Brasil Trade Lounge vai beneficiar MPEs

Uma iniciativa da ApexBrasil está abrindo portas internacionais para micro e pequenas empresas brasileiras, oferecendo uma chance única de participar de feiras globais ao lado de grandes companhias. Conheça o Brasil Trade Lounge!

Publicado em: Leitura: 2 minutos

Imagem destaque do blog post do Sebrae RS sobre o Brasil Trade Lounge

O Brasil Trade Lounge (BTL) é uma inovadora vitrine internacional criada pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). Ele tem como objetivo impulsionar a visibilidade de micro e pequenas empresas (MPEs) brasileiras em feiras comerciais ao redor do mundo.

Com um foco especial em produtos que destacam a brasilidade, sustentabilidade e saudabilidade, o BTL representa uma oportunidade sem precedentes. Nele as MPEs têm a oportunidade de expor seus produtos em um palco global, ao lado de algumas das maiores empresas do mercado.

Quem pode participar do Brasil Trade Lounge

O programa é aberto a empresas brasileiras produtoras de bens voltados aos setores prioritários da ação, especialmente aquelas classificadas como “não exportadoras” ou “iniciantes” no processo de exportação.

A iniciativa também se estende a empresas comerciais exportadoras (ECEs) brasileiras que possuem experiência em exportação e representação de produtos brasileiros no exterior, especialmente no complexo de Alimentos & Bebidas.

Calendário de eventos 2024

O Brasil Trade Lounge já tem confirmadas seis edições em 2024, marcando presença em importantes feiras comerciais internacionais. Cada evento é uma chance para as MPEs brasileiras se destacarem no cenário global, promovendo seus produtos e explorando novas oportunidades de negócios. Veja o calendário:

  • BTL Anuga Select Brazil 2024: de 9 a 11 de abril, uma oportunidade para empresas do setor de alimentos e bebidas mostrarem seu potencial na Alemanha.
  • BTL Saudi Food Show 2024: de 21 a 23 de maio, focado no mercado saudita, um dos mais promissores para o setor alimentício.
  • BTL Sial China 2024: de 28 a 30 de maio, abrindo portas no gigantesco mercado chinês para empresas brasileiras.
  • BTL Big 7 2024: de 11 a 13 de junho, uma chance de explorar o mercado africano e suas oportunidades.
  • BTL Summer Fancy Food 2024: de 23 a 25 de junho, nos Estados Unidos, ideal para empresas que buscam entrar no competitivo mercado norte-americano.
  • BTL Sial Paris 2024: de 19 a 23 de outubro, uma das maiores feiras de alimentos do mundo, oferecendo uma plataforma para as empresas brasileiras na França.

Como participar do Brasil Trade Lounge

Empresas interessadas devem ficar atentas às seleções divulgadas pela ApexBrasil, inscrevendo-se para cada BTL separadamente. Após a seleção, participarão de uma etapa nacional de negociações online, seguida pela representação internacional em um dos eventos selecionados.

Benefícios para MPEs

Participar do Brasil Trade Lounge vai além da oportunidade de exposição internacional. É uma chance de aprender, fazer networking e fechar negócios que podem transformar pequenas empresas em players globais. Além disso, a experiência e o conhecimento adquiridos ao participar de um evento internacional são inestimáveis, oferecendo insights sobre tendências de mercado, preferências do consumidor e estratégias de exportação eficazes.

Para micro e pequenas empresas brasileiras, o Brasil Trade Lounge é uma porta de entrada para o mundo, demonstrando que, com o apoio certo, o potencial de crescimento e sucesso no cenário internacional é ilimitado.

Fontes: Brasil Trade Lounge: entenda como nova estratégia da ApexBrasil beneficia micro e pequenas empresas. Apex. Acesso em 2024.

Gostou desse post?

Conteúdo escrito por:

Sebrae
Mais de 1 milhão de pequenas empresas transformadas no Rio Grande do Sul. Estamos juntos para evoluir e potencializar o seu negócio.

Você também pode gostar de: