10 temas destaques do RD SUMMIT

Conheça as tendências que irão impactar as ações de Marketing e Vendas em 2023 e 2024.

Atualizado em: Leitura: 4 minutos

Nos dias 26, 27 e 28 de outubro de 2022, um grupo de colaboradores aqui do Sebrae RS, participou de uma imersão no maior evento de Marketing e Vendas da América Latina: o RD Summit.

A edição de 2022 é a primeira presencial pós-pandemia, reuniu mais de 11.000 profissionais em 56 mil metros quadrados nos pavilhões do Centrosul, em Florianópolis.

A programação foi dividida entre os participantes e, ao todo, o grupo esteve em mais de 10 palestras por dia sobre as principais trilhas de conteúdo. Foram muitas experiências e oportunidades de aprendizado com os palestrantes, mentores e expositores.

Aqui um resumo em imagens dos três dias de imersão no evento:

 

Agora que você já leu e viu um pouco da estrutura do evento, convidamos a conhecer os 10 temas destaques que foram elencados e que estarão presentes no mundo empresarial, trazendo impacto relevante na gestão, no atendimento, no marketing e nas vendas em 2023 e 2024.

1.Experiência e centralidade do cliente

Incluir a voz do cliente como principal fator de decisões na empresa e trazer a cultura da centralidade do cliente para as equipes, foram temas recorrentes quando os assuntos eram estratégia, metodologias e conteúdo. Os pontos destaques foram:

  • Voz do cliente e cultura da centralidade;
  • Viva a jornada da empresa;
  • Converse com o atendimento;
  • Recorrência e Encantamento;
  • Satisfação x Sucesso do cliente;
  • Ciclo virtuoso.

2. Estratégia digital 2023

É o ano do marketing convencional! Marketing conversacional, inovação e integração dos canais foram as palavras-chave mais utilizadas ao falar em estratégia digital para o próximo ano. Os pontos destaques foram:

  • Marketing Conversacional;
  • Inovação e digitalização;
  • Integração dos canais.

3. Planejamento de conteúdo: não há fórmula mágica

Metodologia de Inbound Marketing traz muitos resultados para empresas mas, quando se fala em conteúdo, não há fórmula mágica para o sucesso. É preciso criar um planejamento com temas, formatos e canais, baseado em dados e necessidades do seu cliente. Dados, planejamento e resultados andam de mãos dadas com a produção. Os pontos destaques foram:

  • Dados como aliados;
  • Ritual do conteúdo;
  • Seja repetitivo nas publicações;
  • Melhore formatos;
  • Crie roteiros;
  • Branding + estratégia comercial = conteúdo de milhões;
  • Não há fórmula mágica, há metodologia.

4. Foco ao escolher os dados para análises

Não adianta ter muitos dados e não resolver problemas. A escolha e análise de dados já é obrigatoriedade para qualquer planejamento e ação. Especialistas chamam a atenção para a cultura analítica na tomada de decisões, bem como ter foco para escolher as métricas de sucesso. Os pontos destacados foram:

  • Dados + Insights;
  • Dados estruturados;
  • Métricas de clientes;
  • Métricas operacionais;
  • Quantidade de dados;
  • Seja curioso e respeitoso com a LGPD;
  • Plano de ação.

foto entrada do evento RD Summit

5. Crie comunidades

O conceito de pertencimento está cada vez mais presente para os seres humanos. Reunir pessoas com as mesmas necessidades e interesses é essencial. Comece logo, pois construir uma audiência fiel pode levar de 6 a 10 anos. Os pontos destaques foram:

  • Crie sua comunidade;
  • Pertencimento;
  • Entrega de valor;
  • Resultados e monitoramento.

6. Criatividade e coragem para se reinventar

Além dos conhecimentos técnicos e planejamento, a criatividade e a coragem são pontos essenciais para se reinventar e encontrar soluções para as empresas. O processo criativo depende da essência do indivíduo e da marca, estimular a criatividade é fundamental. Os destaques foram:

  • Comece com o que você tem;
  • Respire;
  • “Saia da caixa”;
  • Seja você mesmo;
  • Não se compare.

7. Copywriting no mundo real

Como realmente usar copy sem ser apelativo? O Copywriting pode ser extremamente útil para o negócio. É uma forma criativa de comunicar valores e serviços da marca. Uma boa copy é um boa ideia, é inspiradora, declara valores com bom humor e provocação. A palestra trouxe estruturas, exemplos e cases de uso de técnicas de copy sem precisar apelar. Os pontos destaques foram:

  • A copy tem que dar resultados;
  • Tem foco no funil;
  • Destaca personas no título;
  • Gera valor para sua audiência;
  • É útil.

8. De leads a clientes para a vida

Construa (e evolua) uma jornada de sucesso. A jornada do cliente NÃO começa depois da primeira venda fechada, ela começa no primeiro engajamento com a marca. Erika Tornice (VP de Receita na RD Station) mostrou como marketing, vendas e CS devem trabalhar juntos de forma integrada, complementar e intencional para que os clientes tenham valor e cresçam na relação com o negócio. Os pontos principais foram:

  • Integração;
  • Olhar para o todo;
  • Escalabilidade do modelo;
  • CIÊNCIA + ARTE + CS.

9. Newsletter: conteúdo, comunidade e negócios na caixa de entrada

E-mail marketing não é novidade para quem trabalha com Marketing. De uns anos para cá, marcas e criadores de conteúdo têm ressignificado a sua presença nas caixas de entrada através de Newsletter. Mas como pensar em um conteúdo para esse formato, trazer novos assinantes e ainda transformar em fonte de receita? Os destaques foram:

  • Conteúdo;
  • Programa de indicação;
  • Rentabilidade;
  • Meça tudo!

10. Consumidor do futuro 2024

WGSN, líder mundial em pesquisa de tendências, apresentou 4 perfis de consumidores que devem ser priorizados em 2024, analisando comportamentos, desejos e necessidades dessas pessoas. Apresentaram também “planos de ação para implementar hoje e capturar os corações e as mentes de amanhã”. Os pontos destaques foram:

  • 4 Sentimentos: Choque com o futuro, Excesso de estímulos, Otimismo realista, Encantamento (Uau!);
  • 4 Perfis do consumidor: Reguladores, Conectores, Construtores de memórias, Neo-sensorialistas.

Estamos chegando ao fim dessa leitura. Esperamos que tenha aproveitado esse conteúdo que foi elaborado a partir de diversas fontes, estudos e análises do momento atual dos profissionais que atuam e são referências nacional e internacional em marketing, vendas e inovação.

Entendemos que é importante cada empreendedor fazer uma análise específica da sua empresa, conforme o momento atual para aplicar no seu negócio.

Caso o seu negócio necessite de auxílio para desenvolvimento e aplicação dessas práticas, não deixe de entrar em contato com o atendimento do Sebrae.

Se você quer saber mais sobre os pontos destaque dessa leitura. Então, baixe agora o nosso e-book completo com os 10 temas destaques do RD SUMMIT 2022:banner do material - e-book 10 temas destaques do rd summit

Esse material foi produzido pelas percepções e conhecimento adquirido do grupo de colaboradores do Sebrae RS, que participou dessa imersão na edição de 2022 do RD Summit:

  • Grazielle Marques – Gestão de Conteúdo
  • Patricia Requelme – Conteúdo e SEO
  • Thiago Melo – Especialista em Processos de Relacionamento
  • Victória Manara – Head de E-mail Marketing

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