Mercopar 2024: 5 principais aprendizados do evento

Confira as tendências que os micro e pequenos empreendedores precisam ficar de olho.

Atualizado em: Leitura: 5 minutosNível: Básico

Conteúdos, conexões e novos negócios: os 4 dias de Mercopar foram repletos de debates sobre temas importantes para as pequenas e médias empresas. Passando por áreas como inovação aberta, ESG e inteligência artificial, o evento trouxe aprendizados muito valiosos para as organizações que querem criar um legado a longo prazo.

Confira com a gente os 5 principais aprendizados da maior feira de inovação industrial da América Latina.

1) A inteligência artificial veio para ficar

A inteligência artificial (IA) foi um dos assuntos mais importantes da Mercopar deste ano. O tema permeou todas as palestras, reforçando uma mensagem que todas as pessoas e empresas já deveriam saber: use a IA a teu favor.

Independente do segmento de atuação da tua organização, as IAs podem colaborar para tornar processos mais simples, reduzir o tempo gasto em ações operacionais e melhorar indicadores de desempenho.

Alguns exemplos práticos trazidos durante as palestras evidenciam o quão versátil e útil as tecnologias de inteligência artificial podem ser:

    • Desenvolvimento de Produtos: Reduz o tempo de lançamento de novos produtos e maior eficiência no design, utilizando IA para inspirar designers e gerar portfólios inovadores.
    •  Cadeia de Suprimentos: A IA pode reduzir ciclos de planejamento, otimizar estoques e aumentar a transparência na cadeia de fornecimento.
    •  Fabricação e Operações Industriais: Otimização da Eficiência Geral dos Equipamentos (OEE), predição de falhas e integração de ferramentas de gestão ágil, permitindo maior controle e resposta a interrupções de produção.
    • Qualidade e Segurança: Auxilia no controle de qualidade e na inspeção de segurança por meio de ambientes virtuais e replicações de ambientes de trabalho.
    • Logística: Otimização de armazéns, redução de custos operacionais e aumento da capacidade produtiva através de automação e análise de dados.

Portanto, um dos principais aprendizados desta edição é entender que se a IA não fizer parte da realidade da tua empresa, ela provavelmente vai fazer parte da realidade do teu concorrente.  Aproveite a tecnologia para otimizar sistemas, processos e atividades, permitindo que a tua equipe foque nas ações estratégicas do negócio.

 

2) O ESG na prática

O ESG (Governança ambiental, social e corporativa) também esteve muito presente durante as palestras da 33ª Mercopar. Mais do que ações isoladas, um dos aprendizados mais marcantes dessa prática é que ela precisa estar no centro da cultura organizacional. 

O futuro está em constante construção e transformação e o ESG já não é mais um diferencial que faz os clientes escolherem uma determinada empresa. Hoje, se a tua empresa não tiver ações que valorizam a sustentabilidade, a diversidade e que apliquem uma Governança consciente, ela não é nem considerada pelo público.

Se a percepção há alguns anos era de que o ESG era uma forma de se destacar, hoje ele é essencial para a sobrevivência e crescimento sustentável das organizações. E é importante saber: a transparência é fundamental nesse processo.

Não sabe por onde começar? Conte com parceiros que possam ajudar a tua empresa a navegar por esse cenário. 

Construir soluções inovadoras pode ser um pouco difícil, mas contar com empresas que auxiliem nesse caminho gera um crescimento não só em relação a ESG, como também a outras frentes.

Tenha em mente, portanto, as seguintes frentes na hora de pensar ESG:

  • Integrar ao core do negócio: ESG não é mais apenas aspiracional, mas fundamental para a gestão de risco, eficiência energética e sustentabilidade das indústrias. Ele deve estar no centro da estratégia empresarial.
  • Não pensar só no lucro e na imagem: Leva anos para construir uma reputação, mas alguns momentos para que ela seja completamente devastada. Portanto, trabalhe com transparência e consciência, não faça apenas pelo marketing
  • Conectar as ações ao propósito corporativo: Iniciativas superficiais ou apressadas podem levar a retrocessos, portanto, planeje bem as ações antes de executá-las
  • Trabalho coletivo: A educação é fator importante para a implementação do ESG de maneira eficaz, tanto nas lideranças quanto nas equipes. A conscientização sobre a importância dessas pautas é uma responsabilidade coletiva. 
Foto: Eduardo Rocha


3) Parcerias para gerar valor

Já pensou em facilitar a produção de determinado produto contando com a parceria de uma outra empresa? Ou aproximar organizações com expertises únicas que possam impulsionar a tua empresa ainda mais longe?

A inovação aberta é um caminho para alcançar esses objetivos. Iniciar o processo de inovação aberta pode ser um pouco complicado, pois leva a algumas resistências internas nas organizações. Entretanto, é um processo que só traz benefícios, seja para para o teu negócio, seja para os colaboradores.

Trabalhar em colaboração ajuda a organização:

  • Acelerar crescimento e competitividade: Parcerias permitem que empresas se concentrem no core business enquanto terceirizam funções complementares, otimizando recursos e aumentando a eficiência e a qualidade dos serviços.
  • Otimização de recursos e redução de custos: A colaboração estratégica ajuda a utilizar a infraestrutura de parceiros, melhorando a cadeia produtiva e reduzindo custos operacionais.
  • Inovação conjunta: Parcerias possibilitam o desenvolvimento de soluções tecnológicas e melhorias de processos, aumentando a produtividade e a competitividade. 

Por fim, o sucesso da parceria depende de uma escolha cuidadosa, considerando a capacidade produtiva, qualidade dos processos e infraestrutura. 

Visitas e avaliações rigorosas garantem que o parceiro esteja alinhado com as expectativas, e tenha em mente que é importante que essa construção conjunta seja boa para ambos os lados.


4) Esteja pronto para atender os clientes no mundo digital

Mesmo com a inserção da IA em diversos processos, isso não quer dizer que a ação humana será substituída. Muito pelo contrário: estar disponível para auxiliar na jornada de compra dos clientes é uma ação que ajuda a impulsionar o crescimento da tua empresa.

Atender a tua audiência com todos os diferenciais que a tua empresa possui mantém aquela sensação de conhecimento, de aproximação e é um fator de identidade cultural. 

Esse tipo de pensamento ajuda também a conquistar novos clientes, que encontrarão na tua empresa exatamente o que estão procurando.

Para isso, é um importante ter alguns aprendizados em mente:

  • Entenda a necessidade do cliente: Toda busca feita no teu site, ou por meio dos sites de pesquisa, reflete uma dúvida ou um problema. As empresas precisam estar prontas para aparecer como a solução mais relevante nesses momentos.
  • Importância da visibilidade: Se a empresa não aparecer no topo dos resultados de busca, os concorrentes vão ocupar esse espaço e, com isso, atender as necessidades dos clientes.
  • Diferencial competitivo: Diminua as etapas entre os produtos e os possíveis clientes. A página da tua empresa precisa ser clara, atrativa e eficiente. 

Outro grande aprendizado é diversificar os canais da organização. Esteja presente em mais de um canal, crie audiências em todos eles e tenha a possibilidade de ser encontrado mais facilmente.


5) Inovação e tecnologia para o futuro das cidades

Por fim, a palestra de encerramento do Espaço Inovação da Mercopar trouxe aprendizados importantes sobre tecnologia e futuro.

O primeiro deles é sobre o conceito de inovação. Antes de tudo, para haver inovação é preciso que as pessoas estejam no centro da ação. É pensando nas pessoas que, ao unir a ciência e a tecnologia se é capaz de criar a inovação.

Portanto, para alcançar a inovação, é necessário integrar ciência e tecnologia, sempre focando nas necessidades humanas. A ciência por si só não é suficiente, precisa ser aplicada e transformada em soluções tecnológicas que atendam aos desafios reais das cidades e das pessoas.

Falando das cidades inteligentes, inovar requer um planejamento visionário de longo prazo, envolvendo todos os segmentos da sociedade, inclusive os jovens, que serão os responsáveis pela execução dos planos futuros. A inovação deve ser um esforço coletivo, onde todas as pessoas devem se unir para criar um propósito comum.

Por fim, a inovação não pode ser um privilégio de poucos, mas deve incluir todas as camadas sociais e garantir que seus benefícios cheguem a todos. Isso significa criar espaços para diálogo social, envolver todos os atores de interesse e focar no bem-estar de todos.

 

Quer saber tudo o que rolou nos outros dias de Mercopar? Confira a nossa cobertura:

1º dia da Mercopar 2024: Inovação como foco para o crescimento no mercado
2º dia de Mercopar 2024: Tecnologias e Sustentabilidade para inovar
3º dia de Mercopar: Colaboração e inovação aberta nas organizações

Ainda temos muitos conteúdos sobre a 33ª Mercopar. Acompanhe tudo no Instagram da Mercopar e SebraeX.

Gostou desse post?

Conteúdo escrito por:

Sebrae
Mais de 1 milhão de pequenas empresas transformadas no Rio Grande do Sul. Estamos juntos para evoluir e potencializar o seu negócio.

Você também pode gostar de: