma como utilizar máquinas, sistemas e softwares pra agilizar e contribuir com o teu negócio com as pessoas”.
O relato de Martina Letti, do Sushi do Adão, resumiu um pouco das tendências vistas nesta última NRA, de como a automação veio para ajudar e não para tirar o lugar dos trabalhadores. Bem como pensa Daniel Dalla Costa, da Dolce Gusto Confeitaria:
“Acho que toda a NRA, toda a feira, é um acúmulo de experiência e vemos que o a gente faz pode ser feito de uma maneira diferente. Sempre falo para os colegas que a nossa receita de bola não pode parar, tem que se adaptar conforme o momento. Por exemplo, os robôs como parte dos processos”
A importância da comunicação
A comunicação e a preocupação com a o que a sua marca representa também chamaram atenção de alguns dos empreendedores presentes na imersão do Sebrae na NRA 2023, como Camila Wait Hauck, da Bendita Horta, acredita que o uso da comunicação pode facilitar e deixar a experiência do consumidor melhor. Enquanto Douglas Musella, da Vincenzo Spaghetteria espera trabalhar o posicionamento de marca do seu estabelecimento.
Diogo Carvalho, do Destemperados, pela 1ª vez na imersão à NRA, acredita que saindo da nossa rotina, fazendo uma viagem e se conectando com pessoas diferentes, podemos encontrar soluções para os problemas: “Costumamos pensar que carregamos a cruz mais pesada, mas todas as pessoas com quem convivi e os palestrantes têm os mesmos problemas, independemente do país que tu estejas ou da instabilidade económica, e para todos esses problemas existe uma solução”, finaliza.
Já Fernanda Chies, do Empório Canela: compartilhou sua visão sobre a NRA destacando a oportunidade de troca com colegas de profissão: “Na verdade, aqui não tem lição completa, não tem receita mágica, nem aqui em Chicago, mas poder compartilhar nossas dores com os colegas da área é o que mais agrega, somando os detalhes. Eu acho que o ramo da gastronomia é feito de pequenos detalhes.”
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