O que você precisa saber para se tornar um MEI
O Sebrae RS mostra como a formalização de MEI é simples e rápida, além de lhe ajudar no processo
Atualizado em: Leitura: 2 minutos
Ser dono do próprio negócio é mais fácil do que se imagina e para quem quer ingressar nessa jornada de forma individual, sem grandes investimentos e estrutura, a categoria Microempreendedor Individual – MEI – é a melhor opção.
Desde 2008, ela permite que uma pessoa que trabalhe por conta própria possa ser formalizada e considerada um empresário que pode ainda contratar um funcionário para atuar junto à empresa.
O que é necessário para realizar o registro?
Para iniciar o processo de registro da sua empresa MEI, é obrigatória a criação de uma conta na plataforma de serviços públicos digitais do Governo Federal. Para a criação da conta é necessário acessar www.gov.br e inserir dados como CPF, RG, data de nascimento, celular, e-mail, entre outras informações pessoais.
Importante: para iniciar o registro como MEI, sua conta Gov deve estar ativa com selo de confiabilidade prata ou ouro. Saiba mais sobre os selos de confiabilidade do Governo Federal, clicando aqui.
Após criar sua conta e realizar o login na plataforma gov.br, você precisará ter em mãos:
- Comprovante de endereço residencial;
- Comprovante de endereço comercial (caso tenha);
- E a descrição da ocupação/atividade que atuará na empresa MEI.
O processo é prático e gratuito!
Obter o registro de MEI é fácil, simples e rápido. E o melhor: gratuito. Para se ter uma ideia, ao completar o cadastro, você já é um Microempreendedor Individual, dada a simplicidade e agilidade do processo. O cadastro é realizado no Portal do Empreendedor, que encontra-se dentro do site do Governo Federal.
O Sebrae RS facilita ainda mais a sua missão de se tornar MEI – basta clicar aqui ou na imagem abaixo para ter acesso ao material de auxílio!
Esteja atento às exigências…
Há alguns requisitos para obter a classificação de Microempreendedor Individual. Além de poder ter apenas um funcionário, é necessário que o negócio tenha faturamento anual máximo de R$ 81.000,00 ou R$ 251.600,00, a depender do tipo de atividade. Como diz o próprio nome, a empresa é individual. Ou seja, não pode ter nenhum sócio. Assim como o dono do MEI não pode ser sócio, administrador, ou titular de outra empresa.
O Sebrae RS pode te ajudar!
Como em toda a situação, o Sebrae RS está sempre ao lado do empreendedor e nesse caso não é diferente. A organização pode lhe ajudar a definir o seu perfil do seu negócio, seja como MEI, Micro ou Pequena Empresa.
Veja também: Quer vender mais na Black Friday? Saiba como
Leia também: Em 6 tópicos, saiba o que o Sebrae RS faz para te ajudar com a empresa
Gostou desse post?
Conteúdo escrito por: