Criadores de conteúdo: 3 dicas para escolher certo

Para pequenos negócios, a parceria com criadores de conteúdo pode significar uma oportunidade para se destacar, alcançar mais clientes e impulsionar vendas.

Publicado em: Leitura: 2 minutosNível: Básico

Imagem destaque do blogpost do Sebrae RS sobre criadores de conteúdo para pequenos negócios. Nela vemos uma mulher sentada em uma cadeira na frente de uma mesa, ela está com um headphone no pescoço e falando de frente para um celular que está preso na mesa por um suporte. Na mesa também estão um tablet e um notebook.

A economia digital e a era dos influenciadores alteraram o marketing para sempre. Uma figura central neste cenário são os criadores de conteúdo. Esse grupo de profissionais tem a habilidade de se conectar com o público, transmitindo mensagens de maneira envolvente e autêntica.

Marketing digital e marketing de influência

O marketing digital é a promoção de produtos ou marcas através de mídias digitais, permitindo que as empresas se comuniquem diretamente e de forma personalizada com seu público-alvo. Isso envolve diversos canais digitais, como blogs, sites, mídias sociais e e-mails.

Já o marketing de influência é uma estratégia que envolve colaborações com influenciadores digitais. Ele tem como objetivo estabelecer conexões entre a marca e o público influenciado por esses criadores de conteúdo, ajudando a adquirir novos clientes, gerar valor e confiança para a marca, reter clientes existentes e influenciar a decisão de compra de um público específico.

Quem são os criadores de conteúdo

São pessoas que utilizam plataformas digitais, como blogs, redes sociais e vídeos online, para produzir e compartilhar conteúdo relevante para seu público. Sejam especialistas em moda, beleza, gastronomia, tecnologia, entre outros, eles têm a capacidade de alcançar públicos significativos e gerar impacto.

Para os pequenos empreendedores, os criadores de conteúdo podem ser valiosos aliados na promoção e divulgação de seus produtos ou serviços. Eles ajudam a aumentar a visibilidade da marca, criar credibilidade, gerar conteúdo autêntico e alcançar um público-alvo mais direcionado.

Colaborando com criadores de conteúdo

A colaboração com criadores pode acontecer de diversas maneiras, desde posts patrocinados, reviews de produtos e serviços, criação conjunta de conteúdo exclusivo até participações especiais em eventos.

Lembre-se, para uma colaboração de sucesso é essencial ter uma comunicação clara, definir expectativas e alinhar estratégias para obter resultados efetivos.

3 dicas para acertar na hora de escolher o criador para sua marca

Com essa nova perspectiva no mercado de marketing, cada dia surgem novos criadores. Por um lado, isso gera muitas oportunidades e abre muitas portas para que todos tenham vez e voz no digital. Por outro lado, fica cada vez mais difícil para pequenos negócios decidirem qual criador é o certo para criar conexões para sua marca.

Aqui vão 3 dicas valiosas para você não errar e escolher o melhor criador para ajudar a alavancar seu negócio:

  • Defina seu objetivo e seu público: saber o que você quer e com quem você deseja falar é indispensável nesse momento. São esses fatores que vão ajudar no início do processo de decisão.
  • Analise o engajamento do criador: se você deseja alcançar mais pessoas, o engajamento do criador precisa ser condizente. Considerar o alcance e o tamanho do público pode afetar bastante a relação de custo x benefício de uma parceria.
  • Fuja das métricas de vaidade: número de seguidores e número de curtidas podem gerar uma boa impressão, mas vá mais fundo nas métricas e analise o resultado da ação. Para fazer isso, é extremamente importante definir métricas claras e mensurá-las durante a parceria para ver se os resultados foram os esperados. 

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Banner com direcionamento para download conteúdo completo do blogpost do Sebrae RS sobre criadores de conteúdo para pequenos negócios. Nele tempos a uma ilustração de um criador de conteúdo e o texto "A economia dos criadores de conteúdo para pequenos negócios", junto com a sinalização de material gratuito, a marca do Sebrae e o botão para baixar o conteúdo.

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Sebrae
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