Proteja seu negócio nas redes sociais
Proteja sua marca, fortaleça sua presença digital e mantenha seu negócio seguro nas redes sociais.
Publicado em: Leitura: 2 minutos
Segundo estudo do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, publicado em 24/07/2025, foram registrados ao menos 281,2 mil casos de estelionato cometidos por meios eletrônicos no Brasil em 2024.
O estelionato virtual consiste em práticas fraudulentas em que criminosos enganam pessoas utilizando redes sociais, contatos telefônicos ou e-mails. O objetivo dessas ações é obter dinheiro e informações confidenciais das vítimas, aproveitando-se da confiança e vulnerabilidade dos usuários nesses ambientes digitais.
Diariamente, muitos pequenos negócios são prejudicados por perfis falsos nas redes sociais. Entre as abordagens fraudulentas mais comuns estão a clonagem ou invasão do perfil oficial, o que pode impactar negativamente a empresa e causar problemas sérios, como reclamações e prejuízos financeiros tanto para o negócio quanto para os clientes.
Pensando nisso, separamos 4 dicas para ajudar na segurança digital do seu negócio:
1 – Crie uma presença digital forte
Compreenda sua presença digital, criando uma comunidade que conheça seu produto, sua forma de vender e seus principais canais de contato. A marca registrada de um negócio, muitas vezes, é a forma como ele se apresenta no digital, o que facilita ao cliente perceber quando está diante do perfil verdadeiro ou de um perfil falso. Saiba como criar conexões com seus clientes no nosso e-book.
2 – Proteja sua marca
A marca é um nome e/ou imagem que identifica um produto ou serviço. Para ter exclusividade sobre ela, é necessário fazer seu registro no INPI – Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Importante: a existência de registro de marca perante o INPI não garante, por si só, a proteção do direito de utilização do nome em ambientes virtuais, devendo ser avaliadas questões como ramo de atividade e existência de alto renome de alguma das marcas.
No caso de sites, busque registrar o domínio da sua página na internet, pois é uma forma de garantir um endereço exclusivo no ambiente virtual. Isso pode ser feito por meio de consulta oficial no site “registro.br”. Esse registro não concede exclusividade sobre a marca, por isso é importante verificar a possibilidade de registrar sua marca no INPI, já que um registro não exclui a importância do outro.
3 – Amplie sua proteção digital
É fundamental separar perfis pessoais do perfil da Pessoa Jurídica. Mantenha sempre a proteção digital bem definida em seus perfis, como: autenticação em dois fatores, número exclusivo em serviços de mensagem, senhas fortes, e-mail exclusivo para acesso da empresa, formas de resgate das contas e, se possível, verificação do perfil.
É importante estar atento a tentativas de phishing, verificando cuidadosamente e-mails e mensagens que solicitam informações pessoais ou da sua empresa, pois essa abordagem pode resultar no roubo de credenciais.
4 – Se for vítima, aja imediatamente
Se o seu negócio ou cliente for vítima de algum tipo de estelionato ou fraude digital, aja imediatamente. Reúna todo tipo de prova e registre um Boletim de Ocorrência. Denuncie os perfis falsos nas plataformas, comunique os clientes e, se identificar algum dano, procure apoio jurídico especializado.
A importância do equilíbrio no marketing digital
A privacidade e a personalização são pilares fundamentais no marketing digital moderno. Conheça no e-book “Privacidade e personalização: o equilíbrio no marketing digital” e explore estratégias eficazes para manter o equilíbrio entre a coleta de dados e a personalização, garantindo a conformidade com a LGPD e conquistando a confiança dos consumidores.
Gostou desse post?
Conteúdo escrito por: