A importância da Lei Geral da Proteção de Dados para o seu negócio

O dia 28 de janeiro reforça a proteção de direitos fundamentais de liberdade e privacidade relacionados ao uso de dados pessoais pelas empresas no mundo todo.

Atualizado em: Leitura: 2 minutos

Dia 28 de janeiro é comemorado o Dia Internacional da Proteção de Dados e aqui no Brasil, desde 2018 temos a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

E qual a importância dessa data para a sua empresa?

A resposta é: tudo! E vamos te explicar o porquê.

LGPD para empresas

Para que serve?

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) foi criada para que o cidadão brasileiro tenha controle sobre seus dados pessoais e para estabelecer as regras quanto ao tratamento de tais dados por organizações públicas e privadas. Com a lei, o cidadão recebeu o direito de saber exatamente quais dados estão sendo coletados, o porquê e quem está compartilhando, e, de maneira mais abrangente, como esses dados estão sendo tratados.

Ouça nossa especialista e entenda ainda mais sobre importância da LGPD para o seu negócio.

 

SAIBA MAIS

Quais os direitos dos usuários?

São direitos dos titulares previstos pela LGPD, o direito de ter confirmação da existência de tratamento; acesso aos dados; correção de dados incompletos, inexatos ou desatualizados; anonimização, bloqueio ou eliminação de dados desnecessários, excessivos ou tratados em desconformidade com a Lei; portabilidade dos dados; informação sobre o compartilhamento dos dados; e outros que podem ser conferidos na lei.

Quais os benefícios para as empresas?

Para as empresas, sejam elas pequenas ou grandes ou o próprio poder público, a LGPD traz mais segurança jurídica e, com isso, permite que se faça uma gestão mais eficiente dos riscos, além de promover um aumento no padrão do serviço e da competitividade, dentro e fora do Brasil.

Por isso é importante ficar de olho nas obrigações que a LGPD trouxe para as empresas, sendo algumas delas:

A data é um convite para pensarmos na proteção dos dados de clientes, funcionários e fornecedores. O tema deve ser tratado diariamente no seu negócio, no sentido de preservação de fundamentos relacionados a lei, como:

  • O respeito à privacidade;
  • A liberdade de expressão, de informação, de comunicação e de opinião;
  • A inviolabilidade da intimidade, da honra e da imagem;
  • Os direitos humanos, o livre desenvolvimento da personalidade, a dignidade e o exercício da cidadania pelas pessoas naturais.

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