Saiba como levar a inovação para o DNA do seu negócio
Especialista do Sebrae dá dicas para facilitar a inovação em micro e pequenas empresas
Publicado em: Leitura: 2 minutos
Em um mercado cada vez mais desafiador e cheio de mudanças, a inovação tem sido essencial para que as empresas consigam se diferenciar e ficar à frente da concorrência.
No entanto, muitos empreendedores acreditam que a inovação precisa envolver a criação de novos produtos ou serviços. Mas saiba que inovar pode ser muito mais simples do que você imagina!
Conversamos com Gustavo Moreira, nosso especialista em Inovação, e descobrimos que é possível inovar no dia a dia da empresa, de forma mais orgânica e constante, adotando novas práticas que envolvam o seu modelo de negócio.
Continue a leitura e confira mais dicas do especialista.
Inovação para micro e pequenas empresas
Uma das grandes preocupações das micro e pequenas empresas que querem inovar é em relação ao tempo e os recursos financeiros que esse processo pode demandar. Mas, segundo Gustavo, existem formas de encurtar esse tipo de processo e torná-lo mais acessível.
Ele ressalta que inovar no modelo de negócios significa encontrar soluções para os pequenos e grandes desafios em todas as áreas de sua empresa. Dessa forma, o ideal é que o processo de inovação se torne parte do DNA da empresa e seja transversal, influenciando o dia a dia de todos os setores do negócio.
O especialista também explica que os pequenos negócios têm em seu tamanho uma vantagem competitiva para inovar. Com equipes mais enxutas e uma estrutura menos hierarquizada, fica mais fácil sensibilizar o time sobre a relevância da inovação, tornando o processo muito mais ágil e menos oneroso. Ou seja, empresas menores conseguem inovar de forma mais rápida.
Dicas para inovar no dia a dia
No dia a dia, é possível inovar em diversas áreas de um negócio, como: no marketing, nas vendas, no desenvolvimento de produtos, na melhoria de processos, entre outros.
Mas, para que isso aconteça, as micro e pequenas empresas devem estar sempre atentas ao ambiente em que estão inseridas, tanto externo como interno. Isso porque, são as conexões tanto com clientes quanto com fornecedores e parceiros que irão gerar o conhecimento necessário para que as inovações aconteçam e esse negócio se desenvolva cada vez mais.
Conheça mais dicas para inovar no dia a dia da sua empresa. Acesse nosso material completo aqui.
Gostou desse post?
Conteúdo escrito por: