3 dicas poderosas para vender mais

Um erro comum é focar somente em ações de venda. O segredo para vender mais é destacar-se no mercado.

Atualizado em: Leitura: 3 minutosNível: Intermediário

Focar somente em ações de venda é um erro muito comum que impede muitas empresas de crescer. Estar no bloco ‘mais do mesmo’ é um dos grandes motivos de vendas baixas. O cliente busca emoção, surpresa e claro, novidades! Por isso, para vender mais é preciso se destacar. O mercado muda cada vez mais rápido e tem cada vez mais concorrência. Quem não encontra um diferencial acaba estagnado, ou pior, fechado. Todo mundo já ouviu a expressão ‘cada negócio é único’, certo?  Esse aparente clichê tem o poder de mudar o jogo e aumentar o valor de marcas. Confere abaixo três dicas para vender mais e se destacar no mercado: 

1) Seja protagonista

Independente do nicho, com certeza já existem produtos ou serviços incríveis – talvez até com preços mais competitivos. Esses pontos já não são suficientes para a maioria das empresas. Explorar a história única por trás de cada negócio tem sido um recurso cada vez mais utilizado. Empreendedores ou equipes estão se apropriando das narrativas (seja em campanhas ou em redes sociais), explorando o que possuem de único. 

Alguns exemplos são: contar como tudo começou, usar palavras que façam sentido na história do negócio para nomear produtos ou coleções, dividir bastidores e mostrar como as dificuldades foram superadas.  

Acredite, as pessoas desejam se conectar e ficam felizes ao encontrar sentido/identificação para além do seu consumo. Entender o que está por trás de um negócio chama a atenção e é capaz de criar conexão com os clientes de maneira poderosa.  

2) Não resista, se adapte

A velocidade com que as coisas estão mudando pode ser desconfortável, mas negar a realidade só atrasa o progresso do teu negócio. O conceito de phygital, por exemplo, é uma das maiores apostas em tendências de mercado. O termo se refere à união do físico e digital, fazendo alusão ao atual momento onde a união dos dois universos é uma realidade. 

Ainda são poucas as empresas que exploram o phygital, por isso esse é um ótimo momento! Uma maneira de aderir ao movimento é criar uma experiência de compra unindo as lojas física e virtual, permitindo que os clientes escolham produtos no site e retirem na loja. Outra possibilidade é facilitar a devolução de compras online em loja física. 

Além disso, também é possível organizar eventos ou lançamentos usando realidade aumentada, permitindo que os consumidores visualizem produtos em 3D antes da compra. Certamente viver essa experiência vai ser muito marcante para o cliente.

3) O cliente no centro de tudo

Pode parecer óbvio, mas infelizmente está cada vez mais difícil encontrar empresas que valorizam os clientes. Basta conversar com algumas pessoas para perceber o descontentamento generalizado. Outro perfil recorrente são clientes indiferentes que não passam por nenhuma experiência marcante. Estes estão mais propícios a trocar uma empresa por outra a qualquer momento. 

Alinhe pontos no atendimento – para que seja rápido e assertivo, simplifique os processos e aposte em ações de sucesso como cashback ou cartão fidelidade. Um ponto que poucas empresas se preocupam e pode ser um grande diferencial é o pós-venda. Escutar o cliente e oferecer um bom suporte estreita o relacionamento e abre portas para novas compras. Isso sem falar no ganho em inteligência nos processos. 

Vale a pena criar estratégias e treinar equipes para que fidelizem o cliente e tragam o melhor resultado: cliente satisfeito que compra mais de uma vez e indica para pessoas próximas. A indicação boca a boca continua sendo a propaganda mais confiável. Caso seja pública, em ambiente digital, ainda serve como prova social para validar a confiança na empresa. Isso potencializa campanhas, propagandas e demais ações de marketing. 

Estruturar esses pontos auxilia na criação de uma proposta de valor única. É isso que vai diferenciar teu negócio e impulsionar as vendas – tanto em pontos físicos, quanto digitais. Lembra de adaptar as estratégias ao perfil da tua empresa e área de atuação. Reserve um tempo para anotar os insights e estruturar ações. Depois é hora de fazer um planejamento e colocar tudo em prática para colher os frutos e turbinar as vendas! 

 

 

Não sabe por onde começar? Faça uma lista com as ideias que teve ao ler essas dicas para vender mais, escolha uma delas para implementar e vá evoluindo aos poucos. Além disso, tem outro toque a mais que vai fazer toda a diferença no teu negócio: aproveitar esse curso que separamos pra ti.

 

Pronto para colocar em prática as dicas para vender mais? Depois volta nas minhas redes ou do Sebrae RS para contar o feedback desse processo pra gente. Até lá!

Gostou desse post?

Conteúdo escrito por:

Você também pode gostar de: