Fidelização de clientes para aumentar as vendas

Ter clientes leais pode ser um diferencial do seu negócio, mas para usar a fidelização de clientes como estratégia de marketing, é necessário prestar atenção nos detalhes.

Atualizado em: Leitura: 2 minutosNível: Intermediário

Imagem destaque do blogpost do Sebrae RS sobre fidelização de clientes. Nele temos a imagem de uma mulher pelo reflexo da Vitrine de uma loja de roupas.

É inegável que o mercado está cada vez mais competitivo. Com isso, os consumidores são apresentados a uma gama de opções cada vez maior. Nesse cenário, a fidelização de clientes é uma importante estratégia para o negócio. 

O trabalho de transformar compradores em clientes leais não é simples. Para fidelizar o cliente é preciso mais do que um bom produto ou serviço, é preciso prestar atenção e valorizar o atendimento, a experiência pós-venda e, claro, estar presente onde todo mundo está: nas redes sociais. Afinal, quem não é visto, não é lembrado.

Quando os clientes são leais, eles recomendam mais, gastam mais e são menos propensos a desistir da compra ou recorrer a um concorrente. Por isso, o Sebrae Rio Grande do Sul foi até as redes sociais para entender o que os usuários pensam sobre a temática.

Fidelização de clientes e o Twitter

Segundo uma pesquisa realizada pelo Twitter Brasil, os usuários da rede do passarinho são mais propensos a interagir com as marcas:

  • 83% dos usuários envolvem-se em debates, fazem perguntas e têm interações diretas com as marcas;
  • 84% dos usuários compartilham as opiniões de outros usuários na plataforma.

100% das publicações sobre fidelização de clientes no Twitter são feitas por usuários, ou seja: pessoas que se identificam como compradores. Já no Instagram, por exemplo, o maior número de publicações são feitas por empresas e marcas.

O que os usuários comentam

Quando falamos de categorias dos produtos mais mencionados temos:

  • Alimentos e bebidas;
  • Eletroeletrônicos (computador, fones de ouvido);
  • Cosméticos;
  • Produtos de limpeza;
  • Produtos pet;
  • Vestuário e acessórios;
  • Livros.

70,7% das publicações são neutras, ou seja, não trazem uma valoração positiva nem negativa e que, de modo geral, tratam de desabafos e comentários sobre recompra, mas sem apontar motivos que levaram o usuário a voltar a comprar ou não com a empresa ou marca. Enquanto 28,3% são negativas e apenas 1% positivas.

 

Comportamentos que prejudicam a fidelização de clientes

Nos comentários analisados no Twitter, é possível notar alguns comportamentos que inibem as compras, prejudicando a estratégia de fidelização:

  • Insatisfação quanto à qualidade do produto;
  • Atendimento ruim ao cliente;
  • Logística e entrega ineficientes;
  • Posicionamento inadequado da empresa/marca;
  • Problemas no sistema de pagamento e check-out;
  • Problemas com políticas de devolução;
  • Experiências ruins quanto às estratégias de marketing praticado pelas empresas;

Oferecer uma ótima experiência é primordial para a fidelização de clientes

Aqui estão algumas dicas para você implementar em seu negócio e transformar os compradores em clientes fiéis:

  • Ofereça pontos de recompensas de fidelidade que podem ser trocados por um produto ou descontos futuros em produtos adicionais;
  • Envie um cartão de agradecimento escrito à mão para os clientes, especialmente quando eles gastam uma certa quantia. O mundo de hoje pode ser muito impessoal e muitas pessoas valorizam experiências personalizadas em vez de automatizadas.
  • Preste atenção no que seus concorrentes estão fazendo de melhor e tente algo semelhante — mas melhor —  e adequado ao seu negócio. 

A satisfação do cliente e o seu engajamento com uma marca têm um impacto significativo na probabilidade de ele fazer compras recorrentes e ainda atrair potenciais clientes. Se você quer saber mais sobre esse assunto e ter acesso a mais dicas valiosas, clique aqui e acesse o material completo e gratuito com os resultados da pesquisa em redes sociais.

Banner com direcionamento para download do conteúdo completo do blogpost do Sebrae RS sobre fidelização de clientes. Nele temos uma ilustração de uma mulher comprando pelo celular enquanto segura uma sacola de compras. No lado direito da imagem temos a marca do Sebrae, a sinalização de conteúdo gratuito e o texto "Fidelização: motivos para o cliente comprar mais vezes da empresa", logo abaixo temos o botão que direciona para o download.

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Conteúdo escrito por:

Sebrae
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