O que o South Summit Brazil 2025 revela às startups

Confere o que um dos maiores eventos de inovação do país tem mapeado para o futuro das startups gaúchas.

Publicado em: Leitura: 3 minutosNível: Básico

O South Summit Brazil 2025 começou com tudo em Porto Alegre. No coração pulsante do Cais Mauá, o maior evento de inovação e tecnologia da América Latina reúne startups, investidores, corporações e instituições públicas e privadas para três dias de conexões poderosas, ideias transformadoras e reflexões urgentes sobre o futuro dos negócios e do planeta. Neste ano, o tema central “Resiliência Climática e Reconstrução Urbana” reforça algo que há tempos se desenha no horizonte: inovar, hoje, é um ato coletivo e  sustentável.

Assim como em outros anos, o Sebrae RS marca presença mais uma vez como parceiro estratégico do ecossistema de inovação. Nosso propósito é claro: apoiar o desenvolvimento de startups e pequenos negócios inovadores, criando conexões que fortalecem trajetórias empreendedoras — com ferramentas, conhecimento, oportunidades e escuta ativa. Acreditamos que o futuro é construído com gente que faz, e que o agora é o melhor momento para empreender com coragem, propósito e visão.

E por falar em visão, dois temas dominaram o primeiro dia do South Summit Brazil 2025 e merecem a atenção das startups gaúchas: Inteligência Artificial (IA) e ESG. A seguir, a gente te ajuda a decodificar essas tendências com uma pegada prática, acessível e com os pés no chão. Vamos lá?

IA: mais do que tecnologia, um diferencial estratégico ao alcance das startups

A palestra “The Reality of AI”, um dos destaques do South Summit Brazil 2025, trouxe um alerta poderoso: a IA já está sendo usada em mais de 30% das tarefas de muitos negócios, mesmo sem uma estratégia clara. Dessa forma, isso significa que ela deixou de ser futuro e virou presente, e ignorá-la pode custar caro.

Mas por onde começar?

Dica prática #1: IA como alavanca de eficiência
Ferramentas como o ChatGPT, por exemplo, podem automatizar o atendimento, agilizar a criação de conteúdo e organizar tarefas do dia a dia, sem exigir grandes investimentos.

Dica prática #2: IA como parceira da inovação
Tu pode usar IA para analisar tendências, prever demandas e até testar novos produtos. Imagina uma padaria que cria novos sabores baseados em dados de comportamento do consumidor? Isso já é possível e escalável.

Dica prática #3: IA com cara de gente
O WhatsApp Business API, por exemplo, está incorporando IA de forma conversacional, respeitando o tom humano nas interações. Bots engessados e impessoais não têm mais vez. Em outras palavras, a nova era da comunicação é empática, flexível e personalizada. Conforme palavras do CEO do WhatsApp, Guilherme Horn, “as pessoas não querem falar por prompt. Elas querem conversar.”

Crédito: Talles Kunzler

ESG: da estratégia de grandes empresas à realidade das startups

Outro destaque do primeiro dia do South Summit Brazil 2025 foi o avanço das práticas ESG (ambiental, social e de governança) como elemento-chave na sustentabilidade dos negócios. ESG não é exclusividade de grandes corporações: startups também podem (e devem) incorporar essas práticas desde cedo.

Dica prática #1: comece mapeando seu impacto
Desde a cadeia de fornecedores até o descarte de resíduos, toda operação gera impacto. Identificar pontos de melhoria é o primeiro passo para construir uma jornada mais sustentável e com mais propósito.

Dica prática #2: pense ESG como investimento
A implementação de práticas ESG bem estruturadas pode reduzir custos, atrair investidores, gerar valor de marca e ainda permitir acesso a incentivos fiscais. Tudo isso sem demandar grandes aportes iniciais.

Dica prática #3: envolva o time
Como citou Daniela Giffoni, Head of impact business & ESG, em uma das palestrantes: “A responsabilidade social faz parte da empresa e está dentro dos CPFs que compõem essa empresa”. Sustentabilidade se constrói de dentro pra fora  e cada colaborador importa.

Startups gaúchas, o futuro é agora — e ele é colaborativo, sustentável e inteligente

Se tem uma mensagem que o primeiro dia do South Summit Brazil 2025 deixa clara é que não existe inovação sem gente. Nesse sentido, por trás de toda grande ideia, existe um empreendedor enfrentando o tempo, lidando com desafios, aprendendo com os erros e buscando construir algo maior. E é aí que a gente entra.

Seguimos comprometidos em apoiar quem faz diferente. Acreditamos que as startups têm o poder de transformar realidades e que, com as ferramentas certas, podem liderar uma revolução conversada, consciente e conectada.

Portanto, acompanha a nossa cobertura do South Summit Brazil 2025 pelo nosso instagram, participa da programação e conta com a gente para seguir inovando com propósito.

Gostou desse post?

Conteúdo escrito por:

Sebrae
Mais de 1 milhão de pequenas empresas transformadas no Rio Grande do Sul. Estamos juntos para evoluir e potencializar o seu negócio.

Você também pode gostar de: