Marca: saiba como valorizar a identidade do seu negócio
É por meio da marca que os consumidores irão se conectar com os valores do seu negócio.
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Ter uma marca bem construída é fundamental para que uma empresa seja reconhecida pelos seus clientes e bem posicionada no mercado. Afinal, quanto mais identificação uma marca gera com o público, mais ela se fortalece. Por isso, antes de criar uma marca, é preciso pensar bem em qual imagem sua empresa deseja passar para o público.
Segundo o Instituto Nacional de Propriedade Privada (INPI), do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, uma marca pode ser definida como: “um nome e/ou imagem que identifica um produto ou serviço”.
Elementos que formam uma marca
Quando se fala em marca, muitas vezes, vem à mente apenas o logotipo. Entretanto, a marca vai muito além do logotipo. Conheça todos os elementos que compõem uma marca:
1 – Nome
É a primeira coisa a ser escolhida, pois é o carro chefe da sua marca. Geralmente, está atrelado ao produto/serviço oferecido pela empresa, de modo a criar uma conexão imediata. Mas também pode ser uma metáfora, uma comparação, uma sigla ou mesmo uma invenção. O importante é que a escolha esteja em sintonia com seus objetivos, seu produto ou serviço e público-alvo.
2 – Logotipo
É a representação visual da marca. Pode ser composto por um desenho, pelas iniciais da empresa ou pela combinação de um ou mais desses elementos. Um logotipo leva em conta:
- Fontes e cores: um estudo de cores precisa ser feito, uma vez que cada paleta transmite diferentes significados. Já as fontes escolhidas devem se adequar a diferentes formatos e tamanhos.
- Símbolo: além do nome, o símbolo também irá facilitar o reconhecimento de sua marca e, portanto, de seu produto. Por exemplo, ao falar o nome de marcas como Apple e Nike, imediatamente você as associa a seus símbolos.
- Mascote ou personagem: podem ser usados em casos específicos para a promoção de seu produto em estratégias de marketing.
3 – Slogan e tagline
O slogan é algo criado para produtos e serviços específicos, enquanto a tagline é mais representativa da essência de sua marca.
A tagline deve transmitir, em poucas palavras, a essência de seu negócio. Já o slogan deve criar uma afinidade entre os interesses do cliente e seu produto. Um slogan bem pensado pode permanecer ativo por anos e criar memórias afetivas em toda uma população.
4 – Identidade visual
É o que torna a empresa visualmente identificável em diferentes formatos e espaços, desde rede social até algo mais sutil como um papel timbrado.
Um bom trabalho de identidade visual pode ser capaz de permitir que o cliente associe o produto/serviço ao ver/ouvir um ou mais elementos do logo ou da marca. O McDonalds, por exemplo, possui uma identidade visual que permite reconhecer a marca mesmo quando só o M amarelo está visível.
5 – Identidade verbal
A identidade verbal se preocupa com a forma com que a marca é posicionada no mercado e leva em conta:
- Tom de voz: é o modo como a empresa se comunica publicamente. É a partir do tom de voz que é possível identificar a personalidade da empresa e o modo como ela quer ser reconhecida.
- Mensagem: a comunicação e a publicidade devem sempre estar alinhadas aos valores e à mensagem que a empresa quer transmitir à comunidade.
- Músicas e sons: a empresa pode ter uma música ou som característico que permita a associação imediatamente a seus produtos/serviços.
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