Nova Indústria Brasil: conheça o programa do governo

O programa Nova Indústria Brasil promete alavancar o setor industrial com foco em inovação, sustentabilidade e desenvolvimento tecnológico. Veja como sua empresa pode se beneficiar.

Publicado em: Leitura: 2 minutosNível: Básico

O governo federal lançou o ambicioso programa Nova Indústria Brasil (NIB), um plano estratégico para revitalizar e impulsionar o setor industrial do país até 2033.

Com um investimento robusto e uma visão voltada para a inovação e a sustentabilidade, o NIB visa posicionar o Brasil como um player de destaque no cenário industrial global.

Quem faz parte da iniciativa?

O NIB é uma iniciativa  do Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial que envolve agentes chave como o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) e o Sebrae.

Juntos, esses agentes disponibilizarão cerca de R$ 300 bilhões em financiamentos em 4 anos, sendo R$75 bilhões por ano, marcando um compromisso significativo com o crescimento e a modernização da indústria nacional.

Então o Nova Indústria Brasil é financiamento?

NÃO! O NIB não é apenas um programa de financiamento! Ele é uma política industrial integrada com seis missões principais. Essas missões visam fortalecer a autonomia nacional, promover a transição ecológica e modernizar o parque industrial.

Com financiamentos corrigidos por taxas atrativas e o suporte de fundos especiais, o programa oferece uma base sólida para que as empresas brasileiras possam inovar, competir e prosperar.

nova indústria brasil

E quem vai poder participar?

O programa é direcionado a setores estratégicos da economia, incluindo agroindústria, saúde, infraestrutura urbana, tecnologia da informação, bioeconomia e defesa. Empresas que operam nessas áreas e buscam inovar e expandir suas operações encontrarão no NIB uma oportunidade única para acessar recursos, tecnologia e suporte para desenvolver seus negócios.

Ganhos para o setor com o Programa Nova Indústria Brasil

A implementação do NIB promete trazer uma série de benefícios para o setor industrial, incluindo:

  • Aumento da competitividade: ao incentivar a inovação e a modernização, o NIB ajudará as empresas brasileiras a se tornarem mais competitivas no mercado global.
  • Desenvolvimento sustentável: com um foco em sustentabilidade e bioeconomia, o programa alinha o crescimento industrial com a preservação ambiental, garantindo um desenvolvimento responsável e de longo prazo.
  • Fortalecimento da autonomia nacional: ao investir em setores estratégicos, o NIB visa reduzir a dependência de produtos e tecnologias estrangeiras, fortalecendo a economia e autonomia nacional.

O novo Brasil Mais Produtivo

Integrado à Nova Indústria Brasil, o projeto foi reestruturado para elevar a produtividade e promover a transformação digital das micro, pequenas e médias empresas brasileiras. Ele também tem como objetivo apoiar o desenvolvimento de novas tecnologias.

Este projeto é uma parte importante da missão 4 do Governo, que tem como meta transformar digitalmente 90% das empresas industriais brasileiras e conta com o Sebrae no papel fundamental de atendimento e produção de conhecimento.

 

O Nova Indústria Brasil é uma iniciativa promissora que pode transformar o panorama industrial do país, trazendo inovação, sustentabilidade e crescimento.

Para as empresas que buscam se destacar e expandir suas operações, o NIB oferece uma oportunidade única de acesso a recursos, tecnologia e um ambiente favorável para o desenvolvimento. O que se sabe até o momento é que o fomento deve vir pelo programa ‘Mais Inovação Brasil’, da FINEP e do BNDES. Mas assim que o Governo detalhar as linhas de crédito, explicaremos como funcionam.

 

Fontes: O que é fato e o que é fake sobre a Nova Indústria Brasil, o programa de política industrial do país. Agência Gov. Acesso em 2024. Governo anuncia programa Nova Indústria Brasil: entenda as medidas. Grupo Amanhã. Acesso em 2024. Brasil Mais Produtivo. Acesso em 2024. Missão 4. Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços. Acesso em 2024.

Gostou desse post?

Conteúdo escrito por:

Sebrae
Mais de 1 milhão de pequenas empresas transformadas no Rio Grande do Sul. Estamos juntos para evoluir e potencializar o seu negócio.

Você também pode gostar de: