Marque presença nos canais digitais e aumente suas vendas

Conheça os canais mais utilizados pelas empresas em suas estratégias.

Atualizado em: Leitura: 4 minutos

A presença nos canais digitais tem se tornado uma estratégia necessária para as empresas que querem se manter competitivas no mercado. Isso porque a nossa vida tem sido pautada no que vivenciamos na internet e é por meio dela que comparamos preços, descobrimos mais sobre produtos e serviços, além de entrar em contato com as marcas. 

Ou seja, pensar estrategicamente em cada passo da relação entre marca e consumidor no mundo digital é fundamental.

Os canais digitais mais utilizados pelas empresas

Marketplace: funciona como um shopping center online e oferece produtos de diversas marcas. Grandes lojas como Amazon e Magazine Luiza são responsáveis por essas plataformas que conectam os consumidores a diferentes empresas. Outra plataforma que ganhou muito destaque nos últimos anos foi a Shopee que, em maio de 2024, se tornou o segundo marketplace mais acessado do Brasil. Uma das grandes vantagens do marketplace para as pequenas empresas é poder desfrutar do alcance e da credibilidade desses grandes sites para conseguir visibilidade.

E-commerce: um dos canais de vendas online mais conhecidos, é basicamente uma loja virtual. Nesse caso, a loja pertence a uma única marca, que é responsável pela venda. Por isso, é muito importante investir em um ambiente virtual seguro, para garantir a segurança dos consumidores no momento da compra. 

Social Commerce: esse tipo de comércio acontece diretamente nas plataformas de redes sociais, como Facebook, Instagram ou WhatsApp. Uma das suas grandes vantagens é que não se limita apenas às compras, pois também promovem momentos de interação, facilitando a troca de informações sobre produtos e serviços com os clientes. Outro ponto favorável é que as redes também permitem que os consumidores emitam suas opiniões e classifiquem a qualidade dos produtos e do atendimento.

As vendas nas redes sociais

Segundo um levantamento feito pela We Are Social em conjunto com a Meltwater,  há mais de 5 bilhões de usuários de redes sociais espalhados pelo mundo. Esse número representa uma grande oportunidade para marcas que vendem no digital.

E as mudanças no comportamento dos consumidores sugerem que grande parte desses usuários das redes têm optado por comprar por esses canais por diversos motivos, como: preço, rapidez, fácil acesso a mais informações sobre os produtos, entre outros.

Conheça as redes sociais mais utilizadas pelos empreendedores brasileiros:

  • Facebook: nela os clientes podem comprar diretamente nas postagens. Ao trazer sua empresa para a plataforma, você passará por um processo de integração, vinculará suas contas comerciais, definirá suas opções de envio e política de devolução, assim como designará uma conta bancária para seus pagamentos.
  • Instagram: com mais de um bilhão de usuários ativos em todo o mundo, a rede social conquista cada vez mais espaço como canal de vendas. De acordo com dados da própria plataforma, a cada mês, 90 milhões de contas usam hashtags em publicações com a intenção de encontrar algum produto na rede. Além disso, depois que foi integrada ao grupo da Meta, também é possível fazer compras diretamente pela rede social.
  • WhatsApp: o aplicativo de mensagem mais popular no Brasil não é apenas um aplicativo de mensagem. É com ele que muitos negócios, especialmente os iniciantes, podem alcançar clientes e vender sem ter o custo de criar e manter um e-commerce. É um canal rápido e prático, mas exige atenção e agilidade no atendimento. Mensagens programadas através de chatbots podem ser grandes aliadas dos negócios nesta rede. Além disso, manter um catálogo atualizado na descrição do APP também pode ser uma comodidade para conquistar o cliente.

Boas práticas para vender pelo WhatsApp

É preciso prestar muita atenção e ter cuidado ao usar o WhatsApp para vendas digitais, algumas boas práticas são:

  • Não dispare spam;
  • Teste bem o chatbot antes do uso;
  • Explore e utilize os recursos do aplicativo;
  • Seja rápido nas respostas.

Benefícios dos canais digitais para a estratégia dos negócios

Existem diversos benefícios de utilizar canais digitais dentro da estratégia de um negócio que vai além das vendas. Conheça:

  • Visibilidade: fundamental para construir uma boa reputação, aumentar o reconhecimento da sua marca e alcançar mais clientes. Estar presente no mundo digital vai além das redes sociais; é preciso ser ativo em diversos canais para se destacar e ser relevante.
  • Fidelização: as ferramentas digitais de comunicação aproximaram clientes de empresários. Com isso, a empresa consegue oferecer um produto ou serviço que possui valor percebido pelo consumidor, conforme o que ele procura. O objetivo é fazer com que se torne fiel à marca e, posteriormente, acabe se transformando em um promotor.
  • Credibilidade e posicionamento: o posicionamento é o caminho que a empresa deve seguir para que seja vista pelo público-alvo de maneira diferenciada. Uma empresa ativa em canais digitais consegue comunicar melhor sua missão e seus valores, ajudando o cliente a internalizar seus princípios e entender a marca de forma mais profunda.

Aumento nas vendas

O aumento nas vendas é uma consequência de todos os benefícios anteriores: a presença mais forte nos canais, o posicionamento como uma empresa que gera valor e que pensa no cliente conduz à melhoria nos relacionamentos. Isso, por sua vez, facilita a negociação, pois o cliente já entende o que ela oferece e como solucionará seu problema.

A jornada de compra nos canais digitais e o caminho para a fidelização

A jornada de compra do consumidor está mais complexa e dinâmica do que nunca. Ao invés de seguir um caminho linear, como era feito anos atrás, os consumidores exploram diversas opções e tomam decisões em diferentes momentos. 

Compreender essa jornada é fundamental para as empresas que desejam construir relacionamentos duradouros com seus clientes. Conheça as etapas:

  • Aprendizado e descoberta: o momento em que o cliente identifica uma necessidade e começa a pesquisar formas de solucioná-la.
  • Consideração: nesse momento o cliente já está mais ciente do que deseja e é o momento de convencer o cliente que a sua solução é a melhor para o problema dele.
  • Decisão de compra: etapa em que o cliente toma a decisão final.

Após a compra, a jornada não termina. É fundamental continuar investindo no relacionamento com o cliente, oferecendo um pós-venda de qualidade e criando programas de fidelidade.

E só depois de percorrer toda essa jornada é que chegamos no passo fundamental para que as empresas tenham sucesso: a fidelização. Ao transformar o cliente em um defensor da marca, as empresas aumentam a chance de obter indicações e conquistar novos clientes.

A jornada do cliente digital é uma jornada contínua e as empresas que conseguem acompanhar essa evolução e oferecer experiências personalizadas são as que mais se destacam no mercado.

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Conteúdo escrito por:

Sebrae
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