Foodtechs no Brasil: o papel da tecnologia no setor alimentício

O termo foodtech é usado para descrever tecnologias relacionadas ao processo de produção, desenvolvimento, consumo e distribuição dos alimentos. Conheça mais sobre foodtechs no Brasil.

Atualizado em: Leitura: 2 minutos

Imagem destaque do blogpost do Sebrae RS sobre foodtechs no Brasil. Nela temos três técnicos em alimentos trabalhando em um laboratório de testes e análises. O homem segura em sua mão um cacho de tomates enquanto as outras duas mulheres fazem testes.

O setor de foodtechs busca encontrar alternativas tecnológicas e inovadoras para problemas relacionados à alimentação, mas engana-se quem pensa que este termo é uma novidade. O nome pode ser novo, mas a prática é antiga, afinal, conservar alimentos e até mesmo a criação de embalagens esterilizadas são tecnologias do alimento.

Importância da tecnologia de alimentos

Desde o desperdício até o desenvolvimento de novos alimentos e a busca por meios de distribuição, as foodtechs são eficientes em preencher todas as lacunas. 

Elas são capazes de propiciar o melhor uso dos recursos ambientais além de incrementar e otimizar a produção de alimentos. Elas também representam uma grande oportunidade para micro e pequenas empresas.

Investimentos e sustentabilidade

Entre 2018 e 2021, houve um grande investimento no setor, possibilitando mais pesquisas em busca de novas tecnologias, desenvolvimento de novos produtos e a exploração de nichos de mercado.

A presença do digital na vida das pessoas também motiva o avanço dessa área, que busca aproveitar a necessidade básica humana de se alimentar com a sua presença online a fim de atender os inúmeros desejos do consumidor.

Mas muito além de entregas por aplicativos, as foodtechs buscam criar alimentos acessíveis e sustentáveis também do ponto de vista ambiental. Diminuir o caminho entre produtores e consumidores, produzir alimentos naturais à base de grãos e bebidas proteicas são alguns exemplos.

Foodtechs também podem fazer uso do seu conhecimento para implementar medidas mais sustentáveis na produção. 

Foodtechs no Brasil

Segundo o levantamento de 2022 da Outcast Ventures em parceria com a Distrito, em 2021 haviam 227 foodtechs no Brasil, o dobro de 2014. A maioria desses negócios está em São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul, mas existem oportunidades em todo o país.

De acordo com o mesmo estudo, o maior investimento na área desde 2010 aconteceu em 2018, onde foram investidos US$ 515,4 milhões. Em 2021, foram investidos US$ 386,5 milhões.

Foodtechs no Brasil que você provavelmente conhece

Quando falamos sobre tecnologia nos alimentos, parece uma realidade muito distante do dia a dia de qualquer cidadão comum, mas as foodtechs brasileiras estão mais presentes em nossa rotina do que parece. Conheça algumas empresas que trabalham com tecnologia de alimentos:

Esses são apenas alguns dos nomes de sucesso de foodtechs no Brasil. Quer conhecer outros e aprender mais sobre as tecnologias para alimentos? Clique aqui e acesse o material completo e gratuito.

ACESSE O MATERIAL COMPLETO

Gostou desse post?

Conteúdo escrito por:

Sebrae
Mais de 1 milhão de pequenas empresas transformadas no Rio Grande do Sul. Estamos juntos para evoluir e potencializar o seu negócio.

Você também pode gostar de: