Geração Z: saiba como vender pra esse público
Confira os principais hábitos de compra da geração Z, com insights direto da NRF, e aproveite para aumentar tuas vendas.
Atualizado em: Leitura: 4 minutosNível: Intermediário
Como já era de se esperar, os hábitos de compra da Geração Z foram o foco principal da NRF 2024, a maior feira global de varejo. Essa geração, nascida entre 1995 e 2010, promete ditar as tendências nos próximos anos, e o teu negócio precisa ficar de olho para se destacar e conquistar esse público.
Durante o evento, acompanhamos painéis e palestras que discutiram o tema, com a presença de líderes de grandes empresas, como Spotify e Crocs. O que aprendemos é que se aproximar dessa nova geração de consumidores é mais simples do que parece. E é por isso que vamos te contar as tendências e mostrar como aplicá-las na tua rotina.
Sempre conectados
A Geração Z cresceu com a Internet, então não é surpresa que sejam tão abertos a novas tecnologias. Entre as suas favoritas, estão aplicativos como Spotify. A Ann Piper, Chefe de Vendas de Anúncios da marca, esteve na NRF 2024 e contou sobre como é o comportamento dos jovens na plataforma: “Essa geração está ouvindo podcast por que querem saber sobre temas que querem melhorar e não tiveram oportunidade nas escolas e universidades”. Interessante, né?
Já a Crocs, marca norte-americana de calçados, reverteu a percepção negativa do público apostando em interações online com a Geração Z: “As novas gerações sempre avisam quando não gostam das coisas. Nós estamos atentos a isso. Monitoramos a sua jornada e entendemos o seu comportamento. Criamos produtos que esgotaram ouvindo nossos clientes. Hoje permitimos a personalização dos produtos pelos clientes em qualquer plataforma: app, site ou loja física.”, conta Heidy Cooley, Diretora de Marketing, durante sua palestra na NRF 2024.
E a dúvida que fica é: como aplicar isso no teu negócio? Em primeiro lugar, a nossa dica é produzir conteúdo de valor, seja no TikTok ou no Instagram. Comece aos poucos, testando ideias, mas mantendo a essência do teu negócio. Só siga as tendências se fizerem sentido. Por exemplo, se for dono(a) de uma livraria, pode ser interessante conhecer mais sobre a tendência “BookTok’ no TikTok e compartilhar dicas e resenhas de vídeos por lá. Caso a tua empresa seja uma loja de roupas, vale conferir nosso e-book e ficar de olho na tendência Y2K, inspirada na moda dos anos 2000, postando looks inspirados na trend no Instagram.
Foco no TikTok
Com mais de 80 milhões de usuários só no Brasil, o TikTok se tornou um queridinho da Geração Z. Além das famosas dancinhas, a plataforma vai muito além da música e tem conteúdos dos mais diferentes segmentos. Por isso, faz total sentido que o teu negócio marque presença por lá.
Na NRF, se falou muito sobre o user generated content no TikTok. Basicamente, são conteúdos produzidos de forma orgânica pelos próprios usuários da plataforma, falando sobre produtos e serviços. Ou seja, investir nessa tendência pode atrair publicidade gratuita para o teu negócio. Bora investir nisso? Veja como começar:
1) Descubra o diferencial do teu produto ou serviço
Pergunte a si mesmo: “O que eu ofereço de útil para o meu público?”, “O que eu faço que mais ninguém faz?”, “Há algo que meus clientes sempre elogiam?”. Essas perguntas podem te ajudar a descobrir.
2) Incentive as postagens
Após encontrar o teu diferencial, compartilhe com o máximo de gente que puder. E isso pode ser feito das mais diferentes maneiras: oferecendo desconto pra quem divulgar o teu produto no TikTok ou até mesmo criando um espaço pra isso na tua loja.
3) Reposte os vídeos
Lembre-se de repostar os vídeos para alcançar ainda mais pessoas. Isso vai trazer mais credibilidade e mais gente pra tua loja.
Experiência vs. preço
Apesar de estarem sempre conectados, a Geração Z ainda valoriza as experiências de compra nas lojas físicas. Até 2030, espera-se que 55% das pessoas que frequentam lojas sejam dessa geração. Ou seja, é essencial prestar atenção nesse público, pois ele vai continuar influenciando o varejo e, claro, o teu negócio também.
Além disso, vale acrescentar que essa geração tem grandes expectativas sobre produtos e serviços e, com tantas opções disponíveis, focam mais na experiência na loja do que nos preços. Para o consumidor da Geração Z, a loja deve oferecer uma experiência personalizada, conectando o melhor do digital ao ambiente físico. Cada detalhe conta, desde a playlist até as opções de atendimento.
Sabemos que criar novas experiências na tua loja pode parecer complexo, então listamos sugestões para te ajudar com os primeiros passos:
– Faça eventos e workshops relacionados aos teus produtos e ao teu setor;
– Crie espaços de descanso confortáveis para os clientes;
– Ofereça serviços de customização para alguns produtos.
Sustentabilidade importa
A Geração Z é bastante consciente sobre as questões ambientais que afetam nosso planeta. Para conquistar esses jovens, as empresas precisam investir em sustentabilidade, já que, pra 75% deles, esse é um fator determinante na compra.
Pensando nisso, muitos varejistas têm apostado na revenda de produtos e os resultados não poderiam ser melhores: 96% dos consumidores estão dispostos a comprar novamente de marcas que oferecem uma experiência simples e fácil para devolução de produtos.
Para aproveitar essa tendência, é importante se certificar de que os clientes encontrem facilmente informações sobre devoluções, além de garantir opções flexíveis, como devoluções por correio ou em loja. Além disso, lembre-se de perguntar aos clientes sobre a motivação por trás da devolução.
Quer mais dicas para conquistar a Geração Z? Então, vale conferir o nosso e-book gratuito com as melhores soluções para os negócios de moda. E não esquece: seja pra conquistar a Geração Z ou pra aumentar as tuas vendas, pode contar com a gente. O Sebrae é pra ti.
Gostou desse post?
Conteúdo escrito por: