Mercado de games: tendências que você não pode perder

O Rio Grande do Sul tem se estabelecido no mercado nacional como um polo de produção de games. Conheça as tendências do setor que vão impactar ainda mais esse mercado.

Atualizado em: Leitura: 2 minutos

É inegável a importância do Rio Grande do Sul no crescimento deste setor no mercado nacional. 

Empresas gaúchas como a Aquiris Games Studio, Epopeia Games e Nano Biztools, têm ganhado cada vez mais espaço no mercado nacional de desenvolvimento de games.

Isso não potencializa somente a economia, mas também o setor de educação, onde diversas Universidades seguem a tendência de crescimento deste mercado e oferecem cursos de jogos digitais, como a PUCRS.

Todo esse contexto mostra a força do mercado de jogos digitais e o potencial de crescimento do mesmo em âmbito nacional. Conheça agora as tendências para o mercado de games.

Tendências para o mercado de jogos digitais

Metaverso

Metaverso é um ambiente virtual, onde a dinâmica se assemelha à vida cotidiana. Os jogos nesse ambiente possibilitam a práticas rotineiras diárias, como relacionamentos, trabalhos, vida social, entre outros. Um dos games mais conhecidos é o Second Life.

NFT

Os jogos NFTs equivalem à vida financeira e material da pessoa, mas no metaverso. Neles os jogadores podem adquirir bens virtuais certificados. Um bom exemplo é o Axie Infinity.

5G

5G refere-se à velocidade de internet disponível em smartphones em ambientes sem conexão Wi-Fi.

Streaming

Da mesma forma que os mais conhecidos, como a Netflix, funciona como um cardápio de jogos, desta forma o usuário não precisa adquirir jogos de maneira isolada.

Visibilidade

Dar visibilidade aos jogos criados é muito importante. Publicar portfólios pode ser um diferencial na divulgação de seu trabalho.

Prototipagem e teste

Testes e protótipos são importantes para avaliar a jogabilidade de um jogo digital. Eles são os melhores sinalizadores de melhorias durante o desenvolvimento do game.

Parcerias e mentorias

Aumentar o networking e trocar experiências é fundamental para o crescimento de marcas e produtos no segmento de games.

Mercado de games no Rio Grande do Sul

Segundo dados do relatório da Associação Desenvolvedores de Jogos Digitais do Rio Grande do Sul (AdJogosRS), em 2021 houve um faturamento de R$78,5 milhões, um aumento de 19% em relação a 2020 neste setor.

Foram lançados 45 games próprios e a área foi responsável por 777 novos empregos.

Acesse o nosso material completo e conheça mais sobre o promissor mercado de games:

  • Perfil e comportamento dos consumidores
  • Modelos de negócios para atuar com games
  • Oportunidade para pequenas empresas

E muito mais!

 ilustração de duas mãos segurando um controle de videogame, representando o mercado de games

Gostou desse post?

Conteúdo escrito por:

Sebrae
Mais de 1 milhão de pequenas empresas transformadas no Rio Grande do Sul. Estamos juntos para evoluir e potencializar o seu negócio.

Você também pode gostar de: