Mercado pet: conheça 5 modelos de negócios para investir

O nosso país possui o terceiro maior mercado de produtos pet do mundo. Saiba como ganhar dinheiro nesse ramo.

Atualizado em: Leitura: 2 minutos

mulher loira sorridente segurando um cachorro peludo branco

Já pensou em investir no mercado pet? Pois saiba que o setor voltado para produtos, serviços e comércio de animais de estimação vem conquistando cada vez mais empreendedores entusiasmados com o aquecimento do mercado, que cresceu 27% em 2021 e atingiu R$ 51,7 bilhões.

E o pet shops de pequeno e médio porte representam a principal fonte de acesso aos produtos, com quase metade do mercado (48%), seguidos por clínicas e hospitais veterinários (18%), agro lojas (9,8%), varejo alimentar (8,6%), pet shops de grande porte (8,1%), e-commerce (5,4%) e clubes de serviço, conveniência, etc. (2,1%).

Pois é, se você está pensando em entrar para esse ramo, aproveite esta oportunidade e conheça alguns modelos de negócios para investir. 

São muitas as opções de negócios para investir no mercado pet, veja:

Alimentação

O segmento de alimentação pet foi o mais representativo do mercado pet em 2021, alcançando R$ 28,5 bilhões. Ou seja, produtos de pet food estão em alta e são uma ótima oportunidade de empreender. 

Mas, atenção: é necessária a autorização do Ministério da Agricultura e contratação de um veterinário ou zootecnista responsável pela tabela nutricional dos produtos que serão produzidos.

Acessórios

As roupas, bandanas, lacinhos, gravatinhas e brinquedos ganham o coração de quem é dono de pet. Por isso, investir no modelo de negócio de acessórios pode ser bem lucrativo. São várias as possibilidades, desde fantasias e roupas temáticas para datas comemorativas até os itens de luxo. 

O importante é oferecer acessórios voltados para o estilo dos donos, seus hábitos e atitudes, pois esse será o diferencial que criará a conexão entre dono e pet.

Pet shop móvel

O pet shop móvel é um tipo de serviço que pode ser bem lucrativo porque facilita muito a vida dos donos de pets. A ideia desse modelo de negócio é oferecer diversos produtos e serviços, incluindo banho e tosa, venda de acessórios e rações, tudo de forma itinerante.

Vale ressaltar que essa locomoção até o cliente também é uma forma de reduzir o estresse para os animais.

Dogwalker

As pessoas estão levando uma rotina cada vez mais corrida e, com isso, muitos donos de pet acabam não encontrando tempo durante a semana para dar aquele passeio com seus bichinhos. É nesse contexto que entra o trabalho dos dogwalkers (passeadores de cães). 

Essa é uma ideia de empreendimento bem acessível, já que não é preciso investir em um espaço físico para oferecer o seu serviço.

E-commerce

O segmento de e-commerce de pet shops cresceu muito no Brasil nos últimos anos. Só na primeira metade de 2021, esse crescimento foi 92% maior que no mesmo período do ano anterior.

Isso mostra que quem deseja se estabelecer no mercado deve investir nesse modelo de negócio na hora de divulgar seus produtos e serviços. 

Cenário de atuação para pet shops

Nós preparamos um vídeo sobre o cenário de atuação do mercado pet. Dê o play e confira:

 

Ah, e não para por aí! Aproveite para baixar o material completo sobre o tema. Tudo o que você precisa saber sobre pet shops está aqui.

banner azul para material sobre mercado pet

Gostou desse post?

Conteúdo escrito por:

Sebrae
Mais de 1 milhão de pequenas empresas transformadas no Rio Grande do Sul. Estamos juntos para evoluir e potencializar o seu negócio.

Você também pode gostar de: