Tatuagem pelo olhar dos usuários de redes sociais

Esse assunto divide opiniões: uns amam, outros nem tanto. A arte corporal permanente tem se tornado cada vez mais popular, ainda mais entre os usuários das redes sociais. Descubra o que eles falam sobre tatuagem.

Publicado em: Leitura: 2 minutos

Imagem destaque do blogpost sobre tatuagem nas redes sociais.

Você já deve ter reparado, ao andar pelas ruas da cidade, na quantidade de estabelecimentos de tatuagem e body piercing. De acordo com o Sebrae, no comparativo entre o primeiro trimestre de 2019 e o mesmo período de 2022, houve um aumento de 58% de MEIs nessa atividade, em pequenos negócios, esse crescimento foi de 53,3%. 

O Rio Grande do Sul, segundo o Data Sebrae, ocupa a quarta colocação entre os estados com o maior número de estabelecimentos ativos que oferecem serviços de tatuagem e piercing, ficando atrás apenas de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Esse desempenho é compatível com o movimento do mercado global da indústria de tatuagem, que tem previsão de crescimento de 8% ao ano, de acordo com a IBIS World.

A tatuagem e os brasileiros

Ocupando a nona posição entre as nações com mais pessoas tatuadas, o Brasil possui 22% da sua população com a arte corporal permanente, como aponta o centro de pesquisa Dalia. As três principais motivações para tatuar o corpo são: 

  • Comemoração de um marco (31,4%);
  • Embelezamento do corpo (28,5%);
  • Expressão da individualidade (11,9%).

O que os usuários comentam nas redes sociais

Com tanta gente tatuada e/ou interessada no assunto, é normal que as redes sociais tenham muito conteúdo sobre essa temática. Por isso, fomos até as redes sociais (Instagram, Twitter e Youtube) buscar comentários dos usuários sobre tatuagem.

Dentre as publicações analisadas, temos a diferença de tipos de usuários:

  • 77,4% são usuários comuns, consumidores;
  • 11,7% são tatuadores;
  • 8,2% são estúdios;
  • 2,7% são blogs e/ou influenciadores.

Usuários e consumidores

Com o maior número de publicações analisadas, os usuários e consumidores costumam falar em suas redes sociais sobre a dificuldade de encontrar bons tatuadores, biossegurança e experiências. Eles também utilizam o digital para buscar indicações, orientações e informações sobre estilos de tatuagem.

Tatuadores e estúdios

Chegando a quase 20% das publicações analisadas pela pesquisa, profissionais do mercado de tatuagem costumam publicar fotos das artes finalizadas, orientações sobre os serviços e dicas.

Outros perfis

Além dos consumidores e empreendedores, blogs e influenciadores publicam ideias de artes para serem tatuadas, além de divulgar trabalhos de tatuadores e comentarem tendências do mercado.

O que fazer para se destacar no mercado de tatuagem

Com o mercado em crescimento, apostar em marketing de conteúdo é uma estratégia que pode dar bons resultados quando planejada e executada da forma correta.

Se você quer saber mais sobre esse mercado e receber mais dicas valiosas de como se destacar, acesse abaixo o material completo e gratuito com os resultados da pesquisa em redes sociais.

Banner com direcionamento para o material completo da pesquisa em redes sociais sobre tatuagem.

Gostou desse post?

Conteúdo escrito por:

Sebrae
Mais de 1 milhão de pequenas empresas transformadas no Rio Grande do Sul. Estamos juntos para evoluir e potencializar o seu negócio.

Você também pode gostar de: