Marca: saiba como valorizar a identidade do seu negócio

É por meio da marca que os consumidores irão se conectar com os valores do seu negócio.

Atualizado em: Leitura: 2 minutos

Ter uma marca bem construída é fundamental para que uma empresa seja reconhecida pelos seus clientes e bem posicionada no mercado.  Afinal, quanto mais identificação uma marca gera com o público, mais ela se fortalece. Por isso, antes de criar uma marca, é preciso pensar bem em qual imagem sua empresa deseja passar para o público. 

Segundo o Instituto Nacional de Propriedade Privada (INPI), do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, uma marca pode ser definida como: “um nome e/ou imagem que identifica um produto ou serviço”. 

Elementos que formam uma marca

Quando se fala em marca, muitas vezes, vem à mente apenas o logotipo. Entretanto, a marca vai muito além do logotipo. Conheça todos os elementos que compõem uma marca:

1 – Nome

É a primeira coisa a ser escolhida, pois é o carro chefe da sua marca. Geralmente, está atrelado ao produto/serviço oferecido pela empresa, de modo a criar uma conexão imediata. Mas também pode ser uma metáfora, uma comparação, uma sigla ou mesmo uma invenção. O importante é que a escolha esteja em sintonia com seus objetivos, seu produto ou serviço e público-alvo.

2 – Logotipo

 É a representação visual da marca. Pode ser composto por um desenho, pelas iniciais da empresa ou pela combinação de um ou mais desses elementos. Um logotipo leva em conta:

  • Fontes e cores: um estudo de cores precisa ser feito, uma vez que cada paleta transmite diferentes significados. Já as fontes escolhidas devem se adequar a diferentes formatos e tamanhos.
  • Símbolo: além do nome, o símbolo também irá facilitar o reconhecimento de sua marca e, portanto, de seu produto. Por exemplo, ao falar o nome de marcas como Apple e Nike, imediatamente você as associa a seus símbolos.
  • Mascote ou personagem: podem ser usados em casos específicos para a promoção de seu produto em estratégias de marketing.

banner para material sobre atitudes de um empreendedor de sucesso

3 – Slogan e tagline

O slogan é algo criado para produtos e serviços específicos, enquanto a tagline é mais representativa da essência de sua marca.

A tagline deve transmitir, em poucas palavras, a essência de seu negócio. Já o slogan deve criar uma afinidade entre os interesses do cliente e seu produto. Um slogan bem pensado pode permanecer ativo por anos e criar memórias afetivas em toda uma população.

4 – Identidade visual

É  o que torna a empresa visualmente identificável em diferentes formatos e espaços, desde rede social até algo mais sutil como um papel timbrado. 

Um bom trabalho de identidade visual pode ser capaz de permitir que o cliente associe o produto/serviço ao ver/ouvir um ou mais elementos do logo ou da marca. O McDonalds, por exemplo, possui uma identidade visual que permite reconhecer a marca mesmo quando só o M amarelo está visível.

5 – Identidade verbal

A identidade verbal se preocupa com a forma com que a marca é posicionada no mercado e leva em conta:

  • Tom de voz: é o modo como a empresa se comunica publicamente. É a partir do tom de voz que é possível identificar a personalidade da empresa e o modo como ela quer ser reconhecida.
  • Mensagem: a comunicação e a publicidade devem sempre estar alinhadas aos valores e à mensagem que a empresa quer transmitir à comunidade.
  • Músicas e sons: a empresa pode ter uma música ou som característico que permita a associação imediatamente a seus produtos/serviços.
     

Gostou do conteúdo? Leia o material na íntegra do Sebrae RS. Basta clicar no banner abaixo.

banner para o material do passo a passo para criar uma marca

 

Gostou desse post?

Conteúdo escrito por:

Sebrae
Mais de 1 milhão de pequenas empresas transformadas no Rio Grande do Sul. Estamos juntos para evoluir e potencializar o seu negócio.

Você também pode gostar de: