10 temas destaques do RD SUMMIT
Conheça as tendências que irão impactar as ações de Marketing e Vendas em 2023 e 2024.
Atualizado em: Leitura: 4 minutos
Nos dias 26, 27 e 28 de outubro de 2022, um grupo de colaboradores aqui do Sebrae RS, participou de uma imersão no maior evento de Marketing e Vendas da América Latina: o RD Summit.
A edição de 2022 é a primeira presencial pós-pandemia, reuniu mais de 11.000 profissionais em 56 mil metros quadrados nos pavilhões do Centrosul, em Florianópolis.
A programação foi dividida entre os participantes e, ao todo, o grupo esteve em mais de 10 palestras por dia sobre as principais trilhas de conteúdo. Foram muitas experiências e oportunidades de aprendizado com os palestrantes, mentores e expositores.
Aqui um resumo em imagens dos três dias de imersão no evento:
Agora que você já leu e viu um pouco da estrutura do evento, convidamos a conhecer os 10 temas destaques que foram elencados e que estarão presentes no mundo empresarial, trazendo impacto relevante na gestão, no atendimento, no marketing e nas vendas em 2023 e 2024.
1.Experiência e centralidade do cliente
Incluir a voz do cliente como principal fator de decisões na empresa e trazer a cultura da centralidade do cliente para as equipes, foram temas recorrentes quando os assuntos eram estratégia, metodologias e conteúdo. Os pontos destaques foram:
- Voz do cliente e cultura da centralidade;
- Viva a jornada da empresa;
- Converse com o atendimento;
- Recorrência e Encantamento;
- Satisfação x Sucesso do cliente;
- Ciclo virtuoso.
2. Estratégia digital 2023
É o ano do marketing convencional! Marketing conversacional, inovação e integração dos canais foram as palavras-chave mais utilizadas ao falar em estratégia digital para o próximo ano. Os pontos destaques foram:
- Marketing Conversacional;
- Inovação e digitalização;
- Integração dos canais.
3. Planejamento de conteúdo: não há fórmula mágica
Metodologia de Inbound Marketing traz muitos resultados para empresas mas, quando se fala em conteúdo, não há fórmula mágica para o sucesso. É preciso criar um planejamento com temas, formatos e canais, baseado em dados e necessidades do seu cliente. Dados, planejamento e resultados andam de mãos dadas com a produção. Os pontos destaques foram:
- Dados como aliados;
- Ritual do conteúdo;
- Seja repetitivo nas publicações;
- Melhore formatos;
- Crie roteiros;
- Branding + estratégia comercial = conteúdo de milhões;
- Não há fórmula mágica, há metodologia.
4. Foco ao escolher os dados para análises
Não adianta ter muitos dados e não resolver problemas. A escolha e análise de dados já é obrigatoriedade para qualquer planejamento e ação. Especialistas chamam a atenção para a cultura analítica na tomada de decisões, bem como ter foco para escolher as métricas de sucesso. Os pontos destacados foram:
- Dados + Insights;
- Dados estruturados;
- Métricas de clientes;
- Métricas operacionais;
- Quantidade de dados;
- Seja curioso e respeitoso com a LGPD;
- Plano de ação.
5. Crie comunidades
O conceito de pertencimento está cada vez mais presente para os seres humanos. Reunir pessoas com as mesmas necessidades e interesses é essencial. Comece logo, pois construir uma audiência fiel pode levar de 6 a 10 anos. Os pontos destaques foram:
- Crie sua comunidade;
- Pertencimento;
- Entrega de valor;
- Resultados e monitoramento.
6. Criatividade e coragem para se reinventar
Além dos conhecimentos técnicos e planejamento, a criatividade e a coragem são pontos essenciais para se reinventar e encontrar soluções para as empresas. O processo criativo depende da essência do indivíduo e da marca, estimular a criatividade é fundamental. Os destaques foram:
- Comece com o que você tem;
- Respire;
- “Saia da caixa”;
- Seja você mesmo;
- Não se compare.
7. Copywriting no mundo real
Como realmente usar copy sem ser apelativo? O Copywriting pode ser extremamente útil para o negócio. É uma forma criativa de comunicar valores e serviços da marca. Uma boa copy é um boa ideia, é inspiradora, declara valores com bom humor e provocação. A palestra trouxe estruturas, exemplos e cases de uso de técnicas de copy sem precisar apelar. Os pontos destaques foram:
- A copy tem que dar resultados;
- Tem foco no funil;
- Destaca personas no título;
- Gera valor para sua audiência;
- É útil.
8. De leads a clientes para a vida
Construa (e evolua) uma jornada de sucesso. A jornada do cliente NÃO começa depois da primeira venda fechada, ela começa no primeiro engajamento com a marca. Erika Tornice (VP de Receita na RD Station) mostrou como marketing, vendas e CS devem trabalhar juntos de forma integrada, complementar e intencional para que os clientes tenham valor e cresçam na relação com o negócio. Os pontos principais foram:
- Integração;
- Olhar para o todo;
- Escalabilidade do modelo;
- CIÊNCIA + ARTE + CS.
9. Newsletter: conteúdo, comunidade e negócios na caixa de entrada
E-mail marketing não é novidade para quem trabalha com Marketing. De uns anos para cá, marcas e criadores de conteúdo têm ressignificado a sua presença nas caixas de entrada através de Newsletter. Mas como pensar em um conteúdo para esse formato, trazer novos assinantes e ainda transformar em fonte de receita? Os destaques foram:
- Conteúdo;
- Programa de indicação;
- Rentabilidade;
- Meça tudo!
10. Consumidor do futuro 2024
WGSN, líder mundial em pesquisa de tendências, apresentou 4 perfis de consumidores que devem ser priorizados em 2024, analisando comportamentos, desejos e necessidades dessas pessoas. Apresentaram também “planos de ação para implementar hoje e capturar os corações e as mentes de amanhã”. Os pontos destaques foram:
- 4 Sentimentos: Choque com o futuro, Excesso de estímulos, Otimismo realista, Encantamento (Uau!);
- 4 Perfis do consumidor: Reguladores, Conectores, Construtores de memórias, Neo-sensorialistas.
Estamos chegando ao fim dessa leitura. Esperamos que tenha aproveitado esse conteúdo que foi elaborado a partir de diversas fontes, estudos e análises do momento atual dos profissionais que atuam e são referências nacional e internacional em marketing, vendas e inovação.
Entendemos que é importante cada empreendedor fazer uma análise específica da sua empresa, conforme o momento atual para aplicar no seu negócio.
Caso o seu negócio necessite de auxílio para desenvolvimento e aplicação dessas práticas, não deixe de entrar em contato com o atendimento do Sebrae.
Se você quer saber mais sobre os pontos destaque dessa leitura. Então, baixe agora o nosso e-book completo com os 10 temas destaques do RD SUMMIT 2022:
Esse material foi produzido pelas percepções e conhecimento adquirido do grupo de colaboradores do Sebrae RS, que participou dessa imersão na edição de 2022 do RD Summit:
- Grazielle Marques – Gestão de Conteúdo
- Patricia Requelme – Conteúdo e SEO
- Thiago Melo – Especialista em Processos de Relacionamento
- Victória Manara – Head de E-mail Marketing
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