MEI

Como vender mais sendo MEI

Dicas práticas para vender mais sendo MEI e impulsionar as vendas com estratégias simples e eficientes.

Atualizado em: Leitura: 3 minutosNível: Intermediário

Pra quem é MEI, que tem uma operação mais enxuta e muitas vezes depende de canais de venda diretos, algumas estratégias podem fazer toda a diferença para conquistar clientes e melhorar os resultados. A seguir, confere algumas dicas práticas e focadas para te ajudar a vender mais sendo MEI e te destacar no mercado.

1.Cria promoções e ofertas para conquistar o cliente

Promoções e descontos são sempre atrativos, especialmente quando o orçamento das pessoas está apertado. Portanto, para vender mais sendo MEI, pensa em estratégias como brindes ou descontos progressivos — por exemplo, “compra dois, leva três” ou descontos de 10% a partir de um determinado valor de compra. Essas ações incentivam o cliente a comprar mais sem comprometer a tua margem de lucro.

2. Capricha na preparação do estoque 

Para garantir boas vendas, o planejamento de estoque é essencial. Dessa forma, analisa quais foram os produtos ou serviços mais procurados pelos teus clientes. Com essa informação em mãos, tu te prepara melhor para atender à demanda. É importante, ainda, evitar sobrecargas de estoque, então ajusta teu inventário conforme as expectativas de venda considerando o média do que sai a cada mês.

Dica: prepara kits de produtos ou cria combos especiais para presente, que podem ser ligados à datas comemorativas, por exemplo. Os clientes valorizam a praticidade, e essa estratégia pode te ajudar a vender mais e reduzir estoques.

3. Investe no marketing digital (mesmo com baixo orçamento)

O marketing digital pode ser o teu grande aliado, especialmente nas redes sociais, que são canais eficazes e acessíveis. Portanto, investe em conteúdos simples, mas impactantes, como fotos dos produtos, depoimentos de clientes ou demonstrações de uso. Além disso, posta com frequência, mostrando aos seguidores como o teu produto ou serviço pode fazer a diferença.

Usa o Instagram, Facebook e até o WhatsApp para divulgar tuas ofertas, compartilhar feedbacks de clientes e criar stories mostrando os bastidores do teu trabalho. A transparência e a proximidade ajudam a conquistar a confiança dos clientes.

4. Simplifica o pagamento e oferece facilidades

Oferecer opções de pagamento variadas e simples pode fazer uma grande diferença na decisão de compra do cliente. Assim como investir em formas de pagamento digitais e parcelamento — mesmo que limitado — pode aumentar as chances de fechamento de venda. Para isso, aplicativos para celular como PicPay, Mercado Pago, ou PagSeguro têm opções práticas e seguras para o MEI, que também conseguem receber via link de pagamento e parcelar diretamente com o cliente.

5. Aposta em atendimento diferenciado 

O atendimento é um grande diferencial para ti vender mais sendo MEI. Portanto, te lembra de responder rapidamente aos clientes, seja pelo WhatsApp, Instagram, ou pessoalmente. Um atendimento acolhedor, que transmite confiança e empatia, aumenta as chances de fidelização e até de indicações. Afinal, esse é um dos teus maiores trunfos como MEI: oferecer um contato próximo e personalizado. Lembra que o tempo de quem está comprando é precioso, então seja direto, gentil e ágil no atendimento.

6. Mostra o valor do teu produto ou serviço

Para te diferenciar, mostra como o teu produto ou serviço pode agregar valor. Para isso, cria uma narrativa que ajude o cliente a visualizar o benefício que ele terá ao comprar de ti. Por exemplo, se tu vende artesanato, destaca o valor único de algo feito à mão, com cuidado e dedicação. Se o teu foco é em prestação de serviços, mostra como ele pode tornar o dia a dia do cliente mais prático e sem preocupações.

7. Aproveita o espírito de comunidade 

Os consumidores gaúchos normalmente são mais receptivos a apoiar negócios locais e a buscar alternativas sustentáveis. Portanto, aproveita essa onda e destaca o fato de ser um negócio local, comprometido com a economia da região. Deixa claro que cada venda é uma forma de investir no próprio bairro ou cidade, o que aumenta as chances de empatia e engajamento do público.

8. Personaliza o pós-venda 

Por fim, mesmo após a compra, continua investindo no relacionamento com o cliente. Enviar uma mensagem de agradecimento e perguntar sobre a satisfação com o produto ou serviço é uma atitude simples, mas que gera uma boa impressão. Esse contato também pode abrir portas para futuras indicações ou para fidelizar o cliente para as próximas compras.

Bora colocar as dicas em prática?

Com essas dicas práticas e adaptadas para o teu negócio, esperamos que tu, MEI, consiga aproveitar as oportunidades e tenha um crescimento nas vendas. E pra dar um empurrãozinho, acessa nossa página especial para MEI. Nela tu encontra eventos sobre gestão financeira, marketing e vendas e declaração do imposto de renda, além de conteúdos e soluções práticas escolhidos pra te ajudar no dia a dia.

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Conteúdo escrito por:

Sebrae
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