Mercado de beleza: a relação entre meio ambiente e bem-estar

Conheça as maiores preocupações dos consumidores atuais do mercado da beleza.

Publicado em: Leitura: 2 minutos

uma mulher segurando um cosmético barra em uma loja de produtos de beleza

 

O Brasil é o quarto maior mercado de beleza do mundo e, esse mercado sozinho é responsável por aproximadamente 4% do PIB nacional. Só em 2020, mesmo com a pandemia, o faturamento do setor passou de R$ 120 bilhões.

Esse setor soube se posicionar dentro do mercado digital e da nova realidade de consumo durante a pandemia se mantendo bastante ativo.

Muitos influenciadores digitais que trabalham com o mercado de beleza, se tornaram, além de usuários, empreendedores com suas marcas próprias. 

O comportamento dos consumidores do mercado de beleza

O perfil do consumidor atual tende a se envolver mais em causas sustentáveis e procuram consumir mais de empresas com propósito e que se preocupam com o meio ambiente. 

Hoje, o valor fala mais alto que o preço e não basta ter apenas um serviço essencial ou um produto com lançamento impactante nas redes sociais. É preciso pensar no processo do início ao fim, levando em consideração os impactos que ele causará na saúde e bem-estar de quem consome.

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As maiores preocupações dos consumidores

Saiba o que pode ser decisivo na hora da compra do consumidor atual:

Sustentabilidade

A preservação do meio ambiente e a utilização de ingredientes naturais não nocivos à saúde são umas das maiores preocupações dos consumidores. Produtos sustentáveis costumam ser sólidos, veganos e com embalagens biodegradáveis.

A redução de resíduos é uma pauta muito importante quando o assunto é sustentabilidade. Sendo assim, produtos eficientes produzidos com menor uso de recursos naturais, costumam chamar a atenção dos clientes.

União de beleza, saúde e bem-estar

A busca não é mais apenas pela beleza. É, também, pela nutrição e cuidados capazes de preservar a pele e os fios, sem agredir o meio ambiente e pensando no processo da concepção ao descarte.

Sendo assim, os produtos que apresentam propriedades terapêuticas e procedimentos que unem saúde e beleza, com comprovação científica, são os que ganham mais destaque para os consumidores. 

Propósito das marcas

Uma embalagem bonita ou uma propaganda com famosos que estão em alta não são mais suficientes para fidelizar clientes. Os consumidores buscam identificação com os valores da marca. Mais do que nunca, é preciso ser honesto e direto na comunicação com seus clientes.

As pessoas como elas são

Outra mudança significativa no universo da beleza é a autoaceitação. Pessoas reais, skin care, maquiagens minimalistas e beleza afro seguem em alta. É a tendência da valorização da naturalidade e do empoderamento. Deixa-se de lado a ideia de beleza universal e volta-se a valorizar a busca pela aparência que satisfaça os próprios padrões, e não algo imposto pela sociedade.

 

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Conteúdo escrito por:

Sebrae
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