Mercado do Rio Grande do Sul: conheça 5 segmentos de destaque Fique por dentro dos setores que movimentam a economia gaúcha

Atualizado em: Leitura: 2 minutos

Você sabe quais são os segmentos de destaque e que possuem maior número de empresas ativas no Rio Grande do Sul? E quais geram mais empregos? Pois é, entender o mercado em que estamos inseridos é fundamental para guiar nossos negócios rumo ao sucesso.

De acordo com o Data Sebrae, a economia do Rio Grande do Sul é movida, em sua maior parte, por serviços e comércio. Esses setores representam 78% das empresas ativas e compreendem os vinte segmentos que mais se destacam na economia do estado.

Com toda essa importância no cenário econômico gaúcho, elaboramos um conteúdo especial para traçar um panorama do mercado do Rio Grande do Sul, com informações detalhadas sobre esses segmentos.  Continue a leitura e confira os 5 primeiros colocados neste ranking. 

Antes de tudo, um panorama geral do mercado

O Rio Grande do Sul é a quarta economia do Brasil pelo tamanho do Produto Interno Bruto (PIB), chegando a R$ 473 bilhões em 2020 (6,4% do PIB nacional). Em número de empresas ativas do ramo de serviços e comércio, o Rio Grande do Sul ocupa o 5º lugar no ranking brasileiro. 

Segmentos de destaque: posição do Rio Grande do Sul no ranking dos estados com mais empresas

5 segmentos de destaque na economia gaúcha

Agora que você já entendeu a grande relevância do Rio Grande do Sul no ranking dos estados com mais empresas dos setores de serviços e comércio, chegou a hora conhecer os 5 segmentos de maior sucesso no cenário econômico gaúcho.

1° Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios 

Número de empresas ativas: 73.903

Cidades com mais estabelecimentos:

  • 1º Porto Alegre: 59%
  • 2° Caxias do Sul: 23%
  • 3° Canoas: 8%

 2° Cabeleireiros, manicure e pedicure

Número de empresas ativas: 46.162

Cidades com mais estabelecimentos: 

  • 1º Porto Alegre: 64%
  • 2° Caxias do Sul: 21%
  • 3° Canoas: 15%

3° Obras de alvenaria

Número de empresas ativas: 44.283

Cidades com mais estabelecimentos:

  • 1º Porto Alegre: 59%
  • 2° Caxias do Sul: 24%
  • 3° Canoas: 18%

4° Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios – minimercados, mercearias e armazéns 

Número de empresas ativas: 30.789

Cidades com mais estabelecimentos:

  • 1º Porto Alegre: 59%
  • 2° Pelotas: 23%
  • 3° Rio Grande: 19%

5° Promoção de vendas

Número de empresas ativas: 30.121

Cidades com mais estabelecimentos: 

  • 1º Porto Alegre: 64%
  • 2° Caxias do Sul: 23%
  • 3° Pelotas: 14%

Conheça a lista completa dos 20 segmentos que mais se destacam na economia gaúcha. Basta acessar a parte 1 do nosso conteúdo especial: Panorama do Rio Grande do Sul. É totalmente gratuito, aproveite!

banner para o material diagnóstico empresarial

Segmentos que mais geram empregos no Rio Grande do Sul

Em termos de geração de emprego, o setor de comércio e serviços também ocupa o primeiro lugar. Todos os vinte segmentos com maior número de empresas ativas no estado obtiveram saldo positivo na geração de empregos em 2021. Vale ressaltar que muitas dessas empresas estavam se recuperando de um saldo negativo em 2020, como resultado da pandemia.

Saiba mais detalhes sobre o cenário e o desempenho dos segmentos na geração de empregos no estado.  Acesse a parte 2 do nosso conteúdo especial: Panorama do Rio Grande do Sul.

divulgação do panorama de mercado do Rio Grande do Sul parte 2

Conteúdo escrito por:

Sebrae
Mais de 1 milhão de pequenas empresas transformadas no Rio Grande do Sul. Estamos juntos para evoluir e potencializar o seu negócio.

Tags do post:

mercado gaúcho panorama potencial de mercado potencial gaúcho principais segmentos

Você também pode gostar de: