Varejo: tendências e inovações para ficar de olho

A pandemia da covid-19 trouxe mudanças significativas para o universo do varejo. A forma de consumir não é mais a mesma.

Publicado em: Leitura: 2 minutos

homem sorridente segurando um tablet com uma loja ao fundo

 

Comportamentos que estavam sendo inseridos aos poucos na rotina dos consumidores ganharam força e, com isso, o consumo tornou-se mais tecnológico e consciente.

Diante desse novo cenário, o segredo para as empresas manterem a competitividade está na inovação. Assim, quem trabalha no varejo precisa se atentar às tendências que chegaram para ficar. Continue a leitura e acompanhe as novidades do mercado de varejo.

Presença digital

Estar presente nos canais digitais é imprescindível para aumentar as vendas e fidelizar clientes. Afinal, é por meio da internet que a maioria das pessoas estão procurando por produtos e serviços, comparando preços e entrando em contato com as marcas. E, claro, o mais importante: realizando suas compras.

Clique aqui para acessar o material e aprender mais sobre a importância de investir em canais digitais.

banner para material do Sebrae RS - tendências de varejo

Varejo híbrido

O varejo híbrido é também chamado de figital — que consiste na junção do físico com o digital. E essa integração permite que as experiências de compras sejam especiais. Nesse contexto, os clientes podem, por exemplo:

  • Comprar produtos online e retirar na loja física;
  • Experimentar produtos (virtualmente) com a ajuda da inteligência artificial;
  • Conhecer produtos na loja física e comprar online;
  • Acessar informações por meio de QR Codes inseridos nas etiquetas dos produtos.

Conheça mais sobre o figital e o futuro do varejo de moda. Acesse o material aqui.

banner para material do Sebrae RS - tendências de varejo

Consumo Low Contact

A NRF é a maior feira de varejo do mundo e, na sua edição de 2022, trouxe muitas tendências voltadas para a inovação no setor. Um dos destaques do primeiro dia de evento foi o consumo Low Contact. Esse tipo de estratégia permite que as pessoas possam interagir com as lojas de maneira mais autônoma e agilizada, sem a necessidade de atendimento humano. Graças a tecnologia, os equipamentos estão tornando-se suficientes o bastante para suprir as necessidades de atendimento nas lojas.

Para saber mais sobre essa tendência e conhecer mais insights da NRF para o varejo, acesse o material aqui

banner para material sobre tendências de varejo

O planejamento está sempre em alta

Um bom planejamento é essencial para inúmeros aspectos que envolvem um negócio, inclusive para  o aproveitamento das datas comemorativas. Sim, também é preciso planejar para lucrar com as vendas sazonais. Foi pensando nisso que desenvolvemos um material sobre as datas especiais para o varejo. Além de aprender a planejar, você também vai conhecer mais tendências para o setor. Clique para acessar. 

banner para blog de conteúdo sobre datas comemorativas - tendências de varejo

Gostou desse post?

Conteúdo escrito por:

Sebrae
Mais de 1 milhão de pequenas empresas transformadas no Rio Grande do Sul. Estamos juntos para evoluir e potencializar o seu negócio.

Você também pode gostar de: