O amor está nos negócios! Prepare-se para o Dia dos Namorados
Aproveite o Dia dos Namorados e outras datas comemorativas para impulsionar o seu negócio.
Atualizado em: Leitura: 3 minutosNível: Intermediário
No Brasil, o dia 12 de junho marca o Dia dos Namorados, que celebra o amor de todos os tipos de casais. Assim, movimenta um mercado amplo em termos de idade, gênero e preferências. A decoração com corações já é tradicional para o período, podendo ser incrementada com cupidos e flechas e até mesmo selfies de casais apaixonados.
Para uma data que movimenta bastante o varejo é preciso planejar um mix de produtos, tanto femininos quanto masculinos. Artigos intimistas, criativos e personalizados que contenham a história do casal fazem sucesso. A elaboração de kits para diferentes tipos de casais – inclusive os homoafetivos – também é uma pedida para a data.
Em 2024, as vendas on-line de pequenas e médias empresas (PMEs) apresentaram um aumento de 20% em comparação ao ano anterior, alcançando um faturamento de R$262,5 milhões frente aos R$189,5 milhões registrados em 2023, de acordo com dados da Nuvenshop. Os setores que se destacaram foram: relojoarias e joalherias (crescimento de 40%); floriculturas (30,7%); e restaurantes (30,6%).
Saiba como impulsionar as vendas de forma sazonal
Além das vendas no dia dos namorados, outras datas comemorativas são essenciais para o calendário das empresas e é necessário planejamento para aproveitar os períodos do ano com forte apelo comercial a fim de atrair e fidelizar os clientes. Escolher as datas que se adaptam melhor ao seu negócio e ter um plano prévio, identificando desafios e oportunidades, é o primeiro passo. Além disso, toda a equipe deve estar envolvida nesse processo para que haja comprometimento e tudo saia conforme o idealizado.
Tendências de consumo para o ano de 2025
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Consumo intencional e transformação do consumidor: o consumidor de 2025 está mais consciente e intencional, buscando produtos que equilibram custo-benefício com valores sustentáveis e inovação. Esse “smart consumer” valoriza conveniência, alinhamento com seus princípios e escolhas de compra mais responsáveis.
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Polarização financeira e diversificação de ofertas: a diferença entre consumidores financeiramente estáveis e vulneráveis se intensifica, exigindo que o varejo adapte suas estratégias. Empresas precisam oferecer alternativas que atendam tanto ao consumidor premium quanto ao de orçamento limitado.
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Sustentabilidade ampliada e responsabilidade social: o conceito ESG (ambiental, social e governança) se expande, abordando questões ambientais, diversidade, inclusão e bem-estar social. Em 2025, os consumidores esperam que as empresas assumam um papel ativo na resolução de problemas globais e no impacto positivo da sociedade.
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Revolução da Inteligência Artificial: a IA continua transformando o varejo, permitindo uma personalização avançada, eficiência operacional e novas experiências de compra. Em 2025, transparência e confiança na utilização da IA tornam-se fundamentais, com as marcas construindo relações mais sólidas com os consumidores.
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Orientação por dados no varejo: a tomada de decisões orientada por dados torna-se essencial. Com tecnologias de análise avançada, o varejo fica mais preciso, usando dados para entender o comportamento dos consumidores e personalizar ofertas, melhorando a experiência de compra e a eficiência operacional.
Como aproveitar as datas comemorativas da melhor forma?
Planejamento anual
O recomendado é que, já no começo do ano, você mapeie todas as datas que são relevantes para seu negócio, bem como estipule quanto tempo será necessário para que consiga organizar as ações que serão realizadas. Ao analisar quais são as datas importantes para sua empresa, você será capaz de estruturar suas ações com antecedência. Também é importante que você consiga visualizar mensal e semanalmente seu cronograma.
Sazonalidade
Tenha atenção às sazonalidades, mas busque oportunidades inusitadas. É fundamental estar ciente do que está acontecendo no mercado e se preparar para demandas inesperadas. É importante você estar atento aos programas de televisão, redes sociais e mundo do entretenimento, pois eles também trazem algumas oportunidades de novas ações a serem executadas.
Como montar uma estratégia de marketing para as datas comemorativas?
Após ter seu planejamento e suas metas definidas, é hora de comunicar a seu cliente as ações das datas comemorativas! O marketing integra as ações de divulgação que a empresa desenvolve para chamar a atenção dos clientes e de conquistar novos consumidores. Aqui vão algumas ações eficazes para que você garanta as vendas:
- Seja criterioso quanto à escolha das datas comemorativas;
- Faça um cronograma completo;
- Levante os recursos necessários e faça parcerias;
- Defina uma mensagem para as campanhas;
- Faça divulgações.
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